Amém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Amém (desambiguação).

Amém, ámen ou âmen (hebraico אָמֵן, grego ἀμήν, árabe آمِينَ) é um termo encontrado pela primeira vez na Bíblia hebraica e subsequentemente no Novo Testamento que indica uma afirmação ou adesão com que se concluem muitas orações nas grandes religiões monoteístas: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Costuma-se traduzir o significado da palavra para o português como "que assim seja".[1] ou "assim seja".

O uso do Amém[2][editar | editar código-fonte]

Amém é a palavra empregada no fim de várias orações, não apenas no Cristianismo, mas também no Islamismo e Judaísmo.

Pode ser traduzido, do hebraico, para "assim seja", e na maioria dos rituais de cada religião, a expressão é dita diversas vezes, como forma de confirmar que os fiéis acreditam em tudo que está sendo falado.

Esta expressão passou da ordem jurídica israelita para a ordem litúrgica cristã e islâmica.

Amém também tornou-se uma expressão popular, quando um indivíduo fala para outra pessoa que aquilo que ela almeja vai acontecer, como forma de dar esperança e fazer com que a pessoa tenha fé.

Nesse caso, é bastante usual que a outra pessoa diga "amém" ou "que assim seja".

No começo de uma frase, amém tem o objetivo de tornar uma afirmação verdadeira, e no fim de uma declaração, ela tem o sentido de confirmação, significando que algo “será assim” ou “que seja assim”, como no escrito de Paulo, quando ele diz: “A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém." (Filipenses 4:20).

Referências

  1. amém in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-04 22:41:18]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/amém
  2. «Significado de Amém (O que é, Conceito e Definição)». Significados. Consultado em 20 de dezembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.