Jerry Nelson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde junho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Jerry L. Nelson (Tulsa, Oklahoma, 10 de julho de 193423 de agosto de 2012[1]) foi um artista e "muppeteer" estadunidense, que é como chamam as pessoas que trabalham interpretando os bonecos muppets. Ele participou dos mais diversos projetos envolvendos os muppets, trabalhando ao lado de Jim Henson, Frank Oz e Richard Hunt, entre outros.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nelson começou sua carreira como "muppeteer" no Jimmy Dean Show, ajudando Jim Henson a manusear o fantoche do cachorro Rowlf. Ele voltou a trabalhar com os muppets em Sesame Street (Vila Sésamo no Brasil), The Muppet Show, Fraggle Rock e outros projetos.

Ele possuía uma grande habilidade para criar várias vozes diferentes, o que o permitiu dar vida a um número enorme de personagens distintos, em sua maioria coadjuvantes, mas em alguns casos principais também. Ele também possuía um grande talento para cantar, e por isso muitos de seus personagens também já cantaram várias músicas.

Em Sesame Street (Vila Sésamo) ele deu vida a personagens como o Conde, Sr. Snuffleupagus, Sherlock Hemlock, o Lobo Mau, o Sr. Johnson, Felix um velho amigo de Oscar (em português também chamado de Gugu) e muitos outros.

No especial de televisão The Great Santa Claus Switch, ele fez o papel de Thog e Droop (nessa época conhecido como Snivelly), ambos personagens que ele voltaria a interpretar em The Muppets Valentine Show e The Muppet Show, nesse último ele também interpretou o cachorro Baskerville, o sobrinho de Caco chamado Robin, Dr. Julius Strangepork, o Tio Morto, a mãe do Urso Fozzie, um gambá cantor, o velho Paul, Floyd Pepper, o porteiro Pops, Slim Wilson e outros personagens ocasionais.

Além disso ele faz o papel do personagem principal, Gobo, na série Fraggle Rock, a Rocha Encantada, e da lontra Emmet Otter, protagonista do filme Emmet Otter's Jug-Band Christmas.

Ele participou de todos os filmes dos muppets fazendo o papel de seus personagens clássicos e de outros como o Monty Malucão de Muppet Treasure Island, o Fantasma do Natal Presente de The Muppets Christmas Carol, e o líder dos alienígenas em Muppets From Space. Ele herdou de seu amigo Richard Hunt o personagem Statler.No filme It's a Very Merry Muppet Chritmas Movie ele fez a voz de basicamente todos os seus personagens(menos Lew Zealand que foi interpretado por Bill Barreta).

Em 2004, devido a problemas de saúde teve que se afastar de seus trabalhos com os muppets, mas continuou atuando no sesame street fazendo a voz de seus personagens,com Matt Vogel os manipulando. Foi substituido por Matt Vogel em seus personagens.

Referências

  1. Day, Patrick Kevin (24 de agosto de 2012). «'Sesame Street' puppeteer Jerry Nelson dies» (em inglês). Los Angeles Times. Consultado em 12 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]