Ivermectina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ivermectina
Alerta sobre risco à saúde
Ivermectin skeletal.svg
Nome IUPAC Ivermectina (22,23-dihidroavermectina B1a + 22,23-dihidroavermectina B1b)
Identificadores
Número CAS 70288-86-7
PubChem 6474909
DrugBank APRD01058
Código ATC P02CF01,QP54AA01 QS02QA03
Propriedades
Fórmula química C48H74O14
Massa molar 875.02 g mol-1
Farmacologia
Via(s) de administração oral
Metabolismo fígado; CYP450
Meia-vida biológica 18 horas
Ligação plasmática 93%
Excreção fezes; <1% urina
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.


Ivermectina (22,23-dihidroavermectina B1a + 22,23-dihidroavermectina B1b) é uma droga antiparasita de amplo espectro, tradicionalmente utilizada no combate a verminoses, e principalmente usado em humanos para o tratamento de "onchocerciasis" ("cegueira do rio"), mas também (tais como "estrongiloidíase", "ascariasis", "trichuriasis", "filariasis" and "enterobiasis"), mas recentemente tendo mostrado eficaz contra a maioria das espécies de ácaros e carrapatos, além de algumas de piolhos também.

Ivermectin é atualmente usado para ajudar a eliminar a "cegueira do rio" (onchocerciasis) nas Américas, e para parar a transmissão de "filariasis" linfática e "onchocerciasis" ao redor do mundo em programas patrocinados pelo "Carter Center" usando a ivermectin doada pela Merck.

Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Alem da utilização em humanos este vermífugo também é utilizado na Medicina Veterinária, como Anti-Helmíntico de Largo Espectro para Cães. Indicado para combate dos principais nematódeos e cestódeos que acometem os cães. Com uma ampla margem de segurança, não apresentando efeitos colaterais no animal. Assim para sua administração, pode ser diretamente por via oral, misturado a carne ou ração não havendo necessidade de jejum prévio ou qualquer alteração na sua alimentação. Indicado para combate dos Cestódeos e Nematódeos a seguir: Ancylostoma caninum Ancylostoma tubaeforme Ancylostoma braziliense Toxocara canis Toxocara Leonina Dipylidium caninum Taenia psiformis Taenia hydatigena Taenia ovis Echinococcus granulosus Echinococcus Multiloculares Multiceps multiceps Hydatigera taeniaformis Possuindo assim Tripla Ação contra parasitas, Carrapatos, Pulgas e Sarnas.