Dente hipoplásico de Turner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia


Dente hipoplásico de Turner
Classificação e recursos externos
CID-10 K00.4
CID-9 520.4
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Dente hipoplásico de Turner é uma anormalidade encontrada em dentes. Sua aparência é variável, embora geralmente se manifeste como a falta ou diminuição do esmalte em dentes permanentes. Ao contrário de outras anomalias que afetam um vasto número de dentes, esta anormalidade geralmente afeta apenas um dente na boca.

Se hipoplasia é encontrada em um canino ou um pré-molar, a causa mais provável é uma infecção que estava presente ainda recém-nascido. Os tecidos inflamados ao redor da raiz do dente (chamado de inflamação periapical), afetam o desenvolvimento do dente permanente. Os dentes mais afetados por essa causa é o dente canino. A aparência da anormalidade irá depender da gravidade da infecção e longevidade. Se é encontrada na parte da frente (anterior), a causa mais provável é uma lesão traumática em um dente primário.

Geralmente afeta o esmalte dentário se o trauma ocorre antes do terceiro ano de vida. Lesões ocorridas após esta data são menos susceptíveis a defeitos pois esmalte já está calcificado.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Kahn, Michael A. Basic Oral and Maxillofacial Pathology. Volume 1. 2001.