Grand Theft Auto: Chinatown Wars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grand Theft Auto: Chinatown Wars
GTA chinatown wars logo.png
Grand Theft Auto: Chinatown Wars
Produtora(s) Rockstar North, Rockstar Leeds
Editora(s) Rockstar Games
Plataforma(s) Nintendo DS
iOS
PSP
PS Vita
Android
Série Grand Theft Auto
Data(s) de lançamento
  • AN 17 de Março de 2009

  • PAL 20 de Março de 2009
Gênero(s) Ação, Tiro em terceira pessoa
Número de jogadores 1
Classificação Permitido para maiores de 18 anos BBFC (Reino Unido)
Inadequado para menores de 18 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 18 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 15 anos i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 18 anos i USK (Alemanha)
Média Nintendo DS Game Card, UMD
Último
Grand Theft Auto IV
Grand Theft Auto V
Próximo

Grand Theft Auto: Chinatown Wars é um jogo da Rockstar Games, é o quarto jogo da série Grand Theft Auto para um Console de videogame da Nintendo, Nintendo DS (Os primeiros eram GTA1 e GTA2 para GameBoyColor, depois Grand Theft Auto Advance, para Game Boy Advance) da Sony, PSP, do Android e da Apple Inc., (iPhone, iPad e iPod Touch). O jogo se passa novamente em Liberty City, no ano de 2009. O protagonista é um membro da gangue Triads, Huang Lee, durante o jogo o personagem irá tentar se vingar da morte do seu pai e achar uma relíquia da familía.[1][2][3][4][5][6]

Apesar da fama da Nintendo de ser conservadora e presar por jogos sem violência, um dos pedidos da empresa à Rockstar foi que o jogo fosse do padrão da franquia GTA, sem censura ou diminuição em nada.

"A Nintendo queria que nós fizéssemos um jogo para a plataforma dela, e nós queríamos fazer um para a plataforma dela. Mas ela não queria que nós fizéssemos um GTA com menos violência e voltado para crianças, um dos pedidos foi para que fizéssemos um jogo como normalmente fazemos."
―Disse Dan Houser, criador da franquia.

História[editar | editar código-fonte]

A história gira em torno de chineses e coreanos gangsters. O jogador assume o papel de Huang Lee, um jovem de 25 anos, membro da Tríades, que deve entregar uma relíquia de seu pai recém-assassinado, uma espada da família, a seu tio Wu Lee, agora o novo patriarca. Huang é emboscado no caminho, e ele não só deve recuperar a espada, mas vingar da morte do pai no processo.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Chinatown Wars tem uma apresentação diferente de jogos anteriores da série. Em vez de uma câmera por trás do personagem, ou uma visão por cima do personagem, o jogo visa uma câmera giratória. Por ter sido lançado inicialmente para Nintendo DS, o jogo possuí um sistema de furtos e missões e mini-games totalmente diferente dos demais jogos da série, como por exemplo o sistema de Tatuagens e o uso de armas explosivas. Nos níveis de procurado o jogo apresenta uma nova mudança, que são os carros de polícia, quando eliminados o jogador perde uma de suas estrelas de procurado. Nos mini-games mais polêmicos de toda a série, o mini-game de traficar drogas. Na nova jogabilidade para portáteis, temos um PDA. que tem um sistema de compra de armas pela internet, através da loja Ammu-Nation e o sistema de GPS, além também de um Email, em que o jogador recebe missões e até mesmo ofertas em drogas.

Além disso, também foi incluído no jogo uma loja de carros contrabandeados, esse é o único lugar em que o jogador pode conseguir um tanque-de-guerra, Helicóptero e até carros comuns porém em versão aprova-de-balas.

Veículos[editar | editar código-fonte]

Grand Theft Auto: Chinatown Wars utiliza um sistema diferente o furto de outros jogos da série Grand Theft Auto, em que o jogador deve usar sua caneta como uma chave de fenda na ranhura para hotwire chave do veículo. Após fazê-lo, o alarme do veículo pode ser objeto de compensação, que pode ser desativada com um dispositivo especial. Diferentes veículos necessitam diferentes ferramentas que podem ser hotwired.Em veículos elétricos uma ação usando fios é usada para ligar o carro, já em carros mais raros, a ação é feita usando códigos.

O jogo também incluiu veículos que só podem ser encontrados em um ou dois lugares do mapa, sendo eles um trator, Kart, Caminhão-Cegonha e até um tanque-de-guerra, que só pode ser obtido comprando em uma loja de carros no jogo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • GTA Chinatown Wars é o único jogo do Nintendo DS a ser classificado como +18 anos Z pela CERO, organização que classifica filmes e jogos no Japão.
  • Caso você fizesse uma Pré-venda na Gamestop da América, o jogo vinha habilitado com um código em que o jogador tinha todas as armas desbloqueadas na Ammu-Nation e 10,000 dólares logo no começo, além disso também era possível desbloquear um Infernus (Carro do jogo) em versão aprova-de-balas, que não tinha como ser desbloqueado normalmente.
  • GTA Chinatown Wars é o primeiro da série a adicionar um personagem principal da série chinês.
  • Segundo uma revista, em uma entrevista foi dito que o jogo para Nintendo DS tinha cerca de 800,000 mil linhas de código, sendo considerado o jogo de Nintendo DS mais complexo já feito.
  • GTA Chinatown Wars é o único jogo da franquia na era HD em que o personagem não pode pular, o mais próximo a um pulo é apenas rolar sobre os carros e paredes.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]