José Parisi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
José Parisi
Nascimento 1917
São Paulo
Morte 29 de dezembro de 1992 (75 anos)
São Paulo
Ocupação Ator e Diretor
IMDb: (inglês)

José Parisi (São Paulo, 1917São Paulo, 29 de dezembro de 1992) foi um ator e diretor de televisão brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Parisi nasceu no bairro paulistano do Brás e começou a trabalhar na zona cerealista do Mercado Central. Jovem ainda, resolveu fazer um teste com Maria Della Costa para um papel na peça "Depois da Queda", que faria grande sucesso. Era 1946, e Parisi logo foi contratado pelas Emissoras Associadas para trabalhar na Rádio Tupi.

Assim que a TV começou, seu porte físico lhe abriu as portas dos estúdios. Fez teleteatros, shows e até a primeira telenovela do Brasil, "Sua Vida Me Pertence", ao lado de Wálter Forster e Vida Alves. Foi um dos ativos participantes da implantação da TV no Brasil.

Mas o papel que o lançou ao estrelato foi o do herói O Falcão Negro, um aventureiro medieval de capa-e-espada, lançado por Péricles Leal no Rio de Janeiro.

Apesar do assédio feminino, José Parisi foi casado por 40 anos com dona Dirce, união que lhe deu dois filhos, um deles, José Parisi Júnior, também ator e dublador.

José Parisi foi o fundador e dono do estúdio de dublagem Parisi Vídeo (cofundado por seu filho, Júnior), em 1991, com o falecimento de José Parisi, em 1992, Júnior que era diretor de produção e cofundador, assumiu o papel de seu pai, como proprietário e cofundador, até 2005, quando a empresa fechou.

José Parisi faleceu em 1992.

Trabalhos no cinema[editar | editar código-fonte]

Trabalhos na televisão[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. SILVA, Jane Pessoa da. Ibsen no Brasil. Historiografia, seleção de textos críticos e Catálogo Bibliográfico. São Paulo: USP, 2007. p. 615

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.