Rockstar North

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rockstar North
Rockstar North logo.png
Tipo subsidiária
Indústria videogames, jogos de computador
Fundação 1988
Sede Leith Street, Edimburgo, Escócia, Reino Unido
Pessoas-chave Dr. Ian Lane Davis
Empregados cerca de 100
Produtos Grand Theft Auto, Lemmings, Manhunt
Página oficial Rockstar North.com

Rockstar North (antiga DMA Design Limited) é uma empresa escocesa cujo negócio é o desenvolvimento de jogos para computadores e consoles. Fundada na cidade de Dundee pelo desenvolvedor David Jones, é hoje sediada em Leith Street, Edimburgo, tendo ainda Jones na presidência. A Rockstar North é subsidiária da Rockstar Games, que por sua vez é de posse da Take Two Interactive Software.

A Rockstar North foi a desenvolvedora responsável por uma das séries de jogos mais vendidos e mais polêmicos de todos os tempos: a série Grand Theft Auto, cujas versões GTA III, GTA: Vice City, GTA: San Andreas e, principalmente, GTA V, seu título mais recente, constam na lista dos jogos mais vendidos da história. A empresa também produz os jogos da famosa série Manhunt e, no passado, quando ainda se chamava DMA, produziu a franquia Lemmings.

Histórico da empresa[editar | editar código-fonte]

Década de 1980[editar | editar código-fonte]

O nome DMA foi retirado de manuais de programação do computador Amiga e significava "Direct Mind Access" ("Acesso Direto à Mente"), embora alguns funcionários dissessem, de forma bem-humorada, que significava "Doesn't Mean Anything" ("Não Significa Nada"). Nos anos de 1988 e 1989, a DMA e a inglesa Psygnosis desenvolveram os jogos Menace e Blood Money, jogos de tiro ambientados no espaço, que logo chamaram a atenção do público e da crítica. O Amiga era o computador mais popular da Europa naquela década, e obviamente foi o primeiro a receber as versões desses jogos, que ainda tiveram versões para Commodore 64, DOS e Atari.

Início da década de 1990[editar | editar código-fonte]

A grande virada da DMA veio com o jogo Lemmings, um jogo simples, cujas vendas alcançaram a marca de 20 milhões de cópias em 21 sistemas diferentes, incluindo computadores e consoles. Praticamente todos os consoles mais populares da década de 1990, como os da Sega e os da Nintendo, tiveram versões do jogo. Nos anos seguintes, os esforços da empresa permaneceram voltados para o jogo e suas continuações (houve inclusive duas versões especiais de natal). Outros jogos apareceram nessa época, como Walker e Hired Guns, e outras versões do jogo Lemmings foram lançadas algum tempo depois, mas por outra empresa.

O jogo Unirally, lançado nos Estados Unidos com o nome Uniracers, foi o primeiro jogo da empresa a estrear em console, e não no Amiga (o console foi o Super Nintendo). Distribuído pela Nintendo, marcou o fim da parceria com a Psygnosis, que fora comprada pela japonesa Sony. Após lançar alguns títulos para o console 3DO, a DMA foi convocada pela Nintendo para integrar uma espécie de "Dream Team" de empresas desenvolvedoras de jogos para o console Ultra 64 (que em seguida foi rebatizado para Nintendo 64) ao lado de outras como Rare, Paradigm, Midway Games e LucasArts.

Nessa época, a DMA produziu um título exclusivo do N64 chamado Body Harvest, um jogo de ação em 3D, com veículos, cujo enredo era sobre aliens invadindo a Terra. A Nintendo pediu que a DMA adicionasse elementos de quebra-cabeça e role-playing para atrair os consumidores japoneses, mas como houve muita demora, desistiu de publicá-lo. A Midway assumiu os direitos e finalmente lançou o jogo em 1998, quase três anos atrasado. As reações foram, em geral, favoráveis, em particular pelas inovações trazidas pelo jogo e pela jogabilidade, embora os gráficos tenham recebido algumas críticas.

Nesse meio tempo, a empresa lançou (sob o já extinto selo BMG Interactive) o jogo Grand Theft Auto, para PC e Playstation I. O jogo utilizava o mesmo esquema de Body Harvest, em que o jogador podia controlar qualquer veículo disponível no ambiente, mas era 2D, top-down (o jogador vê a cidade como se estivesse em um helicóptero) e o enredo envolvia polícia e bandidos, com um "pequeno" diferencial: o jogador assumia o papel do bandido, e não da polícia. Como um ladrão de carros, o objetivo era escalar uma espécie de ranking do crime organizado, roubando carros e outros veículos em famosas cidades americanas. O jogo se tornou um sucesso, chamando a atenção (e gerando muita controvérsia) por conta da violência que apresentava.

O segundo título da DMA para o N64, Space Station Silicon Valley, continuou seguindo o conceito de múltiplos veículos, dessa vez voltando ao esquema 3D e com robôs em forma de animais ao invés de carros e caminhões.

Fim da década de 1990[editar | editar código-fonte]

No ano de 1997, a DMA foi comprada pela distribuidora britânica Gremlin Interactive, com Jones assumindo o papel de diretor de criação de ambas. A Gremlin distribuiu dois títulos—a versão britânica de Body Harvest e a versão para PC de Wild Metal Country, um jogo de tanques de guerra com um complexo esquema de controle e uma física impressionante para a época. No ano de 1999, a Gremlin foi comprada pela distribuidora francesa Infogrames por vinte e quatro milhões de libras esterlinas. No entanto, havia um acordo pré-existente entre a DMA e a BMG Interactive, que havia distribuído a primeira versão de GTA, e em 1999 tivera problemas de ordem financeira, tendo inclusive mudado de nome para Rockstar Games, subdivisão da Take Two.

Portfólio da empresa[editar | editar código-fonte]

Quando ainda se chamava DMA Design:

Já com o nome Rockstar North:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]