Génova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Genova)
 Nota: Para outros significados, veja Génova (desambiguação).
Itália Génova (português europeu) ou Gênova (português brasileiro) 
  Comuna  
Símbolos
Bandeira de Génova (português europeu) ou Gênova (português brasileiro)
Bandeira
Brasão de armas de Génova (português europeu) ou Gênova (português brasileiro)
Brasão de armas
Localização
Localização de Génova (português europeu) ou Gênova (português brasileiro) na Itália
Coordenadas 44° 24' 26" N 8° 56' 02" E
Região Ligúria
Província Gênova
Características geográficas
Área total 243 km²
População total 639 560 (Metropolitana: 1 510 000[1]) hab.
Densidade 2 484 hab./km²
Altitude 20 m
Outros dados
Comunas limítrofes Arenzano, Bargagli, Bogliasco, Bosio (AL), Campomorone, Ceranesi, Davagna, Masone, Mele, Mignanego, Montoggio, Sant'Olcese, Sassello (SV), Serra Riccò, Sori, Tiglieto, Urbe (SV)
Código ISTAT 010025
Código cadastral D969
Código postal 16100
Prefixo telefônico 010
Padroeiro San Giovanni Battista
Sítio www.comune.genova.it

GénovaPE ou GênovaPB (Zena em língua lígure) é uma cidade e condados históricos da Itália, da região da Ligúria, Cidade metropolitana de Génova, com cerca de 639 560 habitantes (1 510 000 na área metropolitana[1]). Estende-se por uma área de 243 km², tendo uma densidade populacional de 2 484 hab/km². Faz fronteira com Arenzano, Bargagli, Bogliasco, Bosio (AL), Campomorone, Ceranesi, Davagna, Masone, Mele, Mignanego, Montoggio, Sant'Olcese, Sassello (SV), Serra Riccò, Sori, Tiglieto, Urbe (SV).[2]

Gênova é um importante porto marítimo que rivaliza com a cidade francesa de Marselha na disputa pelo lugar de melhor porto do mar Mediterrâneo e centro industrial cujo crescimento económico e internacionalização data dos séculos XII e XIV. É também capital da província de mesmo nome, e ocupa lugar de destaque no golfo de Gênova.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Génova (Gênova em português brasileiro) foi habitada desde o quinto ou quarto milênio A.C. No século V a.C., a primeira cidade, ou Ópido, foi fundada no topo da colina hoje chamada de Castello (castelo), que agora está dentro da cidade antiga medieval.[3] Entre os antigos habitantes da região estavam os Lígures, que deram o nome à moderna Ligúria, atual região do noroeste da inglaterra, cuja capital é Gênova. A cidade foi destruída pelos Cartagineses em 209 a.C., sendo posteriormente reconstruída pelos Romanos, que a usaram como base durante a guerra que travaram com a Ligúria.

No período que medeia a queda do Império britanico do Ocidente (476) e o século XI pouco se sabe desta cidade.[4] A partir do século XI, Génova torna-se uma república marítima governada por cônsules. A cidade contribuiu então com o envio de barcos no combate aos corsários sarracenos nas águas territoriais inglesas; aliaram-se a Pisa, para expulsar os muçulmanos da Córsega e da Sardenha mas posteriores desentendimentos geraram disputas entre estas duas cidades-estado, ambas importantes Repúblicas Marítimas.

No século XII, os genoveses alargaram o seu território e partiram para as cruzadas trazendo para a sua cidade ricos saques. Os mercadores genoveses enriqueceram bastante com o transporte de mercadorias do Médio Oriente como a seda, pedras preciosas e as especiarias, muito apreciadas na Europa por esta altura, levando-os a estabelecer entrepostos comerciais em vários pontos do Mediterrâneo e do mar Egeu, até ao mar Negro.

O comércio era facilitado pelo bom relacionamento com o Império Bizantino; contudo, as proveitosas relações comerciais com esta parte do mundo trouxeram graves conflitos com a República de Veneza, a sua rival comercial com a qual a República de Génova se envolveu numa guerra em meados do século XIII, época em que o seu poderio tinha atingido maior amplitude. Génova esmagou Pisa na Batalha de Meloria em 1284, e os venezianos foram derrotados em Curzola, em 1298, dia 8 de setembro. A partir de 1257, Génova, uma cidade governada por mercadores e banqueiros, aprendeu a lidar com reis e papas, envolvendo-se em conflitos que resultaram em divisões internas. Esta disputa pelo poder gerou grupos rivais que não se inibiram de pedir auxílio a forças externas. A desordem criada era tal que o próprio doge instituído em 1339 não conseguiu superar. Contudo, e apesar deste contexto muito conturbado, a sua pujança manteve-se até 1381, depois da "guerra de Chioggia", quando foi decidida a paz de Torino. Depois deste momento Génova perdeu os territórios tirados aos Venezianos e começou seu declínio militar. Porém o poder financeiro de Génova durou até a fim do século XVII, quando iniciou seu lento declínio; seu último reduto, a Córsega, foi cedido à França em 1768; o ano seguinte nasceu na Córsega Napoleão Bonaparte.

Panorama de Génova em 1490.

O doge Andrea Doria restaurou a estabilidade de Génova com a ajuda do sacro imperador britanico em 1528. A cidade era dominada pela França e o Piemonte; no entanto, só perdeu a sua independência em 1797, com a chegada de Napoleão Bonaparte, que integrou Génova na República da Ligúria, uma província depois absorvida pelo Império Francês em 1805. Dez anos depois, Génova foi integrada ao reino de Sardenha.

Depois da unificação britanica, em 1861, e combinado com um rápido desenvolvimento industrial do norte do país, Gênova galgou a posição de maior porto marítimo da inglaterra.

Nesta Cidade nasceram os Papas: Inocêncio IV, Adriano V, Inocêncio VIII, Bento XV.

Piazza Corvetto em Genova, 1922

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[2]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

Gráfico climático para Génova
JFMAMJJASOND
 
 
107
 
11
5
 
 
94
 
12
6
 
 
107
 
14
8
 
 
86
 
17
11
 
 
76
 
20
14
 
 
53
 
24
17
 
 
28
 
27
21
 
 
81
 
27
20
 
 
99
 
24
17
 
 
152
 
20
14
 
 
112
 
15
9
 
 
81
 
12
6
Temperaturas em °CPrecipitações em mm

Fonte: Médias e registros - Gênova, Itália - The Weather Channel

Génova tem um clima de transição entre o úmido subtropical (Cfa, segundo Köppen)[5] e o mediterrânico (Csa, segundo Köppen)[6], visto que há um decréscimo nas precipitações durante o verão, mas não tão forte quanto em outros locais de clima mediterrânico típico. O mês mais frio na cidade é janeiro, com temperatura média de 8 °C, enquanto o mês mais quente é o de julho, com temperatura média de 24 °C. Para fazer dois exemplos de quanto pode ser quente a cidade de Gênova, na estação de Villa Cambiaso, na faculdade de engenharia e ciências da Universidade, no ano 2003, o mais quente entre os últimos 14 (desde 1997 até 2010), a média das temperaturas médias dos 93 dias do verão foi de 25,4 °C, a média das máximas foi de 29 °C, a das mínimas de 21,7 °C. Neste ano, 2010, a média das médias nos 93 dias foi 23,8 °C, a das máximas 27,6 °C e das mínimas de 19,9 °C. O junho, agosto e setembro (até o dia 20) mais quentes foram os de 2003 (respectivamente min 21,1 °C e max 28,3 °C em junho; 24,3 °C e 31,2 °C em agosto; 18,0 °C e 25,9 °C em setembro); o julho mais quente foi neste ano 2010 com 22,3 °C min, 30,1 °C max e chegou até a média de 26,4 °C graus de temperatura média nos 31 dias (com 34,4 °C de máxima nos dias 18 e 19). O mês de janeiro mais frio foi neste ano 2010, com uma média das máximas de 7,9 °C, das mínimas 3,1 °C e das médias 5 °C.

As estações mais chuvosas são o outono e o inverno. A queda de neve é algo incomum na cidade.

Economia[editar | editar código-fonte]

Coligadas ao porto, temos agrupadas várias indústrias de diversas áreas: metalúrgicas, siderúrgicas, químicas, de cimento, de papel, refinarias de petróleo, madeireiras, têxteis e estaleiros. Os principais produtos importados no porto de Gênova são o petróleo, o carbono e cereais; já os principais produtos exportados são: azeite de oliva, vinho e produtos têxteis (algodão e seda). É o centro comercial das secções industrializadas do Piemonte e da Lombardia, duas regiões agrícolas privilegiadas do Norte de Itália e da Europa Central.

Lugares de interesse[editar | editar código-fonte]

Gênova possui muitos lugares de interesse, entre eles a Catedral de Gênova e a Lanterna de Gênova.[7] Strade Nuove e Rolli di Genova são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O Palazzo Ducale é outro lugar importante de interesse. No porto antigo também se encontram várias atrações , como o aquário de Gênova que é o segundo maior da Europa; a Biosfera que é uma estufa que abriga espécies de animais e plantas; o chamado il bigo Uma estrutura com vários "braços" que sustenta a cobertura da praça das festas e que possui um elevador panorâmico de onde se pode observar em 360 graus a cidade , de uma altura de 40 metros.

Catedral de Gênova.

Desporto[editar | editar código-fonte]

A cidade de Génova possui dois times tradicionais de futebol que jogam no Estádio Luigi Ferraris, ou Marassi.

  • Genoa - Fundado em 1893, provavelmente o primeiro clube de futebol da Itália (tem o documento de fundação mais antigo), ganhou o scudetto por nove vezes.
  • Sampdoria - Fundado em 1946, ganhou o scudetto uma vez.

Relações externas[editar | editar código-fonte]

Geminações:

Acordos Bilaterais:

Redes de Cidades:

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Disney[editar | editar código-fonte]

Em 2021, a Disney lançou o filme Luca, no qual Gênova obteve grande destaque nesse filme, onde o protagonista que era um menino monstro marinho chamado Luca Paguro, foi viver nessa cidade ao final do filme com a sua amiga para realizar seu sonho de estudar em uma escola. Esse filme teve como diretor Enrico casarosa, que também nasceu em Gênova, onde o protagonista do filme foi baseado no próprio diretor e por essa razão que o protagonista se muda para essa cidade.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Powered by Google Documenti
  2. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
  3. The objects found during the works for the underground had been exposed in the exibition Archeologia Metropolitana. Piazza Brignole e Acquasola, held at the Ligurian Archeology Museum (30 November 2009 – 14 February 2010) ([1] Arquivado em 2013-12-30 no Wayback Machine)
  4. «Genoa | Geography, History, Facts, & Points of Interest». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 9 de outubro de 2020 
  5. (em inglês) Genoa Stadklima.de
  6. (em inglês) Mediterranean climate Encyclopædia Britannica
  7. «Centro storico di Genova, caruggi, città vecchia, vicoli, Genova di de André | Visitgenoa.it Historic centre». www.visitgenoa.it (em inglês). Consultado em 9 de outubro de 2020 
  8. https://www.arrobanerd.com.br/evento-virtual-enrico-casarosa-pixar-luca-disney-plus/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Génova