Aquília Severa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aquília Severa
Imperatriz-consorte romana
Aquilia Severa coin obverse.png
Sestércio representando Aquília Severa.
Reinado 220 - 221
Consorte Heliogábalo
Antecessor(a) Júlia Cornélia Paula
Sucessor(a) Salústia Orbiana
Dinastia Severa
Nome completo
Iulia Aquilia Severa
Floruit 220 - 221

Júlia Aquília Severa (em latim: Iulia Aquilia Severa) foi uma imperatriz-consorte romana, segunda e quarta esposa do imperador Heliogábalo. Aquília recebeu o prenome "Júlia" depois de se tornar imperatriz.

História[editar | editar código-fonte]

Severa era uma virgem vestal e, como tal, seu casamento com Heliogábalo, em 220, provocou uma enorme controvérsia — tradicionalmente, a punição por quebrar o voto de castidade de trinta anos era a morte por enterro vivo[1]. Acredita-se que o imperador tenha tido razões religiosas para se casar com ela — ele era um seguidor da religião oriental do deus sol El-Gabal e, quando se casou com Severa, ele também realizou um casamento simbólico de seu deus com Vesta[2].

Ambos os casamentos foram revogados logo depois, provavelmente a pedido de Júlia Mesa, a avó que havia arquitetado a ascensão de Heliogábalo ao trono imperial. Ele então se casou com Ana Faustina, uma escolha mais tradicional e, portanto, mais aceitável. Pouco tempo depois, porém, Heliogábalo se divorciou dela e voltou para Severa, alegando que o divórcio havia sido ilegal. Acredita-se que Severa permaneceu com o marido até ele ser assassinado em 222 e que eles não tiveram filhos.

As opiniões de Severa sobre o caso não foram preservadas adequadamente. Algumas fontes afirmam que se tratou de um casamento forçado, contra sua vontade, enquanto outras vão além e afirmam que ela teria sido estuprada. Alguns historiadores, porém, alegam que muitas das histórias mais exóticas sobre Heliogábalo são exageros de seus inimigos e, por isso, não se sabe ao certo o que teria acontecido. Não está claro também se o imperador sentia algo por Severa ou se ele estava mais preocupado com o simbolismo do casamento. Heliogábalo também mantinha relações com vários homens e o historiador Dião Cássio alega que ele tinha uma relação muito mais estável com seu condutor de biga, Hierócles, do que com qualquer de suas esposas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Aquília Severa
Nascimento:  ? Morte:  ?
Títulos reais
Precedido por:
Júlia Cornélia Paula
Imperatriz-consorte romana
220–221
221–222
Sucedido por:
Ana Faustina
Precedido por:
Ana Faustina
Sucedido por:
Salústia Orbiana

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aquília Severa