Journey Back to Oz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Journey Back to Oz (filme))
Journey Back to Oz
Regresso ao mundo maravilhoso de Oz[carece de fontes?] (BRA)
 Estados Unidos
1974 •  cor •  88 min 
Gênero animação
infantil
Direção Hal Sutherland
Produção Preston Blair
Fred Ladd
Norm Prescott
Lou Scheimer
Roteiro Fred Ladd
Norm Prescott
Bernard Evslin
L.Frank Baum (não creditado)
Elenco Milton Berle
Herschel Bernardi
Paul Ford
Margaret Hamilton
Jack E. Leonard
Paul Lynde
Ethel Merman
Liza Minnelli
Mickey Rooney
Danny Thomas
Mel Blanc
Bill Cosby (em live action nos segmentos da versão para TV)
Música Walter Scharf (trilha sonoro e harmonias)
Jimmy Van Heusen (músicas)
Sammy Cahn (letras)
Idioma inglês

Journey Back to Oz é um filme de animação estadunidense produzido pela Filmation em 1974.[1] A história é uma sequência da mostrada no filme de 1939, tendo sido adaptada do segundo livro de L. Frank Baum (sem créditos, contudo), The Marvelous Land of Oz. O Mágico de Oz não aparece no filme, apenas num segmento da adaptação para a TV em 1976 (Canal ABC), interpretado em live action por Bill Cosby.

Dublagem original[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dorothy Gale, uma menina de em média 9/10 anos, mora em uma chácara em Kansas, com seus tios. Ela sonha em um dia voltar ao Mundo Mágico de Oz e conta toda sua aventura a tia que por sinal não acredita em uma só palavra. Ela pede para Dorothy entrar outro ciclone estava se formando, mas é tarde e Dorothy é levada por ele.

A menina cai em um lugar diferente e quando se dá por conta esta em Oz. Quando seguia a estrada de tijolos amarelos, para voltar à Cidade Esmeralda, ela acaba saindo do percurso e cai numa mata fechada onde encontra o Cabeça de Abóbora; eles vão a procura da cidade Esmeralda juntos.

Durante a jornada são obrigados a fugir da malvada bruxa Mombi, e encontram um cavalo de pau que fugiu do Carrossel. Eles passam pelas outras cidades visitando o Homem de Lata, o Leão Covarde e, na Cidade Esmeralda, encontram o Espantalho. Este é sequestrado por Mombi, que retira todo brilho da Cidade Esmeralda e a destrói com seus elefantes verdes.

Com a ajuda da feiticeira boa, Glinda, Dorothy e seus amigos espantam os elefantes com ratos mágicos.

Mombi, que procurava escapar, se transforma em uma rosa, mas os elefantes estavam tão assustados com os ratos brancos que não a vêem e a atropelam, assim Mombi morre esmagada nas mão de Dorothy. Junto dela todos seus feitiços se vão e a Cidade Esmeralda volta a brilhar, mas Cabeça de Abóbora também se vai pois era um feitiço criado po Mombi para trabalhar.

Glinda aparece enquanto Dorothy chora sobre Cabeça de Abóbora; Glinda explica a Dorothy que ela havia ido junto com Mombi, mas esta não aguenta a perda de seu amigo e suas lágrimas o trazem de volta.

Enquanto Oz faz a festa, Dorothy se despede de seus amigos e vai embora junto de Totó.

Referências

  1. Beck, Jerry (2005). «Journey Back to Oz». The Animated Movie Guide. [S.l.]: Chicago Reader Press. p. 132. ISBN 1-55652-591-5 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.