Foquinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Foquinha
Foquinha em 2019
Nome completo Fernanda Catania
Nascimento 27 de outubro de 1987 (32 anos)
São Paulo, São Paulo
Nacionalidade Brasileira
Cônjuge André Brandt (atualmente)
Ocupação

Fernanda Catania, mais conhecida como Foquinha (São Paulo, 27 de outubro de 1987), é uma jornalista de entretenimento, repórter, youtuber e apresentadora brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu apelido Foquinha foi dado por seus amigos, devido ao fato de ter olhos grandes e escuros, esse era seu apelido desde muito nova e ela adotou o apelido até os dias de hoje.

Formada em jornalismo desde 2009 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fernanda trabalhou como repórter da Rolling Stone Brasil durante 9 meses em 2010 e no mesmo ano entrou como estagiária na Capricho, onde posteriormente se tornou editora de entretenimento e permaneceu por 5 anos na empresa.

Foi em janeiro de 2015 quando ela saiu do seu emprego na Capricho e abriu um canal no YouTube, onde trabalha como apresentadora até hoje. Ela afirma em entrevista que, no começo, não foi fácil a transição de veículos de mídia, já que ela largou um cargo legal e bom salário para investir em seu canal no YouTube. Entretanto, Foquinha afirma que quando começou a ser ela mesma, tudo mudou.

Segundo ela, o canal foi criado para ter uma oportunidade na televisão, mas logo em seguida percebeu que poderia ter seu próprio veículo de comunicação, mas também afirma que pretende manter projetos tanto no seu canal, como na web e na TV, onde atualmente trabalha como repórter do Multishow. [1]

Foquinha é casada com o roteirista André Brandt, e eles trabalham juntos em um podcast chamado Donos da Razão. [2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2010-15: Rolling Stone Brasil e Capricho[editar | editar código-fonte]

Durante seu tempo trabalhando na Rolling Stone Brasil, ela trabalhou tanto no site como na revista e entrevistou artistas nacionais e internacionais da cultura pop, também cobrindo vários grandes eventos. Além disso, escreveu resenhas de filmes, séries, discos e shows.

Na Capricho, onde permaneceu por 5 anos, trabalhou como estagiária, editora, repórter e apresentadora da TV Capricho. Na revista, Fernanda tinha uma coluna sua, chamada Role com a Fê, onde contava sobre seus encontros com celebridades do mundo inteiro.

Também trabalhou cuidando das capas da revista Capricho, assim como trabalhava no entretenimento do site.

Alguns nomes que ela entrevistou durante esse período são: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Demi Lovato, Selena Gomez, Britney Spears, Miley Cyrus, Taylor Swift, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Chris Evans, Caio Castro, Sabrina Sato, Ivete Sangalo, Fiuk e Luan Santana.

2015-presente: YouTube e Multishow[editar | editar código-fonte]

Em 2015, ela parou de trabalhar com sites e revistas para criar seu canal no YouTube, cujo nome é Foquinha. Hoje, com mais de 1,7 milhões de inscritos e cerca de 159 milhões de visualizações no total,[3] ela é uma YouTuber consolidada na plataforma. Ela traz quadros com notícias sobre o mundo do entretenimento e também faz quadros e entrevistas com amigos e famosos, além de vlogs sobre sua vida pessoal.

Alguns nomes que Foquinha levou para seus quadros e entrevistas em seu canal são: Little Mix, Now United, Ed Sheeran, Anitta, entre outros.

Além do YouTube, ela também trabalha como repórter do canal Multishow, onde ela faz coberturas em grandes eventos, como o Rock in Rio.[4]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Função Nota
2019 TVZ Ao VIvo Apresentadora Multishow
2019 Villa Mix no Multishow Apresentadora Multishow

Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Função Nota
2015 Foquinha Ela mesma/Apresentadora
2015 Meus Prêmios Nick Repórter Série de vídeos em seu canal no Youtube
2017 Rock in Rio Apresentadora/Repórter Canal Música Multishow
2019 Rock in Tube Apresentadora/Repórter Canal Música Multishow

Referências

  1. «Foquinha relembra quando deixou cargo e salário bons para ser youtuber: "Falavam que eu era louca"». Quem. Consultado em 20 de maio de 2020 
  2. «Foquinha (Fernanda Catania)». Criadores iD. Consultado em 22 de maio de 2020 
  3. «Foquinha». YouTube. Consultado em 20 de maio de 2020 
  4. «Foquinha - Rock in Rio - Especiais». MULTISHOW. Consultado em 20 de maio de 2020