Jardim de São Pedro de Alcântara
Jardim de São Pedro de Alcântara | |
---|---|
Vista geral da parte superior do jardim | |
Localização | Rua de São Pedro de Alcântara, Lisboa |
País | ![]() |
Tipo | Público |
Inauguração | 1864 (155 anos) |
Administração | Câmara Municipal de Lisboa |
O Jardim de São Pedro de Alcântara é um jardim situado em Lisboa, na freguesia da Misericórdia. Foi construído em 1864, em dois socalcos.[1]
Tem uma área de 0,6 ha.[2] Situa-se na Rua de São Pedro de Alcântara, perto do Bairro Alto. O jardim tem um pequeno lago e um miradouro, que oferece uma imponente vista sobre o leste de Lisboa avistando-se parte da zona Baixa de Lisboa e da margem sul do rio Tejo.
Existe um mapa em azulejos junto à balaustrada, que ajuda a identificar alguns locais de Lisboa. O panorama estende-se desde as muralhas do Castelo de São Jorge rodeado pelas árvores e da Sé de Lisboa (séc. XII), nas colinas a sudoeste, até à Igreja da Penha de França do século XVIII, a noroeste. Também é visível o grande complexo da Igreja da Graça, enquanto que São Vicente de Fora é reconhecível pelas torres simétricas em volta da fachada branca.
Os bancos e as sombras das árvores fazem do miradouro um lugar muito agradável. Para chegar até ao miradouro pode optar por subir a Calçada da Glória ou então subir pelo Elevador da Glória que o deixa bem perto do miradouro.
No jardim, o monumento de autoria de Costa Motta (tio), erguido em 1904, representa Eduardo Coelho fundador do jornal Diário de Notícias, por baixo dele um ardina apregoa o famoso jornal.
Vistas[editar | editar código-fonte]
A vista é mais imponente ao pôr do sol e à noite, quando o Castelo e a Sé estão iluminados, e o miradouro é um popular ponto de encontro para os lisboetas.
Referências
- ↑ Silva, J. (2007). Floresta e sociedade - uma história em comum, Público.
- ↑ «Parques e Jardins de Lisboa» (PDF). Consultado em 23 de abril de 2010. Arquivado do original (PDF) em 29 de janeiro de 2011