Druso César

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o filho de Germânico. Para o filho de Tibério, veja Druso Júlio César. Para o irmão mais novo de Tibério, veja Nero Cláudio Druso.
Druso César
César do Império Romano
Druso César
Consorte Emília Lépida
Nascimento c. 7
Morte 33 (26 anos)
Sepultado em Mausoléu de Augusto
Nome completo Drusus Julius Caesar
Dinastia Júlio-claudiana
Pai Germânico
Mãe Agripina Maior

Druso Júlio César (em latim: Drusus Julius Caesar), conhecido apenas como Druso César, era um dos filhos de Germânico com Agripina Maior e irmão do imperador Calígula.

História[editar | editar código-fonte]

Druso se casou com Emília Lépida, filha de Marco Emílio Lépido, seu primo de segundo grau. Tácito relata que, durante o casamento, "ela perseguiu o marido com incessantes acusações". Em 36, ela foi acusada de adultério com um escravo e cometeu o suicídio, "uma vez que não havia dúvidas em relação a sua culpa"[1].

Ele tinha quatro irmãos (Tibério e Caio Júlio, que morreram jovens, Nero César e Calígula) e três irmãs (Agripina Menor, Júlia Drusila e Júlia Lívila).

Os avôs paternos de Druso eram Druso, o Velho, e Antônia Menor, filha de Marco Antônio. Os maternos, Marcos Vipsânio Agripa e Júlia, a Velha, filha de Augusto. Druso foi adotado pelo seu tio-avô paterno Tibério depois que o filho dele, Druso, o Jovem, morreu.

Druso César foi posteriormente acusado de tramar contra o pai adotivo. Ele foi exilado e preso em 30, um ano depois da prisão de sua mãe e de seu irmão, Nero César. "Comendo sua própria cama", segundo Tácito, Druso morreu de fome na prisão em 33[2].

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Tácito, Anais, 6.40
  2. Tácito, Anais, 6.23
  3. Michael Harlan, Roman Republican Moneyers and their Coins 63 BC - 49 BC, Londra, Seaby, 1995, pag. 3.
  4. Ronald Syme, L'aristocrazia augustea, Rizzoli Libri, Milano, 1993, ISBN 978-8817116077, tavola IV.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]