Trabalhismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Trabalhismo, lato sensu, é o conjunto das doutrinas sobre a situação econômica dos trabalhadores. Stricto sensu, é a denominação dada a uma vertente política surgida na Inglaterra a partir de certas questões relacionadas à defesa de interesses políticos e econômicos levantadas por alguns setores do movimento operário.[1]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o trabalhismo começou propriamente em 1945, com a fundação do Partido Trabalhista Brasileiro sob a inspiração de Getúlio Vargas. Durante as décadas de 1950 e 1960, o trabalhismo foi a principal vertente da esquerda política moderada na política brasileira, atraindo setores e eleitores que não se identificavam nem com a direita nem com o comunismo. Teve, por expoentes teóricos, Alberto Pasqualini e Santiago Dantas. Ainda na década de 1960, o trabalhismo já experimentara cisões, como a do Movimento Trabalhista Renovador de Fernando Ferrari.

A partir do fim da década de 1970, o PTB encontrou-se desfigurado de seus ideais trabalhistas, sobretudo após a morte de Ivette Vargas. O grupo liderado por Leonel Brizola veio a fundar o Partido Democrático Trabalhista, que concentrou a maior parte dos trabalhistas de esquerda. Outros grupos trabalhistas de menor expressão se organizaram no Partido Trabalhista do Brasil e no Partido Trabalhista Nacional.

Placa indicativa do local de fundação do Partido Trabalhista inglês

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 695.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.