Saltar para o conteúdo

Lucio Flavio (futebolista): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aristizábal (discussão | contribs)
Linha 30: Linha 30:


==Carreira==
==Carreira==
Lúcio Flávio foi revelado pelo [[Paraná Clube]] na segunda metade da década de [[1990]]. Chegou a ter uma rápida passagem pelo Internacional, mas retornou ao ''Tricolor'' em seguida. Atuando ao lado de jogadores como Vital, Ageu, Márcio e Maurílio, Lúcio Flávio era o principal jogador do time e muito querido pelo torcedores paranistas. Chegou a ter passagem pela [[Seleção Brasileira de Futebol|Seleção Brasileira sub-20]], onde jogou, entre outros jogadores, com [[Ronaldinho Gaúcho]].
Lúcio Flávio foi revelado pelo [[Paraná Clube]] na segunda metade da década de [[1990]]. Mais conhecido como o chorão do botafogo;Chegou a ter uma rápida passagem pelo Internacional, mas retornou ao ''Tricolor'' em seguida. Atuando ao lado de jogadores como Vital, Ageu, Márcio e Maurílio, Lúcio Flávio era o principal jogador do time e muito querido pelo torcedores paranistas. Chegou a ter passagem pela [[Seleção Brasileira de Futebol|Seleção Brasileira sub-20]], onde jogou, entre outros jogadores, com [[Ronaldinho Gaúcho]].


Ao deixar o Paraná, Lúcio Flávio transferiu-se para o [[São Paulo Futebol Clube|São Paulo]] com a esperança de ser uma jovem promessa a despertar para o futebol nacional definitivamente. No entanto, o meia nunca se firmou no time paulista. Logo, começou sua peregrinação por vários clubes. Retornou ao Estado do [[Paraná]] para defender o [[Coritiba Foot Ball Club|Coritiba]], onde teve uma boa passagem. Jogou também no [[Clube Atlético Mineiro]], em [[2003]].
Ao deixar o Paraná, Lúcio Flávio transferiu-se para o [[São Paulo Futebol Clube|São Paulo]] com a esperança de ser uma jovem promessa a despertar para o futebol nacional definitivamente. No entanto, o meia nunca se firmou no time paulista. Logo, começou sua peregrinação por vários clubes. Retornou ao Estado do [[Paraná]] para defender o [[Coritiba Foot Ball Club|Coritiba]], onde teve uma boa passagem. Jogou também no [[Clube Atlético Mineiro]], em [[2003]].

Revisão das 14h40min de 20 de abril de 2010

Lúcio Flávio
Lúcio Flávio
O "maestro" em treino no Botafogo
Informações pessoais
Nome completo Lúcio Flávio dos Santos
Data de nascimento 3 de fevereiro de 1979 (45 anos)
Local de nascimento Curitiba (PR),  Brasil
Altura 1,75 m
Destro
Apelido Maestro
Informações profissionais
Clube atual Brasil Botafogo
Posição Meia
Clubes de juventude
1996 Brasil Paraná
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1997-1999
1999
1999-2001
2001-2002
2002
2003
2004-2005
2005
2009
2006-2008/2009-presente
Brasil Paraná
Brasil Internacional
Brasil Paraná
Brasil São Paulo
Brasil Coritiba
Brasil Atlético Mineiro
Brasil São Caetano
Arábia Saudita Al Ahli
Brasil Santos
Brasil Botafogo
13 0000(1)
0 00000(0)
55 0000(17)
24 0000(6)
31 0000(6)
23 0000(3)
11 0000(0)
0 00000(0)
13 0000(1)
209 000(60)


2 Partidas e gols totais pelos
clubes, atualizadas até 21 de dezembro de 2008.

Lúcio Flávio dos Santos,[1] mais conhecido como Lúcio Flávio (Curitiba, 3 de fevereiro de 1979[2]), é um futebolista brasileiro que atua como meia. Atualmente, joga pelo Botafogo.

Carreira

Lúcio Flávio foi revelado pelo Paraná Clube na segunda metade da década de 1990. Mais conhecido como o chorão do botafogo;Chegou a ter uma rápida passagem pelo Internacional, mas retornou ao Tricolor em seguida. Atuando ao lado de jogadores como Vital, Ageu, Márcio e Maurílio, Lúcio Flávio era o principal jogador do time e muito querido pelo torcedores paranistas. Chegou a ter passagem pela Seleção Brasileira sub-20, onde jogou, entre outros jogadores, com Ronaldinho Gaúcho.

Ao deixar o Paraná, Lúcio Flávio transferiu-se para o São Paulo com a esperança de ser uma jovem promessa a despertar para o futebol nacional definitivamente. No entanto, o meia nunca se firmou no time paulista. Logo, começou sua peregrinação por vários clubes. Retornou ao Estado do Paraná para defender o Coritiba, onde teve uma boa passagem. Jogou também no Clube Atlético Mineiro, em 2003.

Em 2004, Lúcio Flávio foi para a equipe do São Caetano, que então disputava a Série A, e foi Campeão Paulista, feito inédito para o modesto clube. Chegou a ser titular do time no início de sua passagem pelo Azulão. No entanto, amargou o banco de reservas por um tempo. Assim, foi levado ao Oriente Médio, onde foi atleta do Al Ahli.

Em 2006, o Botafogo o contratou para ser o "cérebro" do time, por empréstimo junto ao São Caetano, que ainda detinha seus direitos federativos. Ganhou o apelido de maestro, ajudou o clube a vencer a Taça Guanabara mas, na final do Campeonato Carioca daquele ano, sofreu uma lesão no joelho que o deixou fora dos gramados por exatos sete meses. Mesmo sem condições de jogo, Lúcio Flávio recebeu o carinho da torcida, que via o time ser campeão após 8 anos tenebrosos, e da diretoria, que fez questão de renovar seu contrato. O jogador retornou ao time do Botafogo no dia 2 de novembro de 2006, na partida contra o Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro. Seu primeiro gol após a lesão foi contra o Goiás, de falta, no Maracanã, em partida que terminou empatada por 2 a 2.

A partir de 2007, Lúcio Flávio passou a ser peça fundamental do time, contando com a confiança do presidente botafoguense, Bebeto de Freitas. Formou nesse ano, ao lado de Zé Roberto, Dodô, Jorge Henrique, Túlio, Juninho, entre outros, o time que ficou conhecido como Carrossel Alvinegro, montado por Cuca, que chegou a diversas decisões apresentando o futebol mais vistoso do país, segundo a imprensa, embora tenha vencido apenas a Taça Rio daquele ano. Devido às derrotas decisivas e também por ter perdido um pênalti na final do Carioca de 2007, Lúcio Flávio chegou a ser alvo de críticas de parte da torcida, que o achava um jogador sem raça e potência física suficiente. Todavia, o jogador sempre foi um dos principais e mais queridos em geral da torcida, que canta para ele antes do jogos "Ah, é Lúcio Flávio".

Em 2008, o meia passou a ser o capitão do Botafogo. No dia 23 de março deste ano, Lúcio Flávio completou 100 jogos pelo clube, em vitória por 7 a 0 pela Taça Rio – que viria a conquistar – contra o Macaé, marcando um gol. Mesmo tendo sido vice-campeão estadual novamente (vice de novo), o jogador foi eleito o Craque do Campeonato Carioca 2008. No dia 9 de outubro do mesmo ano, ele completou 147 jogos e chegou ao gol de número 50 com a camisa alvinegra, marcando um golaço de cobertura, de fora da área, em jogo válido pelo campeonato brasileiro de 2008, contra o Vitória.

Em 27 de maio de 2009 acerta sua volta ao Botafogo após passagem curta e frustrada pelo Santos Futebol Clube, pois não apresentava o mesmo futebol que o fez ser contratado. ¹

Bolas paradas

Lúcio Flávio cobrando falta no Engenhão.

Lúcio Flávio tem como uma de suas características mais marcantes a cobrança de faltas e pênaltis. Por meio de lances de bola parada, o jogador consegue um elevando número anual de gols. Em suas tentativas, Lúcio Flávio faz uso da técnica, procurando sempre colocar a bola no ângulo. A força do chute não é seu ponto forte, uma vez que procura bater com o lado do . Embora tenha passagem marcante pelo Botafogo, o meia sempre admitiu que tem como ídolo e exemplo dentro de campo o maior jogador da história do rival Flamengo, Zico.

Hoje Lúcio Flávio passa por um período ruim no Botafogo, onde recebeu o apelido de "Lerdo Flávio". Entretanto, o meia sempre procurou sua vaga no time titular, e vem melhorando nas últimas partidas, sob o comando de Joel Santana

Religião

Lúcio Flávio é um jogador muito ligado à sua religião. Evangélico, o jogador costuma comemorar seus gols apontando para o céu, em homenagem a Jesus Cristo.

Prêmios

Títulos

Paraná Clube
  • Campeonato Paranaense 1997
  • Campeonato Brasileiro - Módulo Amarelo 2000
Seleção Brasileira Sub-20
  • Copa do Rei da Tailândia 1999
São Paulo
  • Supercampeonato Paulista 2002
São Caetano
  • Campeonato Paulista 2004
Botafogo

Referências

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lucio Flavio (futebolista)

Ligações externas