Fearless (canção de Pink Floyd)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Fearless"
Canção de Pink Floyd
do álbum Meddle
Lançamento 30 de Outubro de 1971 (EUA)
5 de Novembro de 1971 (RU)
Gravação Julho de 1971
Morgan Studios, Londres

Agosto de 1971
AIR Studios, Londres

Gênero(s) Folk rock
Duração 6:08
Composição David Gilmour
Roger Waters

David Gilmour

Faixas de Meddle
A Pillow of Winds
(2)
San Tropez
(4)

Fearless é a terceira canção do álbum Meddle da banda de rock progressivo, Pink Floyd, de 1971. A canção têm um tempo calmo, e um som acústico melancólico, que lembra as outras faixas do mesmo lado desse álbum. Roger Waters compôs a canção usando uma afinação em Sol Maior, que aprendeu com Syd Barrett. Waters toca a parte do violão na gravação de estúdio, apesar de normalmente tocar o baixo.

Perto do começo e no final da faixa, existe uma gravação ao ar livre, de um coro de fãs do Liverpool, cantando "You'll Never Walk Alone", que se sobrepõe na música. Essa música de Rodgers e Hammerstein se tornou um hino do time de futebol Liverpool depois que Gerry & the Pacemakers fizeram um hit com a gravação deles. Os fãs gritam repetidamente "Liverpool !" depois da conclusão da música, e o grito deles reverbera através do campo estéreo de uma maneira sombria, o que produz, de algum jeito, um efeito psicodélico naqueles que ouvem a faixa com fone de ouvido.

A canção é praticamente conhecida como um hit underground do Pink Floyd, porque apesar de não ter sido lançado como um single no Reino Unido ou tocado Ao vivo pela banda, ela continua como favorita entre fãs mais fortes. O título deriva de uma gíria de futebol para "legal", o que se tornou um cliché ao longo da turnê da banda. "Here Comes A Soul Saver", uma faixa do álbum de 1995 de mesmo nome, do The Charlatans, tem mais do que uma mera semelhança com "Fearless".

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

com :

  • Coro de fãs do Liverpool - cantando "You'll never walk alone"

Versão cover[editar | editar código-fonte]

Uma versão cover de Fearless de Tom Freund aparece no álbum tributo A Fair Forgery of Pink Floyd

Derek W Dick aka "Fish" (ex-cantor da banda de progressivo Marillion) também fez cover dessa canção no álbum "Songs From the Mirror" de 1993.

A banda de Nova Iorque Ambulance Ltd. também faz cover no álbum New English EP.