Jared Has Aides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Jared Has Aides"
2.º episódio da 6.ª temporada de South Park
Informação geral
Direção Trey Parker
Escrito por Trey Parker
Exibição original 6 de março de 2002

Jared Has Aides é o segundo episódio da sexta temporada (81º contado do início) da série de desenhos animados adultos estadunidense South Park transmitida originariamente pelo canal Comedy Central em 6 de março de 2002.

O episódio satiriza a obsessão dos norte-americanos pelas dietas alimentares e a ideia de que comer em lanchonetes ajuda os frequentadores a perderem peso.Uma cena que faz referência ao espancamento doméstico de crianças causou a restrição da exibição do episódio em alguns países.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Stan, Kyle e Eric Cartman estão na casa de Butters assistindo TV e passando trotes telefônicos no dono chinês da lanchonete local City Wok quando ficam sabendo da vinda à cidade de South Park do popular Jared Fogle, garoto-propaganda da Subway que afirmou que antes era gordo e agora ficara magro com sua dieta de se alimentar somente de sanduíches vendidos por aquela rede de fast food. Depois da apresentação, os garotos se encontram com Jared e este lhes conta que não fora só comendo sanduíches que emagrecera: ele tivera ajudantes (Aides, em inglês) e apresenta seus dois empregados que orientam seus exercícios físicos (na dublagem brasileira ele se refere aos ajudantes como H e V, trocadilho com HIV, para substituir o inglês Aides com Aids). Os meninos lhe dizem que não deveria ocultar sobre seus ajudantes ao público. Depois, Cartman tem a ideia de transformar um menino gordo em magro e vendê-lo como garoto-propaganda para a City Wok. Mas, ao contrário dele ser o "menino gordo" chama Butters e lhe propõe que engorde 20 quilos e depois emagreça. Enquanto isso, Jared acha que os meninos tem razão e passa a contar a todos que ele tem aides mas quem o ouve entende que ele emagreceu porque sofre de Aids. Todos se enfurecem com Jared e ele é despedido da Subway (numa referência a cena do filme Filadélfia). Butters engorda (obrigado a comer, numa cena que faz referência ao filme Seven) e depois sofre o "emagrecimento" forçado que inclui uma lipoaspiração caseira aplicada pelos meninos. Quando finalmente emagrece, ele é levado à lanchonete chinesa enquanto Cartman fica no seu lugar junto ao telefone, pois os pais de Butters o deixaram de castigo depois que souberam de sua "lipoaspiração". Toda vez que ligam, Cartman atende com a voz de Butters e diz uma série de obscenidades, o que os enfurecem. O chinês não contrata Butters pois conta que todos ficaram furiosos com Jared. Os meninos vão a praça pública onde o ex-garoto-propaganda está para ser enforcado pelo povo (que não entendeu quando ele propusera que todas as crianças tivessem "aides") e explicam o mal-entendido. Butters volta para casa e Cartman lhe diz que está tudo bem mas pouco depois chegam os pais e Cartman ouve feliz o barulho do espancamento do garoto. Enquanto isso, o povo comemora o fato de já ter passado o prazo de 22 anos que a Aids se tornou de conhecimento público e que agora poderiam fazer piadas sobre essa doença, pois aquele seria o "prazo" para que algo terrível se transformasse em cômico.

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

Após ser despedido, Jared caminha pelas ruas ao som de uma variação da canção de Bruce Springsteen, "Streets of Philadelphia", parodiando uma cena de Tom Hanks no filme Filadélfia. Em outra cena musical, Jared canta uma versão da música ouvida em seu primeiro comercial para a Subway.

Notas[editar | editar código-fonte]

A canção-tema do episódio remove a parte sobre Kenny substituindo-o por Timmy. O letreiro "the Fourth Grade" (quarto ano escolar) foi retirado nessa temporada e Butters é mostrado com o cartaz "the Butters Show" no lugar de "South Park".

Durante esse episódio, o pai de Butters (Stephen Stotch) aparece trabalhando.

É o terceiro episódio que Kenny não está presente pois ele morrera na temporada anterior em Kenny Dies. É também a segunda vez que Butters assume o lugar dele como o "quarto amigo".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]