Farroupilha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 51: Linha 51:
}}
}}
----
----
OI, EU SOU GOKU
OCORREU EM 2013, NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, COM A INVASÃO DOS ESCRAVOS BRASILEIROS, GABRIEL LUIZ PUXOU SUA P90 E MATOU TODOS OS ESCRAVOS E VIROU O TOP FRAG DA REVOLTA


O local onde foi erguido o município era habitado por imigrantes provindos da Itália a partir do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região.
O local onde foi erguido o município era habitado por imigrantes provindos da Itália a partir do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região.

Revisão das 01h41min de 16 de junho de 2013

 Nota: Para outros significados, veja Farroupilha (desambiguação).
Farroupilha
  Município do Brasil  
Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Símbolos
Bandeira de Farroupilha
Bandeira
Brasão de armas de Farroupilha
Brasão de armas
Hino
Lema Berço da Imigração Italiana no RS
Gentílico farroupilhense
Localização
Localização de Farroupilha no Rio Grande do Sul
Localização de Farroupilha no Rio Grande do Sul
Localização de Farroupilha no Rio Grande do Sul
Farroupilha está localizado em: Brasil
Farroupilha
Localização de Farroupilha no Brasil
Mapa
Mapa de Farroupilha
Coordenadas 29° 13' 30" S 51° 20' 52" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Região metropolitana Caxias do Sul
Municípios limítrofes Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Alto Feliz, Nova Pádua, Carlos Barbosa e Nova Roma do Sul
Distância até a capital 110 km
História
Fundação 11 de dezembro de 1934
Administração
Prefeito(a) Claiton Gonçalves (PDT, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [1] 359,30 km²
População total (Censo IBGE/2011[2]) 67,641 hab.
Densidade 0,2 hab./km²
Clima subtropical (Cfa)
Altitude 783 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,844 muito alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 1 278 072,191 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 20 392,38
Sítio [1] (Prefeitura)

OI, EU SOU GOKU

O local onde foi erguido o município era habitado por imigrantes provindos da Itália a partir do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região.

O nome do município remete a Revolução Farroupilha.Acontecida em 1835 até 1845 em homenagem ao centenário da revolução um ano antes em 1934 Faroupilha foi emancipada.Antes, ainda como colônia da cidade de Caxias do Sul.


História

Farroupilha é caracterizada por ser o berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul e da imigração italiana em Santa Catarina. As primeiras famílias de imigrantes desembarcaram na localidade que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano (atual distrito de Farroupilha) em maio de 1875, vindas da região de Milão, ao norte da Itália.

A estrutura do município de Farroupilha começou a tomar forma quase que imediatamente à instalação das primeiras famílias de imigrantes em Nova Milano. Segundo dados históricos, entre 1885 e 1886, na Colônia Sertorina, que ficava em parte dentro do atual território farroupilhense, entre Linha Palmeiro (Bento Gonçalves) e a 1ª e 2ª Léguas (Caxias do Sul) Feijó Junior, dono das terras, instalou uma comunidade habitada por imigrantes italianos, principalmente trentinos e trevisanos.

A localidade, onde atualmente é o bairro Nova Vicenza, tomou o nome de Linha Vicenza, e posteriormente de Nova Vicenza, paróquia de São Vicente. Os primeiros moradores teriam sido imigrantes italianos já assentados na Colônia Conde D'Eu (atual Garibaldi). Sentindo as potencialidades de desenvolvimento da nova comunidade, esses imigrantes venderam o que possuíam e instalaram-se na nova área. Como a mesma distava muito de Caxias do Sul e da Colônia Dona Isabel (atual Bento Gonçalves), tiveram de criar condições de sobrevivência, surgindo os primeiros artesãos, a casa de comércio, a igreja, o ferreiro.

O lugarejo prosperou rapidamente. Conseguiram um padre permanente e a instalação de uma escola, sob a responsabilidade das irmãs da congregação de São Carlos. Não havia ainda estradas na Colônia Sertorina. Era utilizada a estrada Caxias do Sul – Bento Gonçalves, que corria junto a linha do limite Norte da Colônia Sertorina. Enquanto isso Nova Milano, situada fora da Colônia Sertorina, localizada a cerca de 8 km ao Sul de Nova Vicenza, também progredia. Já era 3º distrito de Caxias do Sul, tinha cartório, padre, igreja, sub-intendente e a atividade econômica principal era a agricultura. Em 1º de junho de 1910 foi inaugurada a ferrovia Montenegro - Caxias do Sul. A linha férrea passou entre as duas localidades, tendo sido construída a estação de trem e o armazém da ferrovia onde hoje é área central de Farroupilha.

A estação foi denominada “Nova Vicenza” e em torno da mesma começou a surgir um novo núcleo habitacional. Em seguida surgiu a estrada Júlio de Castilhos que iniciava em São Sebastião do Caí, passava por Nova Milano, estação Nova Vicenza, pela Nova Vicenza original, seguindo até Antônio Prado, dando mais força à expansão do novo núcleo urbano, esvaziando populacional e economicamente Nova Milano e a outra comunidade, a primeira Nova Vicenza. Em 1918 o 3º distrito de Caxias do Sul teve sua sede administrativa transferida para a estação Nova Vicenza. Em 1927, pelo grande desenvolvimento, Nova Vicenza foi designada como 2º distrito de Caxias do Sul.

Com o progresso econômico da nova região foi inevitável que surgisse um movimento de emancipação. Os moradores dos novos núcleos queriam autonomia administrativa e política. Em 1934, uma comitiva de 35 farroupilhenses, liderados por Ângelo Antonello representando as comunidades de Nova Vicenza, Nova Milano, Vila Jansen e Nova Sardenha, entregou uma petição ao então interventor federal José Antônio Flores da Cunha. O município de Farroupilha foi criado através do decreto estadual 5.779 de 11 de dezembro de 1934. O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, comemorado no ano seguinte.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 29º13'30" sul e a uma longitude 51º20'52" oeste, estando a uma altitude de 783 metros.

Possui uma área de 359,30 km² e sua população estimada em 2012 é de 65 mil.

Outros dados

  • Área urbana: 40,32 km²
  • Área rural: 318,98 km²
  • Taxa de analfabetismo= 4,37% (2000)[carece de fontes?]
  • Expectativa de vida = 74,11 anos (2000)
  • IDH: 0,844 [2]

Economia

Polo coureiro-calçadista Capital Nacional da Malha Maior Produtor de Kiwi do País Maior Produtor de uva Moscato. Farroupilha tem uma economia diversificada sendo forte em diversos pontos, como o comércio, onde se destacam as redes de lojas de móveis e eletrodomésticos, destacam-se também as inúmeras industrias metalúrgicas, de papéis e papelão, indústrias textis e as muitas malharias, industrias moveleiras de sucos e as vinícolas e a indústria e comércio de ferragens.

Empresas

Existem 4.615 Alvarás concedidos no município de Farroupilha.[5] São 731 na área industrial, 1.435 em serviços, 1.625 no comércio, 539 autônomas e 285 profissionais liberais a industria corresponde a metade do ICMS.

Entre suas Principais Industrias estão: Tramontina, Trombini, Melita do Brasil, Bigfer, ITM Industrias Textis, Máquinas Sazi, Vompar refrescos, Malharia Anselmi, Malharia Biamar, Tecnovidro, Guerra S.A, Soprano e Grendene e Lojas Colombo que possuem suas sedes na cidade só para citar algumas empresas.

Finanças

Embora, em termos de população Farroupilha apareça na 31ª posição no estado do Rio Grande do Sul, em Valor Adicionado de ICMS o município aparece em 19º lugar entre os 496 municípios do Estado. [3]

Nota Farroupilha

Em 2011, o município implantou a Nota Farroupilha, programa que prevê a devolução de parte do ISS para que os municípes façam abatimento no seu IPTU.

A Nota Farroupilha aplica-se às notas fiscais de prestadores de serviços. [4]

Índices

Segundo dados do IFDM da Firjan, Farroupilha é o 2º município do RS em desenvolvimento no estado(dados de 2009).

Segundo a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Farroupilha possui o 26º PIB do estado. Sendo que em 2009 ficou entre os 10 municípios de maior crescimento.


Comércio

Banrisul - Agência Farroupilha, à noite.

Nos últimos anos Farroupilha tem se consolidado como um importante polo de redes varejistas, contando com importantes redes de lojas. Farroupilha é o berço da Lojas Colombo.

Turismo

Farroupilha é o maior ponto de turismo de compras da região e do estado do Rio Grande do Sul, possui 7 Shoppings com vendas no atacado e varejo, uma vitrine sempre aberta dos produtos do setor malheiro. Entre outros pontos turísticos estão:

A cascata do Salto Ventoso: Com uma cascata com 52 metros de altura, que cai e forma uma cortina de água sobre uma gruta de 200 metros de comprimento e 35 metros de altura, a queda d' água se destaca por se localizar em plena mata nativa.

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus: Localizada na Praça da Matriz no centro da cidade, possui estilo neo-gótico e foi inaugurada em 1935. A igreja possui duas naves separadas por duas torres de 49 metros de altura. A praça em torno da igreja foi toda revitalizada e é um dos pontos de descanso dos moradores nos fins de tarde.

Parque dos Pinheiros: Com 22 hectares é o pulmão do Centro da cidade, possui restaurante e boa estrutura com piscina pública para veraneio, pista para caminhadas, parque infantil, pista de skate quadra de futebol e vôlei de areia e sua principal atração seu grade lago artificial.

Nova Milano: Considerada berço da Imigração italiana no Estado do Rio Grande do Sul, fica situada a 5km do centro da cidade foi o núcleo que abrigou as primeiras famílias vindas da Itália.

Santuário de Caravaggio: Maior Santuário religioso de fé do sul do Brasil, recebe milhares de fiéis no dia 26 de maio, data de Nossa Senhora do Caravaggio. Conta com infra-estrutura de bares, restaurantes, venda de artigos religiosos, recebe cerca de 1,8 milhões de visitantes ao ano.

Museu casa de Pedra: Residencia construída com pedras talhadas a ferro em 1896, pela família Finn, era o principal comércio da época na região e abastecia os imigrantes com todo tipo de produtos.

Embora a cidade não seja ainda uma referencia turística na serra gaúcha ela esta se tornando uma cidade turística, é uma cidade com inverno com temperaturas negativas, uma cidade industrial que se mostra competente em misturar industrias e clima italiano em um mesmo lugar com gastronomia tipica e o melhor lugar para compras de roupas na serra gaúcha.

Política


Infraestrutura

Educação

Segundo dados Farroupilha possui o 5º melhor IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - do Rio Grande do Sul Em 2012 um aluna farroupilhense ganhou as Olímpiadas de Matemática do Brasil. Ensino técnico - Profissionalizante qualificado para várias áreas empresariais. Possui 39 escolas sendo 27 municipais , 10,estaduis e 2 particulares , sendo 6 escolas de ensino médio

Universidades presentes no município: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ensino Superior de Farroupilha,

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Farroupilha conta com uma ampla rede de atendimentos formada por unidades básicas de saúde nos bairros, unidades do programa saúde da família, possui 11 unidades de saúde e 1 hospital.

Serviços

O abastecimento de água na cidade é realizado pela Companhia Riograndense de Saneamento. O fornecimento de energia elétrica é realizado pela Rio Grande Energia.

Transporte público

Farroupilha é servida por uma rede de linhas de ônibus que são operadas por uma empresa: Bento cidade de Farroupilha. Há também o serviço seletivo, operado por micro-ônibus, com tarifa diferenciada. A cidade possui terminal urbano, mas várias linhas municipais possuem ponto central na Praça da Matriz, ao lado da Praça da Emancipação. A Rodoviária de Farroupilha se localiza na rua Silveira Martins , e é servida por linhas para cidades da região e do resto do Estado.

Cultura

Na década de 1980 e 1990, Farroupilha sediou várias verões anuais do Festival Gaúcho de Arte e Folclore (FEGART). Participavam grupos tradicionalistas (GT) e centros de tradições gaúchas (CTGs) de várias partes do estado.

Mídia

Em Farroupilha existem retransmissoras de TV em UHF e VHF que retransmite os sinais das seguintes emissoras de televisão:

  • Canal 12 VHF - RBS TV Caxias do Sul - Rede Globo
  • Canal 10 UHF - Band RS - Rede Bandeirantes
  • Canal 49 UHF - TV Pampa Centro - RedeTV!
  • Canal 19 UHF - SBT Porto Alegre - Sistema Brasileiro de Televisão
  • Canal 24 UHF - TV Fraternidade - Canção Nova
  • Canal 02 UHF - TV Record RS - Rede Record
  • Canal 07 UHF - TVE RS - TV Cultura
  • Canal 59 UHF - TV Novo Tempo
  • Canal 27 UHF - UCSTV
  • Canal 57 VHF - Rede Vida
  • Canal 55 VHF - TV Urbana - Esporte Interativo

Possui uma emissora de TV a cabo própria do municipio: TV Farroupilha Canal 14 , ambas retransmitida pela NET.

Possui o Portal de noticias da internet : o portal Ofar cujo o endereço é http://www.ofar.com.br

Possui Quatro jornais em circulação :Ofarroupilha ,Informante ,Dominio da Noticia e Folheca.

A cidade ainda Possui quatro rádios : Spaço FM 100.9 , Sonora FM 87.5 , Miriam 1160 AM e a radio Viva FM 94.5

Esporte

A cidade foi escolhida como uma das sub cidades da copa para abrigar treinos de seleções para a copa do mundo de 2014;

A cidade possui boa infraestrutura de quadras e campos de futebol, possui inumeros times de futebol amadores, seu principal time de futebol é o SERC Brasil de Farroupilha que possui como sede o Estádio das Castanheiras,com ótima infraestrutura e com um dos melhores gramados do Brasil.

A cidade conta com uma das principais pistas de Kart do Brasil. Além dos eventos estaduais e nacionais que o local recebe, o visitante pode usufruir da pista, fazendo manobras e disputando provas com amigos.

Beleza

Farroupilha também é a cidade da Miss Brasil 2011, Priscila Machado.

Galeria

Cidade-irmã

No ano de 2009 foi assinado gemmelaggio com a cidade de Latina, na Itália, que possui características próximas a Farroupilha. As duas se emanciparam na década de 30, as duas cidades são produtoras de kiwi e as duas cidades foram colonizadas por famílias da região do Vêneto.


Feriados

Além dos feriados nacionais previstos em lei, a cidade tem feriados próprios: Sexta-feira Santa e Corpus Christi (móveis), 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio,[6] e 2 de novembro, dia de Finados.[7]

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. «Dados socio-econômicos de Farroupilha» (html). Consultado em 11 de outubro de 2011 
  6. Feriados. SINDILOJAS. Acesso 25 set 2010
  7. Feriados Municipais do Rio Grande do Sul. Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, p. 17

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons

Predefinição:Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense Predefinição:Aglomeração urbana do Nordeste do Rio Grande do Sul

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.