Derbe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Derbe era uma antiga cidade da província romana da Licônia e que passou a fazer parte do sul da Galácia, depois que esta outra província veio a ser ampliada, provavelmente na época de Augusto, sendo mencionada no livro de Atos do Novo Testamento da Bíblia como um dos locais visitados pelo apóstolo Paulo em suas viagens missionárias.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Derbe foi uma cidade no distrito de Licaónia, na província romana da Galácia, no centro-sul da Ásia Menor. Ele fixou-se em Icónio, principal via de ligação a Laranda e fica aproximadamente a 60 milhas de Listra. Paulo e Barnabé refugiaram-se em Derbe e Listra na sua primeira viagem missionária, quando as autoridades da cidade de Icónio planeavam para apedrejá-los (At 14:6-21). Paulo não menciona qualquer sofrer ou perseguição em Derbe (2 Tm 3:11).



Escavações De 1888 a 1956, acreditava-se que Gudelisin era o local de Derbe, com base na sua proximidade com Listra. No entanto, em 1956, uma inscrição foi encontrada no local Kerti Huyuk, 30 quilómetros a leste do local anteriormente aceite, mostrando ser a Derbe verdade. A segunda inscrição foi encontrada mais tarde, marcando o túmulo de um bispo de Derbe. Isso mostra a grande influência cristã em Derbe depois de Paulo ter visitado a cidade.