Emerson Batagini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Emerson Batagini
Nascimento 20 de março de 1978 (41 anos)
Campinas
Cidadania Brasil
Ocupação compositor de música clássica

Emerson Batagini (Campinas, 20 de março de 1978) é um compositor brasileiro de música clássica e música litúrgica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Compositor e organista brasileiro, iniciou seus estudos musicais com Dom José Song Sui-Wan, professor e bispo chinês radicado no Brasil.

Seus primeiros contatos com órgão de tubos foram aos 10 anos de idade no colégio Externato São João [1] em Campinas onde também aprendeu notação musical e os princípios de harmonia.

Ainda na adolescência, deu entrevistas em rádios na região de Campinas (Rádio Morena FM com Marco Padilha [2] e Rádio Cultura de Amparo com Jorge Coli), com enfoque na apreciação da música clássica e coleção de LPs/CDs.

Em Junho de 2013, junto ao Coral Reluz, participou da transmissão ao vivo da comemoração do jubileu do programa 'Anunciamos Jesus' pela TV Século XXI.[3][4]

Obra[editar | editar código-fonte]

Possui vasta obra coral destacando seus motetos para coro a capella e missas, incluindo uma de Réquiem para coro, solistas e órgão.

Em música litúrgica possui diversas partes fixas como Glórias, Aclamações ao Evangelho, Santos e Doxologias, entre outras.

Recentemente (2011), compôs em homenagem aos 135 anos da Capela da Santa Casa de Campinas a 'Missa em louvor a Nossa Senhora da Boa Morte' , padroeira da Capela. Em 2012, compôs em homenagem aos 112 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria a Missa em Ré maior onde se ouve a Tota pulchra, es Maria.

Suas obras já foram executadas em diversas cidades pelo Brasil e pelo mundo, enfatizando Espanha – Comarca de Paradanta, Portugal[5] - Guimarães, Bairrada e Campelos, Itália – Genova e Rovato e, na Suiça.

Também já efetuou vários arranjos para canções de Natal para coro a capella que podem ser ouvidas pelo Brasil, Venezuela e Espanha.

Em cooperação com a banda da Polícia Militar de Campinas compôs três peças: a marcha Ao Coronel, a marcha Aos Iniciantes e a fantasia Impressões de uma Viagem.


Atividade[editar | editar código-fonte]

Como organista, já soou nos órgãos de tubos. Exerce a função de organista na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e no Coral Reluz, ambos da cidade de Campinas.

Brasil[editar | editar código-fonte]

  • Indaiatuba
    • no orgão Lins[9] da igreja matriz de Nossa Senhora da Candelária,
  • Helvetia,
    • no orgão Gebruder Stehle[10] da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Itália[editar | editar código-fonte]

República Tcheca[editar | editar código-fonte]

Alemanha

  • Ludwigsburg
    • no órgao da Igreja Luterana de Ludwigsburg

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Órgão de Tubos – Campinas». site Coral Vozes do Carmo (por Julio Amstalden) - acesse o blog do Coral para informações sobre Órgãos de tubo 
  2. «Marco Padilha e o Rádio em Campinas». site do compositor 
  3. Rede Seculo XXI. «Vídeo Jubileu 30 anos Programa Anunciamos Jesus» 
  4. Rede Seculo XXI. «Fotos Jubileu 30 anos Programa Anuncimaos Jesus» 
  5. «Corais de Natal em Bairrada». Jornal de Bairrada 
  6. «Órgão Tamburini de Campinas». site Coral Vozes do Carmo (por Julio Amstalden) - acesse o blog do Coral para informações sobre Órgãos de tubo 
  7. «Órgão Cavaille-Coll da Catedral Metropolitana de Campinas (SP)». Órgãopedia 
  8. «Órgão Linz de Campinas». site Coral Vozes do Carmo (por Julio Amstalden) - acesse o blog do Coral para informações sobre Órgãos de tubo 
  9. «Órgão Linz de Indaiatuba». site Coral Vozes do Carmo (por Julio Amstalden) - acesse o blog do Coral para informações sobre Órgãos de tubo 
  10. «Órgão de Helvetia». site Coral Vozes do Carmo (por Julio Amstalden) - acesse o blog do Coral para informações sobre Órgãos de tubo 
  11. «Órgão da nave central do Santuário Nacional de Aparecida». site do revendedor no Brasil, 'Grupo Bohn'