Nicko McBrain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nicko McBrain
Nicko McBrain
McBrain na Costa Rica durante o Somewhere Back in Time World Tour
Informação geral
Nome completo Michael Henry McBrain
Também conhecido(a) como Nicko
Nascimento 5 de junho de 1952 (71 anos)
Local de nascimento Londres, Inglaterra
Reino Unido
Gênero(s) Heavy metal, blues-rock, hard rock
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Bateria, percussão
Período em atividade 1966-presente
Outras ocupações Compositor
Afiliação(ões) Iron Maiden, Pat Travers, Streetwalkers, The Entire Population of Hackney, Trust, WhoCares

Nicko McBrain (nome artístico de Michael Henry McBrain; Londres, 5 de junho de 1952) é um músico inglês de heavy metal. É conhecido por ser o baterista da banda Iron Maiden, onde ingressou em dezembro de 1982 e permanece desde então gravando todos os discos. Anteriormente foi baterista de bandas como Trust, Streetwalkers e Pat Travers.

Ficou em 13° lugar na lista dos "50 melhores bateristas de hard rock e metal de todos os tempos" do site Loudwire.[1] Também apareceu na lista dos 'melhores bateristas da atualidade' do site MusicRadar.[2]

Técnica e estilo[editar | editar código-fonte]

Ao contrário da maioria dos bateristas de heavy metal, Nicko não é um utilizador frequente do pedal duplo (um mecanismo que permite tocar ritmos de notas musicais constantes no bumbo com os dois pés) tendo vindo por isso a desenvolver uma técnica incrivelmente rápida apenas com um pé, no qual consegue seguir perfeitamente os ritmos acelerados de Steve Harris no baixo.

Até hoje Nicko usou pedal duplo nas músicas "Face in the Sand" do álbum Dance of Death e na introdução da música "Satellite 15...The Final Frontier" do álbum The Final Frontier.

Ainda que ele escreva as partes de bateria nas canções da banda, em 2003 Nicko recebeu créditos por uma música pela primeira vez num disco do Iron Maiden, escrevendo as letras de "New Frontier" que faz parte do álbum Dance of Death.[3][4] Contudo, McBrain já havia sido creditado por duas faixas que não entraram em discos: "Mission From 'Arry" de 1984, que era na verdade uma gravação de uma discussão nos bastidores com Steve Harris, e "Nodding Donkey Blues" de 1992, que foram lado-B dos singles "2 Minutes to Midnight" e "Be Quick or Be Dead" respectivamente.

Apelido[editar | editar código-fonte]

O apelido "Nicko" tem origem na infância de Nicko, mais precisamente no seu urso de pelúcia preferido que se chamava "Nicholas, the bear" ("Nicholas, o urso") - que aparentemente era a sua companhia pessoal para todo o lado. Por causa disto, os seus pais passaram a chamar-lhe "Nicky".

O termo "Nicko" surgiu quando Michael, em conjunto com o teclista (tecladista no Brasil) Billy Day se reuniram com o gestor da CBS Records. Billy apresentou-o como "o meu baterista italiano - chama-se Neeko".

O termo agradou a Michael que decidiu desde então usá-lo como o seu nome artístico, tendo efetuado apenas uma pequena adaptação ortográfica na palavra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formação musical[editar | editar código-fonte]

McBrain primeiro queria aprender a tocar bateria em uma idade jovem, depois de ver Joe Morello tocando com o Quarteto Dave Brubeck na televisão.[5] Demonstrou seu talento para a bateria ainda criança quando "batucava" nas panelas de sua mãe.[5] McBrain lembra que tinha onze ou doze anos antes de seu pai lhe comprar seu primeiro kit de bateria "que basicamente era uma snare, um tom-tom, um prato, duas baquetas e um par de escovas."[5] Posteriormente ingressou em bandas de Jazz onde no entanto não viria a ter sucesso, devido principalmente ao seu estilo pesado que não combinava com a leveza do Jazz. Posteriormente, Nicko ingressou para o Heavy Metal, e depois de um tempo, ao entrar no Iron Maiden.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em meados de 1999, em companhia da sua esposa Rebecca, Nicko converteu-se ao cristianismo na igreja de Spanish River perto da sua casa em Boca Raton (Flórida). Segundo seu relato, ao entrarem os dois na igreja, Michael teria chorado e ouvido um chamado. Em depoimentos posteriores, ele disse: "sentei-me a pensar, 'não bebi nada ontem, por que não consigo manter-me de pé?'" e "'Eu tinha uma fervente relação com Jesus a acontecer no meu coração".[6][7]

Rock Aid Armenia[editar | editar código-fonte]

Em 2010, Nicko foi convidado por seus amigos Ian Gillan e Tony Iommi para gravar algumas músicas, juntamente com colegas músicos Mikko Lindström, Jon Lord e Jason Newsted, como parte do projeto de caridade Rock Aid Armênia, sendo que, todos os rendimentos foram doados para a reconstrução de uma escola de música danificada pelo terremoto em Gyumri, Arménia.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Top 50 Hard Rock + Metal Drummers of All Time». loudwire.com 
  2. «10 best metal drummers in the world right now». www.musicradar.com 
  3. Ling, Dave (2005). «Nicko McBrain». Metal Hammer presents: Iron Maiden 30 Years of Metal Mayhem: 103 
  4. Wall 2004, p. 374.
  5. a b c Wall, pág. 235.
  6. «Nicko McBrain». Godscare.net. Consultado em 2 de junho de 2009. Arquivado do original em 23 de julho de 2011 
  7. WCA News (abril de 2001). «Cracking Through a Heart of Iron». rockgod.co.nz. Consultado em 2 de junho de 2009 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Budofsky, Adam; Heusel, Michele; Dawson, Michael Ray; Parillo, Michael (2006). The Drummer. Hal Leonard Corporation. ISBN 978-1-4234-0567-2.
  • Wall, Mick (2004). Iron Maiden: Run to the Hills, the Authorised Biography (third ed.). Sanctuary Publishing. ISBN 1-86074-542-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Iron Maiden