Helena de Bizâncio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Helena de Bizâncio
Imperatriz-consorte bizantina
Governo
Reinado 97615 de novembro de 1028
Consorte Constantino VIII
Antecessor Teodora
Sucessor Catarina da Bulgária
Dinastia Macedônica
Vida
Filhos Eudóxia
Zoé Porfirogênita
Teodora
Pai Alípio

Helena de Bizâncio foi uma imperatriz-consorte bizantina, esposa do imperador Constantino VIII.

História[editar | editar código-fonte]

A Chronographia, de Miguel Pselo, menciona-a brevemente:

Constantino, ainda jovem, se casou com uma senhora chamada Helena. Ela era filha do renomado Alípio, na época um dos mais importantes homens da cidade e membro de uma família tida em grande estima. Esta senhora, que não era apenas bela, mas também virtuosa, deu-lhe três filhas antes de morrer.
 
Miguel Pselo, "Chronographia", v. 2, cap. 4[1] .

As três meninas foram:

  • Eudóxia, a mais velha. De acordo com a Chronographia, "foi acometida na infância de alguma doença infecciosa e sua aparência foi estragada desde então"[2] . Tornou-se freira.
  • Zoé Porfirogênita.
  • Teodora.

Na época do casamento, Constantino VIII era co-imperador com seu irmão mais velho Basílio II Bulgaróctone. Este reinou como imperador sênior de 976 até 1025, mas jamais se casou, o que, eventualmente, faria de Helena a única augusta durante seu reinado. Constantino VIII se tornaria o único imperador sênior em 1025, mas Pselo não menciona se ela ainda estava viva na ocasião.

Possíveis descendentes[editar | editar código-fonte]

Ronald Wells, um genealogista moderno, sugeriu que Eudóxia não teria permanecido freira pela resto da vida. Ele propõe que Eudóxia seja a desconhecida esposa de Andrônico Ducas, um nobre paflagônio que pode ter servido como governador do thema da Mésia. Pela teoria, Helena seria uma avó materna de Constantino X Ducas e do césar João Ducas[3] .

Wells sugere ainda que duas filhas teriam nascido desta união proposta por ele. A primeira seria Maria, a esposa de João Vladislau, enquanto que a segunda seria "Sophia", uma suposta esposa de Manuel Erótico Comneno[4] , o pai de Isaac I Comneno e de João Comneno, este, por sua vez, o pai de Aleixo I Comneno.

Esta teoria, aparentemente tem como objetivo relacionar os ascendentes das famílias Ducas e Comneno com a dinastia macedônica. Porém, se tal descendência existir, as fonte não a suportam. Maria e João são os pais de Catarina, a esposa de Isaac, o que reforçaria ainda mais estes laços.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Helena de Bizâncio
Nascimento: séc. X Morte: séc. XI
Títulos reais
Precedido por:
Teodora
Imperatriz-consorte bizantina
976–1028
Sucedido por:
Catarina da Bulgária

Referências

  1. Michael Psellos, "Chronographia", Book 2, chapter 4
  2. Michael Psellos, "Chronographia", Book 2, chapter 5
  3. Ronald Wells, "Ancient Ancestors"
  4. Ronald Wells, "Ancient Ancestors"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]