Hans von Aachen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hans von Aachen
Nascimento 1552
Colónia
Morte 4 de março de 1615 (63 anos)
Praga
Cidadania Alemanha
Etnia alemães
Cônjuge Regina di Lasso
Ocupação pintor, diplomata
Movimento estético Renascimento alemão
Assinatura
Hans von Aachen.jpg

Hans von Aachen (Colônia, 1552Praga, 4 de Março de 1615) foi um pintor alemão maneirista. Pintou cenas religiosas e mitológicas. Os seus retratos são considerados pelos críticos de arte como os melhores do maneirismo alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu nome deriva do local de nascimento de seu pai, Aachen, Alemanha. Outras variações do nome incluem Johann von, von Achen e várias concições como Janachen, Fanachen, Abak, Jean Dac, Aquano, van Aken, etc.

Hans von Aachen começou a pintar como um aprendiz de Jerrigh. Ele se mudou para a Itália em 1574 para um estudo mais profundo. Hans viajou por Roma e Florença, acabando por ficar em Veneza. Inicialmente se tornou aprendiz de Kaspar Rems, mas logo depois decidiu desenvolver suas técnicas maneiristas por si próprio, estudando as obras de Tintoretto e Michelangelo. Durante toda a sua vida, contudo, foi muito influenciado pelo estilo de Bartholomeus Spranger e Hendrick Goltzius, que dominavam o cenário artistíco da época na Alemanha.

Hans voltou a Alemanha em 1588 e lá ganhou renome como um pintor de retratos de famílias nobres. Entre seus trabalhos há diversos quadros para o Duque da Baviera Guilherme V. Em Munique ele se casou com Regina, filha do compositor Orlando di Lasso. Em Munique acabou entrando em contato com a Corte Imperial na Praga. Em 1592 ele foi designado o pintor oficial do imperador Rodolfo II da Germânia.

Seus aprendizes foram Peter Isaak e Joseph Heinz.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hans von Aachen