Grand Theft Auto: Chinatown Wars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Grand Theft Auto: Chinatown Wars
Desenvolvedora(s) Rockstar Leeds
Rockstar North
Publicadora(s) Rockstar Games
Distribuidora(s) Take-Two Interactive
Produtor(es) Leslie Benzies
Gordon Hall
Escritor(es) Dan Houser
David Bland
Programador(es) Al Dukes
Artista(s) Ian Bowden
Plataforma(s) Nintendo DS
PlayStation Portable
Série Grand Theft Auto
Data(s) de lançamento Nintendo DS
  • AN 17 de março de 2009
  • EU 20 de março de 2009
  • JP 29 de outubro de 2009
PlayStation Portable
  • AN 20 de outubro de 2009
  • EU 23 de outubro de 2009
  • JP 11 de março de 2010
Gênero(s) Ação-aventura
Modos de jogo Um jogador
Multijogador
Grand Theft Auto IV
Grand Theft Auto V
Página oficial

Grand Theft Auto: Chinatown Wars é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Rockstar Leeds junto com a Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. É um título da série Grand Theft Auto e foi lançado para Nintendo DS em março de 2009 e para PlayStation Portable em outubro.

História[editar | editar código-fonte]

A história gira em torno de gângsters chineses e coreanos. O jogador assume o papel de Huang Lee, um jovem de 25 anos, membro da Tríades, que deve entregar uma relíquia do seu pai recém-assassinado, uma espada da família, ao seu tio Wu Lee, agora o novo patriarca. Huang é emboscado no caminho e ele não só deve recuperar a espada, mas vingar da morte do pai no processo.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Chinatown Wars traz uma apresentação diferente dos jogos anteriores da série. Em vez de uma câmera por trás do personagem ou uma visão por cima do personagem, o jogo visa uma câmera giratória. Por ter sido lançado inicialmente para o Nintendo DS, o jogo possuí um sistema de furtos, missões e mini-games totalmente diferente dos demais jogos da série, como por exemplo, o sistema de Tatuagens e o uso de armas explosivas. Nos níveis de procurado, o jogo apresenta uma nova mudança, que são os carros de polícia, que quando são eliminados o jogador perde uma de suas estrelas de procurado. Nos mini-games mais polêmicos de toda a série, está o mini-game de traficar drogas. Na nova jogabilidade para portáteis, temos um PDA. que tem um sistema de compra de armas pela internet, através da loja Ammu-Nation e o sistema de GPS, além também de um e-mail, em que o jogador recebe missões e até mesmo ofertas em drogas.

Além disso, também foi incluído no jogo uma loja de carros contrabandeados. Esse é o único lugar em que o jogador pode conseguir um tanque-de-guerra, um helicóptero e até carros comuns, porém na versão à prova-de-balas.

Veículos[editar | editar código-fonte]

Grand Theft Auto: Chinatown Wars utiliza um sistema diferente de furto dos outros jogos da série Grand Theft Auto, em que o jogador deve usar sua caneta como uma chave de fenda na ranhura para ser a chave do veículo. Após fazê-lo, o alarme do veículo pode ser um objeto de compensação, que pode ser desativado com um dispositivo especial. Diferentes veículos necessitam de diferentes ferramentas que podem ser hotwired. Em veículos elétricos, uma ação usando os fios é usada para ligar o carro, já nos carros mais raros, a ação é feita usando códigos.

O jogo também inclui veículos que só podem ser encontrados em um ou dois lugares no mapa, sendo eles um trator, um Kart, um Caminhão-Cegonha e até um tanque-de-guerra, que só pode ser obtido comprando-o em uma loja de carros no jogo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2016).
  • GTA Chinatown Wars é o único jogo do Nintendo DS a ser classificado como +18 anos Z pela CERO, organização que classifica filmes e jogos no Japão.
  • Caso você fizesse uma pré-venda na Gamestop da América, o jogo vinha habilitado com um código em que o jogador tinha todas as armas desbloqueadas na Ammu-Nation e 10.000 dólares logo no começo, além disso, também era possível desbloquear um Infernus (Carro do jogo) na versão à prova-de-balas, que não tinha como ser desbloqueado normalmente.
  • GTA Chinatown Wars é o primeiro da série a adicionar um personagem principal chinês.
  • Segundo uma revista, em uma entrevista, foi dito que o jogo para o Nintendo DS tinha cerca de 800.000 linhas de código, sendo considerado o jogo de Nintendo DS mais complexo já feito.
  • GTA Chinatown Wars é o único jogo da franquia na era HD em que o personagem não pode pular. O mais próximo de um pulo é apenas rolando sobre os carros e paredes.
  • GTA Chinatown Wars é considerado um excelente jogo e ele recebeu notas altíssimas e criticas excelentes e até mesmo ganhou o prêmio Spike Video Game Awards de 2009 como melhor jogo portátil, mas o jogo foi considerado um fracasso nas vendas tanto no DS e tanto no PSP.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]