Fraggle Rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2010)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Fraggle Rock (Fraggle Rock, a Rocha Encantada no Brasil e O Mundo dos Fraggles em Portugal) foi uma série televisiva criada por Jim Henson, primariamente estrelando personagens Muppets chamados de Fraggles (não confundir com os frackles, que também são muppets, mas de outra espécie).

A visão de Fraggle Rock articulada por Jim Henson descrevia um mundo colorido e divertido, mas também um mundo com o sistema relativamente complexo de relações entre diferentes "raças" de criaturas, uma alegoria ao mundo humano, onde cada grupo aparentemente não sabia do quanto interconectado e importante era um para outro. Criar este mundo alegórico permitiu ao programa tanto entreter e divertir quanto abordar temas maduros.

O programa também foi criado especialmente para ser uma co-produção internacional, concebida do jeito que facilmente pode ser adaptado para diferentes países e culturas.

Fraggle Rock geralmente rejeitava muitos temas adultos, em vez disso simplesmente ilustrava conseqüências e dificuldades inerentes de ações e relações diferentes. Embora os Fraggles aprendam importantes lições, raramente sabem que estão aprendendo elas. As idéias da amizade, egocentrismo e aprender a gostar dos que são diferentes, foram a base do trabalho de Jim Henson durante sua carreira, e ele considerou este programa uma das mais puras e sucedidas expressões daquela visão.

Ambiente[editar | editar código-fonte]

As histórias geralmente acontecem em Fraggle Rock, um mundo subterrâneo formado por uma imensidão de cavernas e túneis e habitado por inúmeras espécies de criaturas, sendo as principais os fraggles. Fraggle Rock tem várias saídas para o mundo exterior, uma delas dá para a casa de um inventor chamado Doc (o único personagem regular humano da série), que vive com seu cachorro Sprocket e não tem consciência alguma da existência dos fraggles, apesar do fato de que Gobo (um dos fraggles protagonistas da série) entra escondido em sua casa todos os dias para pegar os cartões postais mandados por seu tio o Viajante Matt, um fraggle corajoso que foi o primeiro e o único a explorar o chamado Espaço Exterior (o mundo fora de Fraggle Rock, ou seja, a superfície, o mundo humano).

Outra saída dá para a casa de criaturas grandes e peludas chamadas Gorgs, que se consideram literalmente os reis do universo, e consideram os fraggles uma praga, pois eles roubam rabanetes plantados pelos gorgs para comer. E há ainda uma outra saída que dá na casa da mãe do Urso Fozzie (personagem do Muppet Show, também de Jim Henson). Essa foi vista apenas no especial de natal A Muppet Family Christmas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Fraggles[editar | editar código-fonte]

Fraggles são criaturas pequenas antropomorfizadas de 22 centímetros de altura que vêm em variedades de cores e que têm rabos com bolas de pelo presas na ponta. Eles vivem em um sistema de cavernas e túneis naturais habitados por todos os tipos de criaturas, e que parecem se conectar ao menos a 2 mundos diferentes (o dos humanos e o dos gorgs) e pode portanto ser naturalmente interdimensional. Os fraggles vivem uma vida boa, gastando maior parte do tempo brincando, explorando, e geralmente entretendo uns aos outros. Seus pratos favoritos são rabanetes e palitinhos doozer (construídos pelos doozers e que são também feitos a base de rabanetes). Eles têm a habilidade de "compartilhar sonhos": se tocarem suas cabeças juntos antes de caírem no sono, podem entrar nos sonhos de um do outro. Mais de um fraggle por sua vez pode entrar em apenas um sonho do fraggle, proporcionando todas as cabeças dos participantes que as tocam antes de dormirem.

A série se centralizava em um grupo de fraggles em particular: Gobo, Mokey, Red, Wembley e Boober. Juntos os cinco formam uma turma leve de amigos, e cada um tem sua distintiva personalidade. Gobo é o "líder", sensato e prático, e chefiamente se considera um explorador. Mokey é bem espiritual e artística, sendo tranqüila e contemplativa. Red, do outro lado, é exuberante e atlética; ela é uma das melhores nadadoras entre os fraggles. Wembley é um cara nervoso e patologicamente indecisivo, mas corajoso quando amadurece. Boober é um personagem dramático e sombrio, e seu passatempo é lavar as meias, embora os fraggles não tenham o hábito de usar meias.

Outros fraggles vistos na série incluem o Tio Viajante Matt, tio do Gobo e o único fraggle a explorar as regiões bizarras do "Espaço Exterior" (que é o nome dado aos fraggles para o mundo da suyperfície); Cantus, um fraggle sábio que lidera uma banda de músicos viajantes conhecida como os minstrels; O Fraggle Mais Velho do Mundo, uma figura respeitável com uma longa barba que preside as reuniões e cerimônias dos fraggles; Henchy Fraggle, o assistente do Fraggle Mais Velho do Mundo; John Convincente, um fraggle que tem a capacidade de convencer qualquer um a fazer qualquer coisa; Archbanger Fraggle, que trouxe a água de volta a Fraggle Rock depois dela ter desaparecido; Marlon Fraggle, o mais ambicioso dos fraggles, ele deseja ser poderoso e admirado; e muitos outros.

Doozers[editar | editar código-fonte]

Os doozers são criaturas pequeninas, menores que os fraggles, de coloração verde e com antenas que vivem em grandes grupos e usam uma substância a base de rabanetes para construir as mais diversas construções (edifícios, estradas, etc...) que depois são comidas pelos fraggles. Os doozers não se importam que o fruto de seu trabalho seja comido, pois assim eles podem construir de novo, e construir é a atividade preferida dos doozers. Ao contrário dos fraggles, que valorizam as realizações individuais e gostam de competir (amigavelmente), os doozers prezam apenas o trabalho em equipe e veem as competições como um vício a ser evitado. Os doozers jamais deixam as cavernas para se aventurar na superfície, como alguns poucos fraggles o fazem. De todos, o doozer mais importante é o Arquiteto, que projeta todas as construções.

Ditzies[editar | editar código-fonte]

São as criaturas mais misteriosas de Fraggle Rock. Tão pequenas que ficam invisíveis, os ditzies são porém importantíssimos, pois brilham como vagalumes proporcionando toda a luz de Fraggle Rock. Sem a presença deles, as cavernas ficam totalmente escuras e os fraggles são obrigados a dormir.

Gorgs[editar | editar código-fonte]

Os gorgs não vivem em Fraggle Rock, mas tampouco vivem perto dos humanos. Trata-se de uma família de criaturas grandes e peludas, um pai, uma mãe e um filho, que vivem em uma fazenda e plantam rabanetes. Isolados do resto do mundo, eles acreditam serem os reis do universo e também consideram os fraggles como uma praga, porque eles roubam seus rabanetes. Os doozers também os roubam, mas por baixo da terra, de forma que os gorgs aparentemente não têm consciência disso.

Criaturas Bobas do Exterior[editar | editar código-fonte]

Criaturas Bobas do Exterior é o nome pelo qual os fraggle se referem aos humanos, seres da superfície. O único personagem humano a aparecer regularmente na série é o inventor Doc, que vive com seu cachorro Sprocket e não tem consciência do fato de que sob sua casa fica um mundo subterrâneo habitado pelos fraggles.

Criaturas Peludas[editar | editar código-fonte]

Criaturas peludas é o nome pelo qual os fraggle se referem aos cachorros, e possivelmente outros animais do mundo fora de Fraggle Rock. O mais importante deles é sem dúvida, Sprocket, o cachorro de estimação de Doc, que está sempre tentando provar para seu dono a existência dos fraggles.

Criaturas Brilhantes[editar | editar código-fonte]

Criaturas brilhantes é o nome pelo qual os fraggles, especificamente o Tio Matt, se referem aos carros, veículos do mundo humano que eles acreditam serem seres vivos.

Criaturas das Árvores[editar | editar código-fonte]

Criaturas das árvores é o nome pelo qual os fraggles se referem às aves que vivem no jardim dos gorgs.

O Monte de Lixo[editar | editar código-fonte]

O Monte de Lixo fica no jardim dos gorgs e está de alguma forma vivo, ele serve de lar para duas criaturas parecidas com ratos chamadas Philo e Gunge, que o admiram e o adoram. Os fraggles também admiram o Monte de Lixo porque ele é sábio e vive a dar conselhos nas horas de necessidade. Ele também possui poderes mágicos de alguma espécie.

Criaturas dos Lírios[editar | editar código-fonte]

No episódio Red's Sea Monster, Red descobre a existência de um monstro que vive no lago, mas ninguém acredita nela. O monstro tem pele roxa, nadadeiras e lembra um dragão marinho. Apesar de assustador, ele não é mau. Ele conta que é a última das criaturas dos lírios e pede a Red que mantenha o segredo sobre sua existência.

Co-produções[editar | editar código-fonte]

O programa começou no dia 10 de janeiro de 1983 e encerrou no final de março de 1987 completando 5 temporadas, totalizando 96 capítulos. O show foi co-produzido pela TV britânica Television South (TVS), pela emissora canadense CBC, pela TV paga norte-americana HBO e The Jim Henson Company.

Diferente de Sesame Street (Vila Sésamo), que foi criado para o mercado doméstico e posteriormente apenas adaptado para o mercado exterior, Fraggle Rock foi concebida para ser uma produção internacional, e a série inteira foi confeccionada assim. A maioria das cenas era estrelada apenas por bonecos, que podia ser facilmente dublada para outros idiomas. Os quadros com seres humanos podiam ser filmados separadamente para cada país, de forma que o telespectador infantil pode sempre se relacionar ao mundo do programa; não importa onde era exibido, pareceria uma produção local.

Os Muppets estavam em uma posição ideal para iniciar um projeto desse gênero; devido ao sucesso internacional do seu programa anterior The Muppet Show, eles já conseguiram reputação mundial que seria necessária para obter acordos de negócios necessários.

A internacionalidade de Fraggle Rock informou o tom inteiro do programa. O conhecimento de que isso alcançaria o público infantil de todo o planeta propôs a Jim Henson que o programa abordaria resolução de conflitos, com o objetivo no final ambicioso de ajudar a acabar com a guerra. Isso por sua vez causou a noção de diferentes tipos de criaturas que devem aprender a viver juntos para sempre.

As 3 grandes co-produções foram feitas na França, Alemanha e no Reino Unido, produzindo seus próprios quadros do Doc e Sprocket e cartões-postais do Viajante Matt. Outras versões locais eram apenas dublagens para o idioma apropriado sem gravação local. Jim Henson alegou que a série passou em 90 países, dublada em 13 idiomas.

Vídeo e DVD[editar | editar código-fonte]

A série foi lançada em vídeo no Brasil pela VTI Network.

Em 1993, a Walt Disney Home Entertainment lançou nos EUA 5 volumes, com 2 episódios cada. Os 4 primeiros foram lançados simultaneamente, e o 5º, o especial de Natal, foi lançado posteriormente. O encerramento original foi substituído por um novo, com o fundo azul plano e uma pequena margem da rocha acima à direita, com o tema de encerramento tocando. As aberturas e os encerramentos eram exibidos apenas uma vez, em vez de ambos episódios.

No início de 2004, HIT! Entertainment lançou o programa em DVD com direito a 3 episódios como parte do bônus principal, e tirando o primeiro lançamento, todos os DVDs têm jogos de adivinhação que abrem os episódios extras. No entanto, os primeiros volumes apenas têm as aberturas e os encerramentos apenas uma vez, em vez de cada episódio individual. Isso mudou devido ao lançamento da 1ª temporada.

Em resposta à venda dos Muppets para a Walt Disney Company no mesmo ano, o logo título ocasionalmente mudou nos lançamentos em DVD. O logo inicialmente era Fraggle Rock, a Rocha Encantada com os Muppets de Jim Henson, mas os primeiros volumes em DVD mudaram o logo para Fraggle Rock de Jim Henson, e o mesmo aconteceu com o logo. Quando a 1ª temporada estreou em DVD, o logo original era usado em cada episódio, e os lançamentos em único disco que seguiram também usaram esse logo.

Com o lançamento em DVD da segunda temporada, todos os episódios do 1º disco tiveram o logo substituído, embora metade dos episódios na série mantivessem o logo original. O novo logo também substituiu o antigo no encerramento, e esse logo ainda é usado no merchandising de Fraggle Rock.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]