Dennis the Menace (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dennis the Menace
Dennis, o Pimentinha (PT/BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
1993 •  cor •  95 min 
Direção Nick Castle
Produção Richard Vane
Roteiro John Hughes
Baseado em Dennis, o Pimentinha de Hank Ketcham
Elenco Walter Matthau
Mason Gamble
Joan Plowright
Christopher Lloyd
Lea Thompson
Gênero Comédia
Música Jerry Goldsmith
Cinematografia Thomas E. Ackerman
Edição Alan Heim
Companhia(s) produtora(s) Hughes Entertainment
Hank Ketcham Enterprises
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Estados Unidos 25 de junho de 1993
Brasil 9 de julho de 1993
Portugal 13 de agosto de 1993
Idioma Inglês
Orçamento US$35 milhões
Receita US$117,270,765
Cronologia
Dennis the Menace Strikes Again
Página no IMDb (em inglês)

Dennis the Menace, (Brasil/Portugal: Dennis, o Pimentinha, lançado no Reino Unido como Dennis para evitar uma confusão com um personagem identicamente nomeado) é um filme live-action familiar lançado em 1993 nos Estados Unidos baseada na tira de banda desenhada de Hank Ketcham de mesmo nome. Este, no entanto, não é o primeiro filme live-action de Dennis Menace: O primeiro filme live-action com o personagem Dennis era Dennis the Menace: Dinosaur Hunter, que estreou na televisão em 1987.

O filme foi dirigido por Nick Castle, escrito e produzido por John Hughes, e distribuído pela Warner Bros., que lançou o filme sob sua bandeira Family Entertainment. Trata-se das desventuras de uma criança travessa (Mason Gamble) com um topete e um sorriso que causa estragos em seu vizinho, o Sr. Wilson (Walter Matthau), geralmente sai com seus amigos, Joey (Kellen Hathaway) e Margaret (Amy Sakasitz), e é seguido por toda parte por seu cachorro, Ruff.

A sequência diretamente em vídeo chamado Dennis the Menace Strikes Again mais tarde foi lançado em 1998, sem os membros do elenco deste filme. O filme também foi seguido por uma série de desenhos animados chamado All-New Dennis the Menace.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Dennis é um garoto que inferniza a vizinhança e George Wilson, um vizinho aposentado, parece ser o alvo preferido do menino. Alice Mitchell, a mãe de Dennis, começou em um novo emprego e logo se vê obrigada a viajar com Henry, seu marido. Como a fama de Dennis é notória nenhuma babá quer ficar tomando conta do garoto, mas Martha Wilson, a esposa de George, se prontifica em cuidar de Dennis. Isto deixa seu marido desesperado, mas o pior ainda está por vir quando Dennis "colabora" na reunião que os Wilson fazem para comemorar um prêmio de jardinagem, ganho por George, o que obriga Dennis a fugir da casa, terminando por ser refém de Switchblade Sam, um mendigo assaltante que roubara alguns pertences de George e está sendo procurado pela polícia.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Papel Dublador
Mason Gamble Dennis Mitchell Marcos Souza
Walter Matthau George Wilson Mauro Ramos
Joan Plowright Martha Wilson Nelly Amaral
Christopher Lloyd Switchblade Sam Luiz Feier Motta
Lea Thompson Alice Mitchell Marisa Leal
Robert Stanton Henry Mitchell Hércules Fernando
Amy Sakasitz Margaret Wade Flávia Saddy
Kellen Hathaway Joey Robson Richers
Natasha Lyonne Polly Adriana Torres
Paul Winfield Chefe de Polícia Paulo Flores

Notas de produção[editar | editar código-fonte]

Mason Gamble ganhou o papel de Dennis Mitchell depois de vencer relatados 20,000 outras crianças que tinham o teste para o filme.[1] O roteiro foi escrito para usar certas referências de ambos Back to the Future (também estrelado por Christopher Lloyd e Lea Thompson) e Home Alone (também escrito e produzido por John Hughes e estrelado por Devin Ratray).

O filme estreou em 25 de junho de 1993, é conhecido simplesmente como Dennis no Reino Unido para evitar confusão com uma história em quadrinhos britânica não relacionada, também chamado de "Dennis the Menace", que também estreou em 1951.

Música[editar | editar código-fonte]

A música do filme foi composta pelo compositor veterano Jerry Goldsmith, que era a primeira e única escolha de John Hughes para escrever a trilha sonora para o filme.

Além disso, três hits pop dos velhos tempos foram apresentados no filme: "Don't Hang Up" de The Orlons, "Whatcha Know Joe" de Jo Stafford (do álbum de 1963 Getting Sentimental over Tommy Dorsey), e "A String of Pearls" de Glenn Miller.

Vídeo game[editar | editar código-fonte]

O filme também gerou o jogo eletrônico de mesmo nome para a Amiga, Super Nintendo e Game Boy. As etapas para o jogo incluem casa do Sr. Wilson, dos grandes espaços e uma sala de mecânica, entre outros.

Números de bilheteria[editar | editar código-fonte]

Dennis, o Pimentinha foi um sucesso de bilheteria. Com $35 milhões de orçamento, o filme arrecadou $51.3 milhões domesticamente e mais $66 milhões no exterior para um total de $117.3 milhões.[2][3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]