Grand Theft Auto: Vice City Stories

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Grand Theft Auto: Vice City Stories
Desenvolvedora(s) Rockstar Leeds
Rockstar North
Publicadora(s) Rockstar Games
Distribuidora(s) Take-Two Interactive
Produtor(es) Leslie Benzies
Projetista(s) David Bland
Escritor(es) Dan Houser
David Bland
Programador(es) Obbe Vermeij
Adam Fowler
Alexander Roger
Andrew Greensmith
Artista(s) Aaron Garbut
Motor Rockstar Leeds 3D
Plataforma(s) PlayStation Portable
Série Grand Theft Auto
Conversões/
relançamentos
PlayStation 2
Data(s) de lançamento PlayStation Portable
  • AN 31 de outubro de 2006
  • EU 3 de novembro de 2006
  • AU 10 de novembro de 2006
PlayStation 2
    • EU 9 de março de 2007
    • AU 9 de março de 2007
    Gênero(s) Ação-aventura
    Modos de jogo Um jogador
    Multijogador (PSP)
    Grand Theft Auto:
    Liberty City Stories
    Grand Theft Auto IV
    Página oficial

    Grand Theft Auto: Vice City Stories é o décimo jogo da série Grand Theft Auto, desenvolvido pela Rockstar Leeds foi lançado pela Rockstar Games exclusivamente para o PlayStation Portable no dia 31 de outubro de 2006. Depois o jogo foi lançado para o Playstation 2.

    Em 24 de março de 2006, a publicadora da série, Take Two Interactive, registrou três marcas comerciais para o termo Vice City Stories. Uma é para um jogo, a outra para vestuário e a terceira para um possível programa de televisão[1]. Em 10 de maio de 2006, a Take-Two anunciou oficialmente o lançamento do título na América do Norte em 17 de outubro de 2006 e na Europa em 20 de outubro de 2006, mas acabou sendo adiado para o dia 31 de outubro de 2006.

    O cenário do jogo é Vice City (o mesmo de Grand Theft Auto: Vice City, algo similar a Liberty City em Grand Theft Auto: Liberty City Stories em relação a GTA 3) e possui uma história diferente. O jogo se passa em 1984, 2 anos antes dos eventos de GTA Vice City. Victor Vance, irmão de Lance Vance (personagem de GTA: Vice City) é o personagem principal.

    A cidade de Vice City apresenta modificações em seu cenário como vários prédios em construção, ela possui um parque de diversões em Vice Point com uma grande roda gigante com o nome de Chunder Wheel. O jogo também conta com as rádios presentes em Vice City com o acréscimo de novas rádios: Paradise FM, VCFL e Fresh FM com novas músicas e propagandas, novos veículos, (como um Jet Ski) novas missões secundárias: (como desafios de Jet Ski), e além de tudo o personagem principal é capaz de nadar.

    O jogo também conta com a participação do cantor Phil Collins interpretando a si mesmo em três missões do jogo, terminando com um concerto do mesmo interpretando a canção In the Air Tonight.

    Enredo[editar | editar código-fonte]

    Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

    O protagonista Victor "Vic" Vance (expressado por Dorian Missick) teve uma educação empobrecida com dois irmãos: Peter Vance que sofre de asma e Lance Vance, este último é conhecido por ser viciado em drogas e por meter a família em problemas, sua mãe Janet Vance que se tornou viciada em cocaína, e sua tia (conhecida apenas como Enid) responsável pela criação dos três irmãos. Para ganhar dinheiro e ajudar sua família problemática, bem como pagar o medicamento de seu irmão mais novo, Vic é empregado como um cabo para o Exército dos EUA.

    Em 1984, cerca de dois anos antes dos acontecimentos de Grand Theft Auto: Vice City, Vic Vance está servindo na base de Fort Baxter em Vice City, Flórida. Seu supervisor, o sargento Jerry Martinez (expressado por Felix Solis), um soldado corrupto do Exército que trabalha como traficante de drogas, dá a Vic uma tarefa de administrar um negócio de tráfico de drogas. Vic chega no iate do comprador, mas eles são emboscados por assaltantes desconhecidos que atacam o barco à tiros, deixando apenas Vic vivo.

    Após o fracasso das negociações, Martinez, apesar de ficar bravo com Vic, dá-lhe um novo emprego. Ele visita Phil Cassidy (expressado por Gary Busey), um excêntrico veterano de guerra que possui um armazém de armas nas docas de Vice City. Cassidy dá-lhe uma arma e testa suas habilidades, pouco depois, Vic se vê envolvido em um tiroteio com uma gangue latina conhecida como Cholos. Ele faz outro trabalho com Martinez, que o persuadiu em buscar sua prostituta Mary em uma festa, em troca ele se livraria das drogas (da transação fracassada) das quais ele obrigou Vic a esconder em seus aposentos pessoais dentro da base, Vic, repudiando o negócio de drogas em Vice City concorda em realizar o favor. Ele vai ao encontro de Phil e ele lhe fornece um carro esportivo. Vic chega na festa, após uma confusão ele se envolve em uma briga com vários clientes enfurecidos da prostituta e resgata a garota. Ele a leva de volta à base, mas um sargento mestre o confronta com um pacote de maconha de sua transação fracassada que encontrou debaixo de sua cama nos seus aposentos, e ele também o confronta sobre a prostituta. Como resultado de sua infração e má conduta em relação ao exército, Vic é desonravelmente dispensado da base e acusado de "alta traição".

    Agora nas ruas de Vice City a mercê do crime organizado crescente na cidade, ele recebe uma mensagem de Phil, que lhe dá sua antiga casa e mais trabalhos. Vic realiza vários trabalhos com ele, geralmente contra os Cholos. Mais tarde, ele conhece Marty Jay Williams, que é o cunhado de Phil. Marty é o líder de uma pequena quadrilha criminosa conhecida como Mafia do Trailer, a quadrilha está envolvida em violências e chantagens de lojas nos subúrbios de Vice City, bem como empréstimos, agiotagem e prostituição. Vic faz várias missões com Marty, muitas vezes protegendo seus negócios. Marty muitas vezes abusa de sua esposa Louise Cassidy-Williams, que tem uma filha com ele, Mary Beth-Williams. Louise desenvolve um relacionamento com Vic, o que irrita Marty. Um dia, Louise é espancada e sequestrada por Marty, que pretende transforma-la em prostituta em seus negócios de prostituição, Vic é capaz de deter Marty e se vê obrigado a mata-lo.

    Com Marty morto, Vic assume os negócios da quadrilha de Marty, agora renomeado como Vance Crime Family. Logo depois, seu irmão, Lance Vance (expressado por Philip Michael Thomas), chega no Aeroporto Internacional Escobar de Vice City, mas eles são emboscados pelos Cholos. Eles conseguem escapar da gangue latina e Lance consegue um apartamento no centro de Vice City (Downtown). Victor Vance expande sua organização, a Vance Crime Family, assumindo negócios e empresas dos Cholos. Vic recebe uma mensagem de Umberto Robina (expressado por Danny Trejo), o líder de uma gangue cubana (a mesma de GTA Vice City, conhecida aqui como Los cabrones) que se surpreende ao saber que Vic agora é dono dos negócios de Marty, do qual Umberto conhecia. De início, Vic e Robina se estranham devido ao tom humorístico e piadas feitas pelo líder cubano, porém, posteriormente Umberto vê Vic como um grande aliado à sua organização criminosa que está em guerra com os Cholos pelo controle dos negócios criminosos no distrito de Little Havana. Vic realiza trabalhos em afiliação com os cubanos, impedindo ondas de violência propagada pelos Cholos nos bairros de Little Havana, salvando o pai de Umberto de uma emboscada, e por fim, destruindo um armazém dos Cholos e diminuindo a influência da gangue em Vice City. Enquanto isso, Lance conhece e entra em contato com um traficante local de drogas chamado Bryan Forbes para o desgosto de Vic, que se nega a trabalhar com drogas, porém, devido a sua necessidade financeira e as chantagens de seu irmão Lance usando a enfermidade de seu irmão mais novo Pete, ele acaba aceitando o contrato com Forbes. Depois de alguns trabalhos com Forbes (incluindo uma distração da polícia de Vice City usando uma van com mercadoria falsa) eles descobrem que Forbes é na verdade um agente secreto da DEA, Lance confronta e ameaça Forbes com uma arma, e após uma discussão na frente do estádio de Vice City, Forbes foge com o dinheiro dos irmãos, Vic é capaz de deter Forbes no processo e os irmãos o sequestram para um antigo prédio abandonado em Little Haiti, onde o forçaram a expor ofertas de drogas para compradores na cidade. Forbes, mesmo em cativeiro e imobilizado, engana os irmãos em várias armadilhas, até mesmo levando-os a um bar gay, onde se envolvem em um tiroteio com os frequentadores do local. Após este incidente eles retornam ao prédio apenas para descobrir que Forbes está tentando escapar de seu cativeiro. Vic o persegue, e no processo acaba matando Forbes.

    Depois disso, eles localizam e roubam um grande transporte de drogas, Vic acredita que o transporte pertence a Martinez, seu antigo superior e responsável por sua expulsão do exército, num ato de vingança e em parceria de Lance ele transporta o carregamento para Vice City Beach, Lance adquire um novo apartamento na ilha turística de Vice City. Os dois são informados por Martinez que o envio de drogas pertence aos poderosos irmãos Mendez, Armando (expressado por Yul Vazquez) e Diego Mendez. Logo, Vic e Lance são sequestrados por eles. Lance insiste em dizer que Martinez foi quem roubou o carregamento de coca e que ele é um agente da DEA. Os irmãos Mendez querem provas e enviam Vic para tirar fotos de Martinez com um agente da DEA, os irmãos Vance copiam os arquivos de Forbes com o arquivo de Martinez, que descreve Martinez como agente. Vic e Lance fazem vários trabalhos para os irmãos Mendez, Armando instrui Vic a entrar em contato com Reni Wassulmaier (expressado por Barbara Rosenblat), um cineasta transexual. Reni dá a Vic vários trabalhos, Vic também ajuda seu gerente, Barry Mickelthwaite (expressado por Timothy Spall) empresário do famoso cantor Phil Collins que irá realizar um concerto em Vice City, Vic age como guarda costas do cantor para garantir que ele saia ileso dos ataques dos mafiosos da família Forelli, a quem Barry (empresário de Phil) deve dinheiro.

    Posteriormente Reni conecta Vic a Ricardo Diaz (expressado por Luis Guzmán), um traficante de drogas de Vice City para qual Lance e Vic fazem alguns trabalhos. Os irmãos Mendez não estão nada satisfeitos com isso, em mais um encontro com eles, Vic e Lance caem em uma armadilha. Armando Mendez diz que Martinez expôs os negócios de Vic, e propõe uma escolha: Que Vic abandone todos os negócios e deixe Vice City, em troca ele o deixaria viver. Depois de uma breve discussão por ter recusado a oferta, Vic é nocauteado pelos homens de Armando juntamente com Lance, e são sequestrados. Eles acordam em uma usina perto do aeroporto onde são emboscados pelos homens de Mendez, após um tiroteio, Vic e Lance escapam com vida da tentativa de execução por parte dos capangas de Mendez. Pouco depois, Vic em parceria com Diaz e membros de sua organização consegue hakear uma novidade nos anos 80, o robô Domestobot, Vic descobre que Armando possui um em sua mansão, Vic consegue o controle do Domestobot de Armando e usa o aparelho para arrombar o cofre da mansão, enfurecendo Armando. Pouco tempo depois, Martinez em parceria com os irmãos Mendez sequestra Louise (interesse amoroso de Vic), ela é espancada e raptada em veículos para Downtown, Vic consegue salvá-la após um tiroteio com os criminosos e consegue levar Louise (que está gravemente ferida) para um hospital do centro da cidade. Tempos depois Louise recebe alta do hospital, ela se encontra com Vic e se reconcilia com ele (após um mal entendido onde Vic desconfiou que Louise estava dormindo com Lance, sendo que na verdade ela estava apenas consumido a cocaína do apartamento de Lance, alegando que à "ajuda a lidar com o estresse"). Os dois estão prestes a ter um encontro quando Vic recebe uma mensagem de Lance em mais um de seus negócios atrapalhados, ele está no topo de um edifício em chamas em Vice Point, Vic e Louise resgatam Lance usando um helicóptero do hospital, Louise alega a Vic que "por mais que eles não tiveram um encontro, foi divertido resgatar Lance sobrevoando Vice City de helicóptero" dizendo que precisaria voltar para casa para cuidar de sua bebê Mary Beth, e esperaria uma ligação de Vic.

    Tempos depois Louise é novamente sequestrada, mas dessa vez pelos próprios irmãos Mendez em vingança contra Vic. Vic é informado do sequestro por Mary Jo-Cassidy (irmã de Louise) e descobre que os irmãos Mendez estão por trás do sumiço de Louise e quer salvá-la, porém Lance hesita dizendo que "Louise já deve estar morta" até mesmo a chamando de "puta" o que infurece Vic, os dois seguem discutindo para fora do apartamento de Lance até que os capangas de Mendez apareçam e ameaçam Louise de morte, e com um "recado" de Armando persuadindo os irmãos Vance a deixarem Vice City, após isso, eles destroem o carro de Lance (um Infernus que Lance adquiriu em Vice City Beach) com um lança foguetes. Perdendo a sua mente e a noção do perigo após ter seu carro destruído, Lance começa uma perseguição aos capangas de Mendez até Prawn Island onde fica localizada a mansão de Armando, Lance assalta a mansão sem pensar duas vezes, ele entra em uma armadilha e acaba ficando preso na mansão, Vic chega em seguida agora com o objetivo de resgatar tanto Louise quanto Lance. O tiroteio pesado entre Vic e os capangas de Mendez se segue, Vic, armado somente com armas de fogo finalmente consegue adentrar no porão abaixo da mansão dos Mendez. Ele confronta Armando cara a cara que chega munido com um lança-chamas para tentar queimá-lo vivo, Vic consegue matar Armando a tiros. Ele sobe e encontra Lance e Louise em um dos cômodos da mansão, Lance está inconsciente, Louise ainda está consciente, porém, mortalmente ferida a tiros (possivelmente disparados por Armando), Vic em desespero tenta leva-la ao hospital, mas Louise afirma que não tem mais solução já que ela foi baleada várias vezes. Agonizando de suas feridas, Louise diz a Vic que os dois poderiam "ter tido algo especial", Vic afirma a ela "que eles tiveram algo especial", Louise profere suas últimas palavras a Vic pedindo para que ele verifique que sua irmã (Mary-Jo) cuide de sua bebê, ela morre logo em seguida nos braços dele. Lance acorda de sua inconsciência e vendo a situação, tenta confortar Vic que está atordoado com a morte de Louise.

    Ricardo Diaz ajuda Vic a rastrear Diego (que fugiu durante a investida na mansão) e Martinez da qual Vic jurou vingança. Ele diz a Vic que o lugar onde Diego Mendez está escondido é extremamente protegido, ele instrui Vic a procurar alguém com experiências no exército para roubar um helicóptero Hunter da base de Fort Baxter (base na qual Vic havia servido e expulso anteriormente durante os eventos do início do jogo). Vic procura o seu antigo amigo Phil Cassidy que também está atordoado com a morte de sua irmã Louise, e está bêbado. Phil ajuda Vic a penetrar na base de Fort Baxter servindo como uma distração (uma isca) aos guardas da base, lançando a sua caminhonete contra os portões da guarnição causando uma explosão e consequentemente um incêndio, com isso, Vic é capaz de entrar na base pelo muro e roubar o helicóptero Hunter depois de um breve tiroteio contra os soldados que guardavam o local. Ele rouba com sucesso o helicóptero e pousa a aeronave no heliporto da mansão de Diaz.

    Diaz se demonstra ansioso para se livrar de Diego Mendez, mas Vic diz "que está fazendo isso não para ajudar Diaz, mas por sua família e pela mulher que ele amava..." Diaz na verdade quer os irmãos Mendez fora do caminho para tomar de vez os negócios de drogas em Vice City (Diaz é frequentemente referido como "barão das drogas" em Grand Theft Auto: Vice City). Vic parte então para a sua vingança, ele descobre que Diego Mendez está escondido em um edifício localizado em nada mais nada menos do que no centro de Vice City (Downtown). Vic ataca o edifício com o Hunter usando metralhadoras e canhões de foguete da aeronave matando muitos dos homens leais a Diego, mas seu helicóptero logo é abatido por lança foguete, Vic consegue fazer um pouso forçado no topo do edifício. Ele então inicia sua caça a Diego Mendez se envolvendo em vários tiroteios com seus homens dentro do edifício, ele ataca vários escritórios do prédio e descobre que Martinez e Diego escaparam para o topo do edifício. Victor vê a oportunidade de acabar com os dois ao mesmo tempo, ele sobe novamente para o terraço do prédio e é rendido por Martinez que ironiza a situação dizendo que "Vic está tentando ser um homem bom em jogo de homens maus", depois de um momento tenso, os três começam o confronto perigoso no topo do edifício, Victor consegue balear e matar Diego sobrando apenas Martinez, depois de uma troca de tiros entre os dois, Vic finalmente mata Martinez por último, já que este estava usando colete a prova de balas. Momentos depois, Lance chega em um helicóptero Maverick no topo e encontra os corpos de Martinez e Diego. Lance e Vic concordam em nunca mais se envolver em negócios de drogas (concordância essa que é quebrada dois anos depois em GTA Vice City onde Vic é morto). Os irmãos Vance então deixam Vice City em 1984 para enviar dinheiro com medicamentos a fim de ajudar o irmão mais novo Pete que sofre com asma.

    Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.