Discussão:Michel Temer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre citações[editar código-fonte]

Olá Pedro Jorge Nunes da Costa, em artigos de presidentes em mandato a WP pede que seja mais "conservador" e não cite qualquer evento em que há somente menções. O mesmo valeu para Dilma Rousseff que teve a seção Operação Acrônimo removida, conforme pode verificar [1], pelo mesmo motivo aqui, por ser somente ainda meras citações. Instambul (discussão) 04h50min de 13 de junho de 2016 (UTC)

Entendi Instambul, muito obrigado por tudo. Só não compreendo uma coisa ainda: - Por qual motivo Érico não aceitou que o artigo Processo de impeachment de Michel Temer fosse mencionando no próprio artigo do presidente? Pedro Jorge Nunes da Costa (discussão) 04h57min de 13 de junho de 2016 (UTC)
Na verdade, BPV vem sendo rasgada em vários artigos - principalmente os de políticos envolvidos ou citados na Lava Jato. Quando ao processo de impeachment: não está mencionado? Você precisa ler direito o artigo. Érico (fale) 05h02min de 13 de junho de 2016 (UTC)
Obg pelo toque Érico. Realmente está mencionado mesmo, peço desculpas pelo vexame. Se fosse criar uma seção Ver também ficaria redundante, pois no próprio texto do artigo já está mencionado o artigo Processo de impeachment de Michel Temer.Pedro Jorge Nunes da Costa (discussão) 05h14min de 13 de junho de 2016 (UTC)
haha Não é nenhum vexame. Acho que aquela seção está adequada visto que o processo sequer andou... Érico (fale) 05h17min de 13 de junho de 2016 (UTC)

Artigo limpinho[editar código-fonte]

No artigo da Dilma temos uma parte para "Impeachment" e "Operação Lava Jato". No artigo do Lula piora. Tem uma parte dedicada para "Controvérsias" com "Suspeitas de corrupção", "Operação Lava jato", "Pedido de prisão preventiva", "Acusação de interferência na Operação Lava Jato e no Mensalão", etc.

Esse Temer deve ser santo. Dr. LooFale comigo 22h46min de 14 de junho de 2016 (UTC)

Todos os itens mencionados acima de fato ocorreram. Se tiver algo que de fato ocorreu em relação ao Michel Temer fique a vontade para incluir. Para estes artigos é sugerido que seja conservador, e não levar em consideração o "disse me disse". Se abrir este precedente vai ser possível incluir muito mais informação nos outros dois que exemplificou, como investigações da Operação Zelotes e Operação Acrônimo, visto que um atinge o ex-presidente e o outro a atual presidente. Em relação à delação do Nestor Cerveró foi incluído porque os conteúdos da delação premiada foram divulgados na íntegra quando retirado do sigilo, passando a ser um fato (consultável), diferentemente do que se tentou incluir aqui (explicado na seção de discussão acima) que ainda está na condição de "disse me disse". Sds. Instambul (discussão) 03h38min de 14 de junho de 2016 (UTC)
Suas opiniões políticas não passarão por cima de BPV. Simples assim. Érico (fale) 23h26min de 14 de junho de 2016 (UTC)

Revisar introdução[editar código-fonte]

Prezado editor Érico houve a colocação da passagem "No entanto, após desentendimentos públicos com a presidente, Temer articulou pessoalmente o apoio ao afastamento de Dilma." me aparente ser uma colocação extremamente pessoal do editor do artigo. Coloquei a menção de carece de fontes e me parece a mesma foi revertida por vossa edição. Solicito que revise essa passagem e providencie as fontes necessárias visto que mesmo que o senhor não haja editado o artigo trata-se de uma passagem pessoal (opinião própria do editor). Do contrário recolocarei novamente a opção de carência de fontes. Vinicius Lima (Discussão) 19h23min de 31 de agosto de 2016 (UTC)

@Vinicius Lima: Olá. O conteúdo já está referenciado. A introdução não é o lugar mais adequado para referências. Todas essas referências estão aqui. Érico (fale) 19h36min de 31 de agosto de 2016 (UTC)
@Vinicius Lima:, leia o artigo inteiro, não somente a introdução. ver Michel_Temer#Segundo_mandato, ref 213 e 214. grato Mvictor Fale 19h37min de 31 de agosto de 2016 (UTC)
Estão a me contar novidades: introdução dispensa referências? Hmm... --Usien6 D​ C​ E​ F 19h54min de 31 de agosto de 2016 (UTC)
Wikipédia:Livro de estilo/Seção introdutória. O assunto não é tão polêmico assim, tanto que basicamente todos souberam dessas articulações. No mais, toda a introdução não possui referências e eu acho que estava melhor assim, não? Érico (fale) 19h58min de 31 de agosto de 2016 (UTC)
Prezados usuários não pretendo criar guerra de edições, novamente vou reiterar que a passagem é pessoal e sem referência providenciada ficará uma colocação própria do editor. Acredito que seja de grande valia a colocação da minha opinião para providenciar mais clareza na situação, não para os editores somente desse espaço mas para público geral que lê o texto. Prezado Marcelo Victor para o leitor do artigo não lhe há de conveniência buscar a passagem "na referência lá no meio texto, no parágrafo ...." e mais produtivo que a mesma esteja ao lado da citação parafraseada.Vamos respeitar o principio da Verificabilidade. Boas edições a todos. Vinicius Lima (Discussão) 20h01min de 31 de agosto de 2016 (UTC)

Nota 2[editar código-fonte]

A nota 2, embora utilize como fonte um artigo do UOL, induz o leitor a achar que os presidentes citados teriam chegado ao poder de forma ilegítima, quando todos foram eleitos vices-presidentes em chapas inscritas regularmente perante a Justiça Eleitoral, observando a legislação vigente na época. Consequentemente, obtiveram o mesmo número de votos do titular, tendo em vista que a partir de 1964 o presidente e o vice de uma mesma chapa passaram a ser eleitos simultaneamente. Sugiro a remoção desta citação.

Primeira delegacia da mulher[editar código-fonte]

A delegacia da mulher que o Temer ajudou a criar não foi apenas a primeira do Brasil, mas sim a primeira do mundo:

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/05/20/michel-temer-nao-e-machista-diz-primeira-delegada-da-mulher-do-brasil.htm

"Mais conhecida como delegada Rose, ela foi a primeira delegada da primeira Delegacia da Mulher do mundo, criada em agosto de 1985, por iniciativa de um grupo de mulheres ativistas e do então governador do Estado de São Paulo, Franco Montoro, e de seu secretário da Segurança Pública, Michel Temer."

Se alguém com privilégios para tal puder editar o artigo, eu ficarei grato. Gio97BR (discussão) 10h40min de 10 de setembro de 2016 (UTC)

Informante da CIA[editar código-fonte]

A parte que diz que ele foi informante da CIA não diz respeito à vida pessoal do político, diz respeito a sua vida profissional. Aquele trecho precisa ser movido para outro tópico do artigo, de preferência para tópicos que descrevem a atuação de Temer na vice-presidência, pois foi lá que ele teve contato com os norte-americanos.comentário não assinado de RRNeto (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 22h46min de 21 de novembro de 2016 (UTC) (UTC)

Mandatos na Câmara dos Deputados Desatualizados[editar código-fonte]

Olá! Informo que os mandatos como presidente da Câmara dos Deputados estão desatualizas. O Michel Temer exerceu o mandato como presidente em 3 biênios, sendo: 50ª Legislatura(1997-1998), 51ª Legislatura(1999-2000) e 53ª Legislatura(2009-2010). 200.219.133.96 (discussão) 17h13min de 13 de dezembro de 2016 (UTC) [1]

E isso já não está no verbete?? --Usien6 18h09min de 13 de dezembro de 2016 (UTC)

Referências

  1. Referências biográficas - www.camara.leg.br

Tagline do Presidente na Wikipédia Mobile[editar código-fonte]

Quando a página é acessada pelo app da Wikipedia ou pelo site móvel, a tagline é "Michel Temer - Golpista do Brasil". Não aparece na versão desktop e eu não consigo editar este subtítulo do artigo. André Spigariol (discussão) 13h06min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)

Vinha do WikiData, restaurei a descrição anterior. Chico Venancio (discussão) 13h31min de 28 de dezembro de 2016 (UTC)

Categoria[editar código-fonte]

Favor incluir a Categoria:Governantes que tomaram o poder por golpe de Estado. Obrigada. 189.111.41.78 (discussão) 21h58min de 23 de janeiro de 2017 (UTC)

Ascendência[editar código-fonte]

Removi a seção. Existe algo semelhante em outras biografias? Qual a vantagem de apresentar os pais e avós nesse formato? Existe fontes para todas as relações, como apresentá-las? Chico Venancio (discussão) 14h28min de 26 de janeiro de 2017 (UTC)

Foto oficial[editar código-fonte]

A versão da foto oficial mostrada na página é a preliminar. A versão definitiva pode ser encontrada neste link. comentário não assinado de 2804:14c:65a3:1b4:20a9:ab9d:fd3b:3fcb (discussão • contrib) 00h11min de 27 de janeiro de 2017‎ (UTC)

@DrAntonioFA: A foto não é de sua autoria. Por favor, corrija a informação e dê crédito ao fotógrafo e à equipe que tratou a imagem. Se possível, também suba uma foto de alta qualidade no Commons. Vixe! (discussão) 01h50min de 27 de janeiro de 2017 (UTC)

Processo de impeachment[editar código-fonte]

Peço aos utilizadores que não violem WP:PESO ao inserirem uma seção sobre um conteúdo que já está no artigo desde junho de 2016. Vocês não viram? Recomendo maior atenção antes de desfazerem edições válidas. Foi o Luiz que publicou e eu corrigi. Não houve nenhuma evolução significativa neste processo desde então. Citar outros processos abertos e recusados não é adequado, conforme feito no artigo Dilma Rousseff, onde não escrevemos detalhes adicionais sobre os diversos pedidos de impeachment abertos contra ela. Obrigado. Érico (fale) 00h24min de 5 de maio de 2017 (UTC)

  • O trecho que colocastes é completamente insuficiente para lidar com o assunto.
  • Desconheço consenso que defina o trecho colocado pelo Luizpuodzius como violador de WP:NPOV.
Chico Venancio (discussão) 00h28min de 5 de maio de 2017 (UTC)
Que assunto, camarada? Esse "processo" tem relevância nenhuma! O artigo sobre o "processo" sequer devia existir! Holy Goo (discussão) 00h32min de 5 de maio de 2017 (UTC)
Não, não é. Favor ler todo o artigo. Todos os acontecimentos relevantes foram adequadamente reduzidos, cumprindo com WP:PESO e WP:PDI. Escrever extensivamente sobre um processo que sequer evoluiu (não aconteceu absolutamente nada e qualquer pessoa que acompanha o noticiário sabe disso) viola ambas as políticas. Por fim, recomendo que leia alguns artigos destacados sobre o tema, para teres maior conhecimento sobre como boas (e não partidárias) biografias são escritas. Érico (fale) 00h33min de 5 de maio de 2017 (UTC)
Repasso a recomendação de leitura. Favor indique de que forma o trecho recolocado pelo EVinente viola a política referida, os muitos qualificadores na frase que colocastes, entretanto, violam de fato a mesma política que pretende utilizar para censurar o artigo. Chico Venancio (discussão) 00h38min de 5 de maio de 2017 (UTC)
Chico me corrija se eu estiver errado. Me parece que o Luiz trouxe a cópia na integra do conteúdo do outro artigo. Qual o motivo de dois conteúdos iguais em artigos diferentes? E se já tem no texto,não seria uma duplicidade? Instambul (discussão) 00h41min de 5 de maio de 2017 (UTC)
Foi isso que me fez reverter o Luiz. Essa seção é pura cópia e está sendo colocada em vários artigos. Holy Goo (discussão) 00h48min de 5 de maio de 2017 (UTC)
Vou dar um exemplo de como o que Chico defende não faz o menor sentido e viola WP:PESO e outras políticas. A Wikipédia em Inglês possui um artigo com 25 fontes que fala sobre as tentativas de cassar o mandato de George W. Bush. Vários processos foram abertos e chegou a ter um apoio considerável da população. No entanto, nenhum deles deu certo e o artigo de Bush (que é um good article) trata adequadamente destas tentativas: "There were calls for Bush's impeachment, though most polls showed a plurality of Americans would not support such an action. The arguments offered for impeachment usually centered on the NSA warrantless surveillance controversy, the Bush administration's justification for the war in Iraq, and alleged violations of the Geneva Conventions. Representative Dennis Kucinich (D-OH), who had run against Bush during the 2004 presidential campaign, introduced 35 articles of impeachment on the floor of the House of Representatives against Bush on June 9, 2008, but Speaker Nancy Pelosi (D-CA) declared that impeachment was "off the table"." É assim que editamos artigos sobre políticos: com equilíbrio e imparcialidade, sem dar maior atenção a um tópico quando ele não possui. Os editores da Wikipédia, independentemente de opiniões políticas, não fazem a história, mas a escrevem, dando o devido peso aos acontecimentos. Érico (fale) 00h43min de 5 de maio de 2017 (UTC)
Viu? @RadiX: entendeu -- como te falei no meu email -- por que e' importante marcar o bando? Eles nao se tocam das acoes ridiculas que eles fazem para esconder a realidade. Imagine um petralha tentando esconder todas as informacoes sobre o o impeachment da DIlma como eles fazem? Nao e' mole, meu. Claramente mostrada as acoes dos editores aguindo como "socks" de um poder maior que nao tem a minima idea de como a Wiki funciona. Mais uma acao entrando para o futuro processo de cortar cabecas de pessoas que tem interesses contrarios interesses do projecto. A realidade dos fato da existencia e um processo de impeachment contra Temer, mata todas e quaisquer besterol alegado pela tuiminha que do "Temer Limpinho e Cheiroso". Logo, logo, quando as evidencias e as correlacoes se acumularem, o bicho vai pegar. Chico, desculpe pela forma nao convencional de argumentacao, como voce sabe, nao tenho saco para explicar o obvio.Dr. LooFale comigo 02h25min de 5 de maio de 2017 (UTC)
Obrigado pela mensagem civilizada que me faz concluir que sou um "petralha" (por ter removido informação jornalística do artigo de Dilma, por ter removido trecho que violava WP:PESO no artigo de Dilma, por ter removido críticas que violavam WP:PESO no artigo de Dilma, X 1000). Enfim, é mais fácil acusar outras pessoas de parcialidade quando é impossível justificar as próprias ações. Minha interpretação quanto a regras bases do projeto - como WP:BPV, WP:PESO e WP:PDI - valem para todos os artigos, e minhas edições falam por mim. Não me meça por sua régua; não faço parte de "bandos". Érico (fale) 02h32min de 5 de maio de 2017 (UTC)

Que interesse a gente teria em defender o Temer, amigo? O cara tem 4% de aprovação popular, e você está a dizer que nós somos parte destes 4%? Ah vá. Holy Goo (discussão) 02h38min de 5 de maio de 2017 (UTC)
@Luizpuodzius: Estamos aqui em um debate saudável e você vem com esta agressividade? Cuidado ao utilizar as palavras desta forma, que este tipo de comentário pode inclusive acabar em punições. Não é do meu feito pedir bloqueios (basta ver meu histórico de pedido, acredito que tenha sido um único, de um IP que vandalizava) mas outros podem entender que sim, e bem provável seja aceito ou colocado em observação por algum admin. Também não é o tipo de exemplo que autorrevisores experientes como você deve passar à comunidade. É só um toque para que possa evitar deslizes como este, ao insinuar desta forma contra editores. Saudações! Instambul (discussão) 02h57min de 5 de maio de 2017 (UTC)

Temer é primeiro presidente do Brasil a responder por crime durante mandato[editar código-fonte]

Atualizem a página

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/26/politica/1498485882_380890.html

http://www.dn.pt/lusa/interior/procurador-da-republica-do-brasil-denuncia-presidente-michel-temer-por-corrupcao-8593284.html

Porque ninguém atualiza a página[editar código-fonte]

Queria saber porque ninguém atualiza a página comentário não assinado de 2804:1b0:f387:d74:8bb:7ada:ff92:4857 (discussão • contrib) 18h10min de 28 de janeiro de 2017‎ (UTC)

Eu creio que o pessoal que gosto do biografado nao gosta de incluir informacao que negativa a imagem do presidente. Mas se voce deseja, voce mesmo pode atualizar o artigo. Dr. LooFale comigo 02h44min de 29 de junho de 2017 (UTC)

Não consigo. Ajuda por favor

Que atualização você deseja? Leandro LV (discussão) 03h38min de 1 de julho de 2017 (UTC)

Remoção de imagem no Commons[editar código-fonte]

Gostaria de deixar registrado que, depois da nomeação para eliminar esta imagem, deixei registrado na página do requerente NMaia, este comentário. Se deleta uma, tem que deletar todas, pois todas foram obtidas no mesmo site.PauloMSimoes (discussão) 15h27min de 30 de julho de 2017 (UTC)

Aquela imagem está no Flickr, se não me engano com licença que autoriza o uso. O problema é que foi carregada de maneira irregular, levando a eliminação. Vou tentar resolver isso mais tarde. Érico (dis¢.) 15h32min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Não tem nada a ver com estar no Flickr. A justificativa foi a não conformidade com os termos de uso do mesmo site governamental das outras imagens da lista, cuja fonte citada nos carregamentos é a mesma. PauloMSimoes (discussão) 15h35min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Tem sim. Aquela imagem está no Flickr. Será deletada porque colocaram a licença errada. Érico (dis¢.) 15h37min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Então, tenta resolver também a do Tancredo, mais uma nomeada na cruzada do editor contra as imagens. O próprio autor da imagem me enviou email autorizando, contanto que citasse a fonte. Desanimador ver coisas como essa. PauloMSimoes (discussão) 15h43min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Érico, você que sabe das coisas no Commons, veja se resolve isso. Veja: 90% das imagens da Lista de Presidentes são do mesmo site (Galeria de Presidentes Oficial). Então ajeita lá as coisas para que estas duas imagens oficiais não sejam eliminadas. Em tempo: o editor que pediu a eliminação deixou esta resposta à minha mensagem. PauloMSimoes (discussão) 15h47min de 30 de julho de 2017 (UTC)

────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────@Érico: a do Tancredo, acho que resolvi, veja lá por favor. PauloMSimoes (discussão) 16h25min de 30 de julho de 2017 (UTC)

@PauloMSimoes: Essa gente do Commons é uma praga! Vontade de tacar fogo em todo mundo de lá. Ô gente xarope. Holy Goo (d . c) 17h03min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Cuidado para não se queimar, porque é nosso conterrâneo.Alegre PauloMSimoes (discussão) 17h22min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Querem ser "mais realistas do que o rei". Será que estão com medo que a WM seja processada pelo governo brasileiro? ahah... O próprio cara da Assessoria de Comunicação me respondeu por email em nov/2016, que poderia usar a imagem, citando a fonte (mandei pra lixeira, infelizmente). Tenho vontade de soltar um palavrão aqui, mas minha educação não permite. No entanto deixo registrada esta minha vontade...PauloMSimoes (discussão) 17h38min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Não temos permissão para usar uma foto oficial de nosso próprio presidente em um site que pertence ao nosso próprio governo. Olha, o palavrão mais cabeludo não será o suficiente. Holy Goo (d . c) 17h45min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Paulo, infelizmente é assim mesmo. O processo é muito burocrático. Também não achei aquela foto no Flickr, por enquanto. Érico (dis¢.) 03h31min de 31 de julho de 2017 (UTC)
Érico. A do Temer ainda temos opção. Pior é do Tancredo, que só tem alternativas péssimas (salve-a por favor). Veja lá, que eu alterei a permissão e fonte, que ficaram agora exatamente iguais à do Geisel, Juscelino e vários outros da lista de presidentes, que permanecem no Commons. E agora mais três da "cruzada delecionista" dessa pessoa que não deve ter mais o que fazer: Itamar, Dilma e Lula. Faça algo, não é possível que imagens de uma galeria oficial de governo, que podem ser reproduzidas e ficam expostas onde se queira neste país afora, sejam impedidas. PauloMSimoes (discussão) 04h00min de 31 de julho de 2017 (UTC)
Esse cara "tá tendo delírios", não é possível. As imagens do Lula e Dilma são até destacadas no Commons. A da Dilma é mais fácil "salvar", está na ABr PauloMSimoes (discussão) 04h09min de 31 de julho de 2017 (UTC)
@PauloMSimoes e Érico: Que vontade que estou hoje de cometer um homicídio. Holy Goo (d . c) 08h09min de 31 de julho de 2017 (UTC)

A foto atual está boa. Acho que nem precisa tentar colocar de novo a original. Holy Goo (d . c) 15h35min de 30 de julho de 2017 (UTC)

Precisa sim, se possível. A outra é a oficial do Planalto.PauloMSimoes (discussão) 15h37min de 30 de julho de 2017 (UTC)
Esta imagem oficial não está sob os critérios da Commons, uma vez que a presidência da república mudou sua política de divulgação de imagens poucos dias antes da divulgação desta imagem. Paladinum2 (discussão) 05h24min de 27 de outubro de 2017 (UTC)

Agradeço se resolverem o problema da foto do Temer, a mesma é utilizada em diversas notícias do Wikinotícias. DARIO SEVERI (discussão) 17h23min de 30 de julho de 2017 (UTC)

@DARIO SEVERI: Sendo bem realista, a única chance que há é colocar como fair use aqui. Holy Goo (d . c) 08h09min de 31 de julho de 2017 (UTC)
@Holy Goo:, que coisa mais absurda, estou lendo os comentários de vocês mas não posso ajudar muito, entendo pouco do Commons. DARIO SEVERI (discussão) 08h16min de 31 de julho de 2017 (UTC)
Falando nisso, as fotos da Agência Brasil estão com os dias contados. Apenas aguardem. Holy Goo (d . c) 08h43min de 31 de julho de 2017 (UTC)
Qual motivo faria as fotos da Agência Brasil terem dias contados? Apenas imagens disponibilizadas de fevereiro em diante não estão mais de acordo com as políticas da Commons. As produzidas anteriormente à data especifica neste ano de 2017, ainda podem ser utilizadas. Paladinum2 (discussão) 05h21min de 27 de outubro de 2017 (UTC)

Foto nova[editar código-fonte]

@PauloMSimoes, Érico, e Paladinum2: A foto que o Rafael Florentino adicionou é boa. O enquadramento é infinitamente superior e o símbolo nacional é bem visível. O único problema é que o Temer aparece pequeno na foto. Alguém poderia cortar fora a parte superior da imagem, e em seguida, fazer a troca? Holy Goo (d . c) 08h13min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

O problema não é esse (bem que fosse!). A imagem simplesmente não pode ser carregada pois foi publicada pelo Palácio do Planalto em uma licença não-comercial. Érico (disc.) 11h52min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Exatamente como apontado pelo Érico. Mesmo sendo a foto oficial, do mesmo jeito que a foto oficial do mesmo como Vice-Presidente, ambas não se encontram na licença permitida pela Commons, por isso logo será removida da comunidade. Paladinum2 (discussão) 14h18min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
E pelo visto já foi eliminada, pois não aparece mais no diff. Que coisa chata essa gente! Enfim, aproveitando o bonde, peço para que a gente discuta sobre uma nova imagem para usar. Esta imagem atual está me dando um enorme desconoforto. O Temer está no canto! Holy Goo (d . c) 14h53min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Mas que implicância com a foto, HolyAlegre. O problema é apenas a gravata, que parece uma jiboia rastejante.PauloMSimoes (discussão) 15h06min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

Holy, foi eu mesmo que eliminei. Não tem como manter a imagem com aquela licença. Seria útil se alguém entrasse em contato solicitando a autorização para usar a imagem. Obviamente, essa autorização teria que ser enviada para a OTRS. Érico (disc.) 15h24min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

Michel Temer (foto).jpg
Presidente Michel Temer com o Embaixador da República da Tunísia, Mohamed Hedi Soltani - Cortada.jpg
Michel Temer em programa de TV do PMDB.jpg
Foto Frontal Michel Temer Presidente.jpg
Tudo bem, claro que eu não estava chamando você de chato, né Alegre. O PauloMSimoes já tentou fazer isso mas não deu em nada. O jeito é usar uma foto já existente. O que vocês vêem de errado nesta? Qualquer uma na verdade é melhor que essa coisa horrível que está no artigo. Holy Goo (d . c) 15h27min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Symbol declined.svg Discordo prefiro a jiboia rastejante, do que o Temer com fundo rosa e "pendendo para o lado", parecendo que vai cair. PauloMSimoes (discussão) 15h33min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Enquanto não se consegue uma licença própria para a imagem oficial, deve-se usar uma já postada com licença aceitável. Existem várias como os exemplos que coloquei junto a sua sugestão, mas o fato não é o problema das demais como a que você sugeriu, mas sim que a atualmente no artigo é a mais próxima de uma oficial. Tem boa qualidade, tem bandeira do brasil e tem uma faixa presidencial, coisa que as demais não tem. Para um mandatário que está/esteve à frente do país, esse simbolismo é importante. Paladinum2 (discussão) 15h39min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo totalmente. Os símbolos são importantes. PauloMSimoes (discussão) 15h46min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

Que imagens são essas, com um vermelho sem nexo e outra com fundo preto? PauloMSimoes (discussão) 15h43min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

São imagens que foram já usadas em outras páginas da comunidade, atendem o quesito de estarem frontais e terem boa qualidade. A de fundo preto foi para o programa oficial do PMDB, a com bandeira brasileira e da Tunísia atrás foi durante encontro de representantes dos países. Mas como eu disse acima, eu prefiro a imagem atual, ela até mesmo lembra um pouco a imagem oficial disponibilizada recentemente, com bandeira à esquerda e o temer em pé. Paladinum2 (discussão) 15h52min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Ora bolas, se o Planalto até agora não divulgou uma foto oficial com símbolo nacional, e problema é deles. Não somos nós que temos que correr atrás de uma. Vocês querem então manter uma foto com um enquadramento péssimo apenas porque tem uma bandeirinha que mal pode ser vista num canto? Holy Goo (d . c) 15h56min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Não é "bandeirinha", é a Bandeira do Brasil e todas as últimas imagens coloridas dos presidentes tinham as cores da Pátria na imagem. PauloMSimoes (discussão) 16h09min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Não é uma mera bandeirinha, é a Bandeira da República Federativa do Brasil, junto com uma faixa da Presidência da República. Além disso, o planalto divulgou sim, imagens oficiais de temer tanto Presidente[1] quanto Vice[2], elas só não podem ser utilizadas pois não estão sob licenças de direitos aceitas pela comunidade da Wikipédia. No caso está vedado o uso comercial da imagem, e a Commons exige que a imagem esteja sob licença para ser utilizada até mesmo comercialmente. Paladinum2 (discussão) 16h32min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Não consigo ver a imagem no site do Planalto, mas a vi aqui. Penso desta forma: se não podemos usar a oficial, o ideal é que encontremos uma visualmente mais próxima dela, seguindo o padrão das anteriores. E não entendo porque este assunto vive rondando por aqui, por causa de uma mera imagem. PauloMSimoes (discussão) 17h13min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário aos plantonistas: segundo o site que citei acima, a imagem estará (se já não estiver) disponível no flickr da Presidência. PauloMSimoes (discussão) 17h28min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

Sim, está: https://www.flickr.com/photos/palaciodoplanalto/24422696538/ mas os infelizes colocaram a marcação para uso não comercial, então não vai dar pra carregar da mesma forma e vamos ter que ficar com a porcaria atual apenas porque tem uma bandeira e uma faixa que mal dá pra enxergar. Holy Goo (d . c) 17h35min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Colega, considero que você, tentando demonstrar que as suas imagens são as melhores, já está sendo até mesmo ofensivo. "Porcaria por porcaria", as suas são mais. PauloMSimoes (discussão) 17h42min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Hehe, eu já havia prometido para mim mesmo que nunca mais ia falar de imagens. É um assunto que sempre irrita. Mas a irritação não é contigo, é com aquela galera insuportável do Commons. Não quero ver eles nem pintado de ouro. Holy Goo (d . c) 17h46min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
E como a minha é pior? Vai dizer que tu não acha melhor essa que o planalto postou? O enquadramento é bom, o fundo é bacana e a bandeira do Brasil é bem visível. Holy Goo (d . c) 17h57min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Eta discussão inútil! Me referi a essas que foram colocadas aí em cima (não sei qual delas é a sua favorita, acho que a primeira...) É claro que "imagem oficial", em tese, será sempre "a melhor". PauloMSimoes (discussão) 18h02min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
A oficial com certeza é melhor, mas como já foi dito, não possui a licença adequada ao commons. Paladinum2 (discussão) 18h07min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Ok, vamos "em círculos" então: neste caso, o ideal é uma que seja o mais semelhante possível da oficial, que é a que já está lá. PauloMSimoes (discussão) 18h12min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Ah bom, por um momento achei que tu achava a atual melhor do que a oficial que saiu agora. A mais semelhante possível da oficial é a quarta ali do lado direito. Holy Goo (d . c) 18h14min de 10 de novembro de 2017 (UTC)
Só porque tu quer... PauloMSimoes (discussão) 18h16min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

Bom, chega de falar de imagens. Não é o fim do mundo. Alegre Vamos focar a atenção em outras atividades mais produtivas, pois há muito a se fazer por aí. Holy Goo (d . c) 22h01min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

Certo! Do jeito que se preocupam com isso, a qualquer momento vai aparecer a imagem perfeita... PauloMSimoes (discussão) 22h50min de 10 de novembro de 2017 (UTC)

O problema foi resolvido pois a foto foi publicada no Flickr sob licença compatível com a Wikipédia. Obrigado Edmundo Soares D​ C​ E​ F por ter carregado. Érico (disc.) 01h19min de 11 de novembro de 2017 (UTC)

@Érico: Interessante, pois a foto que eu vi tinha marcação que impedia uso comercial. Enfim, agora vai lá e corta fora a parte de cima para o Temer aparecer maior e melhor Alegre Holy Goo (d . c) 01h41min de 11 de novembro de 2017 (UTC)
Esta no Flickr foi publicada com a licença CC BY 2.0. Érico (disc.) 08h10min de 11 de novembro de 2017 (UTC)

Padronização[editar código-fonte]

Deveriamos promover padrões e padronizações, nos artigos dos presidentes brasileiros? Deveriamos criar uma seção de controvérsias na biografia de todos os presidentes brasileiros? Como o artigo de Lula tem a melhor qualidade, onde seus editores sempre fazem uma busca severa para evitar viés, parcialidade e tendência oblíqua, foi decidido que os mesmos argumentos e raciocínios devem ser usados para permitir que informações controversas serem incluídas neste artigo. Para saber quais sao as bases para editar, clique AQUI. Dr. LooFale comigo 02h12min de 8 de maio de 2018 (UTC)

Luizpuodzius, a resposta para essa pergunta é um simples não. Isso simplesmente não existe em qualquer artigo de enciclopédia. Mesmo as que são impressas - Barsa, Lusa, Britânica etc.. O que realmente existe, para fins de neutralidade nos verbetes de políticos e (ex-)presidentes, é um conteúdo genérico, seção por seção, das consequências das decisões tomas por cada gestor durante sua administração, onde é explicado sem PESO indevido as críticas e elogios feitos pela imprensa, sociedade e alguns eruditos. Seções críticas são destinadas ao trabalho de pessoas ligadas às artes, literatura e filosofia, onde se faz um entendimento da obra de alguém unicamente pelos eruditos. Seções de "Críticas" para políticos seria mais proveitosa para os políticos que realmente são um caso muito específico, como, por exemplo, Jair Bolsonaro, Marco Feliciano e o próprio Lula, que no último caso é o centro de polêmica pesada, tanto na sociedade, imprensa e o universo acadêmico. Esses três casos são casos à parte. Tornar isso um "padrão" ou exigência para tudo quanto é artigo de político não nos leva a lugar nenhum, muito pelo contrário, epenas força o que são deveria ser forçado. Sdç. --Zoldyick (discussão) 22h47min de 11 de julho de 2018 (UTC)
Também aproveito a seção para comentar os motivos de ter removido a seção "Críticas, polêmicas e rejeição". O título escolhido, por si só, já é desrespeitoso à política para biografias de pessoas vivas. Nem Adolf Hitler possui em seu artigo uma seção com nome semelhante. No Brasil, se pegarmos os casos de presidentes tão rejeitados quanto Temer, como Sarney, Collor e Dilma, nenhum deles possui em seus artigos uma seção semelhante, feita claramente com o propósito de criticar Temer, sem apresentar uma visão imparcial ou pelo menos a defesa do presidente. O que foi ali escrito parece ter saído de um blog crítico a Temer ou mesmo um jornal, o que não é nosso papel. Trechos como "os 100 primeiros dias foram marcados por uma nova polêmica a cada dia" não são dignos para uma enciclopédia. Por fim, deixo uma citação de WP:BPV: Citação: As visões de críticos podem ser representadas se: forem relevantes para a notabilidade do assunto; puderem ser comprovadas com fontes secundárias fiáveis; o material for escrito de modo a não dominar o artigo ou pareça concordar com os críticos. Essa visão deve ser apresentada de forma responsável, conservadora e em tom neutro e enciclopédico. escreveu: «WP:BPV». Érico (disc.) 22h57min de 11 de julho de 2018 (UTC)
OK, @Érico:, se "O título escolhido, por si só, já é desrespeitoso"...mudaremos o título escolhido. Eu nao apago, eu arrumo. Dr. LooFale comigo 00h07min de 12 de julho de 2018 (UTC)
Sobre o fato de que "Mesmo as que são impressas - Barsa, Lusa, Britânica etc." fazem diferente, eu to nem ai' para o que a Barsa faz ou defaz. Elas nao tem um princípio da imparcialidade... ou seja, la na Britânica quem paga tem artigo...aqui nao. Aqui alguns editores adoram o fato do presidente Lula ter uma seção de controvérsias. Nao parece, para eles, como foi dito, que é "desrespeitoso" meter o pau na presidente Dilma. Para esses presidentes super especiais uma "seção de controvérsias "...feita claramente com o propósito de criticar <Dilma e Lula>, sem apresentar uma visão imparcial ou pelo menos a defesa do presidente,..." e' aceitavel. Para alguns aqui, o tal "ponto de vista neutro (PDVN)" significa...se traduz lutar com unhas e dentes pela existencia de uma seção de controvérsias no artigo dos presidentes do PT, mas sofrer a dor do desrepeito quando a mesma aparece no artigo do presidente nao-petista. Hipocrisia deveria ser proibida como argumento na Wiki. 00h07min de 12 de julho de 2018 (UTC)
Seu WP:POV não merece muitos comentários. Boa sorte destruindo mais este artigo. Eu estou fora. Érico (disc.) 00h43min de 12 de julho de 2018 (UTC)
Ah, e quem removeu a seção de "controvérsias" do artigo de Dilma Rousseff foi eu mesmo. Pare de medir os outros com a sua régua. Érico (disc.) 00h45min de 12 de julho de 2018 (UTC)

A Barsa, Lusa, Britânica e outras são enciclopédias impressas de qualidade que são revisadas pelos pares, e que, por questão de excelência na redação e outros fatores, são uma fonte de influência para a própria Wikipédia. São fontes de conhecimento que nos ensinam o que realmente é um verbete de enciclopédia. E, sim, os editores delas possuem um principio de imparcialidade e compromisso com conteúdo - um principio que, alias, é respeitado nos mais polêmicos verbetes impressos ou digitais delas. Seu comentário não faz o menor sentido e é pobre. Pode continuar a melhorar suas edições, mas acredite: elas serão revisadas e, caso necessário, serão corrigidas e mesmo revertidas. Sdç. --Zoldyick (discussão) 01h04min de 12 de julho de 2018 (UTC)

"Controvérsias"[editar código-fonte]

A parte de controvérsias desse artigo está claramente opinativo e não neutro. Uma seção de controvérsias deveria apenas conter um apanhando das controversias em que o biografado está envolvido e não a opinião do editor que escreveu. A redação dessa seção devia ser modificado para preservar a neutralidade do artigo.--SirEdimon (discussão) 06h52min de 14 de julho de 2018 (UTC)

@SirEdimon: Exato. Escrevi sobre isso na seção acima. Da mesma forma que não há uma seção sobre "elogios" também não deve ter sobre "controvérsias", em minha opinião. Infelizmente, quem incluiu essa seção não respeitou o status quo, pois houve contestação. No entanto, como ninguém removeu, possivelmente vai ficar por isso mesmo. Érico (disc.) 07h01min de 14 de julho de 2018 (UTC)
Eu escrevi uma pequena seção sobre os inquéritos que correm contra ele. Eu acho que deveria ser agora uma subseção de controvérsias. Leandro LV (discussão) 20h03min de 14 de julho de 2018 (UTC)
E também escreveu que o texto é "inadequado para nossos propósitos", o que concordo integralmente. No entanto, não removeu por qual motivo? É um absurdo alguém achar que é possível manter uma seção inteira à força apesar das discordâncias expressas nesta página. Érico (disc.) 00h37min de 15 de julho de 2018 (UTC)
Se houver consenso eu posso remover a sessão. Se vocês acharem que é impossível de se consertar. Mas eu não gosto muito de ficar em brigas de edição, por isso não edito muito artigos controversos.--SirEdimon (discussão) 00h52min de 15 de julho de 2018 (UTC)
Eu nem sei por que escreveram uma seção genérica se já existia outra sobre os inquéritos. Isso é material duplicado. Leandro LV (discussão) 02h01min de 15 de julho de 2018 (UTC)

Pelo exposto acima, enquanto a seção "Controvérsias" ali estiver, ela estará acompanhada da tag de parcial. Érico (disc.) 08h12min de 15 de julho de 2018 (UTC)

Removi o último parágrafo da seção de controvérsias porque era excessivamente opinativa. A Wikipedia tem que apenas apresentar o fato frio e pronto.--SirEdimon (discussão) 08h25min de 15 de julho de 2018 (UTC)

Se alguém quiser abrir uma votação, eu já adianto meu voto para remover a seção. Ela não acrescenta nada, até porque já existe uma seção descrevendo os processos contra Temer. A minha impressão quando leio é que fizeram da WP um palanque político. Leandro LV (discussão) 18h31min de 15 de julho de 2018 (UTC)

Sim, claramente o motivo dessa sessão existir é político, tanto é assim que o tom é claramente critico, quando na verdade deveria ser neutro.--SirEdimon (discussão) 18h51min de 15 de julho de 2018 (UTC)