Leo Neiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leo Neiva
Leo Neiva
Informações pessoais
Nome completo Leonardo Martins Neiva
Data de nasc. 10 de dezembro de 1977 (46 anos)
Local de nasc. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Informações profissionais
Clube atual São Cristóvão e Neves
Posição Treinador (Ex-meia-atacante)
Clubes de juventude
Bonsucesso
Jacarepaguá
Juventude
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
Nova Cidade
Portuguesa Santista
Vilanovense FC
Times/clubes que treinou
2007
2008-2009
2010
2010–2011
2011–2012
2013
2014–2015
2015–2016
2016
2017
2019–2020
2021
2021–2022
América-RJ (auxiliar-técnico)
Platinum Stars (categorias de base)
Bonsucesso
Yadanarbon FC (categorias de base)
Rakhine United
Francana
Young Africans (auxiliar-técnico)
Montego Bay United FC
Yadanarbon FC
Thai Honda
Atlético Itapemirim
São Cristóvão e Neves
Al-Merreikh

Leonardo Martins Neiva (Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1977), mais conhecido como Leo Neiva, é um treinador de futebol brasileiro e ex-futebolista brasileiro que atuava como meia atacante. Seu último clube dirigido foi o Al-Merreikh, do Sudão, o qual deixou em fevereiro de 2022.

Carreira como treinador[editar | editar código-fonte]

Recentemente, o treinador brasileiro atingiu um feito histórico pela seleção do caribe. Leo levou São Cristóvão e Névis à primeira colocação do Grupo F da primeira fase das eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2022, sobressaindo em relação as seleções de Trinidad e Tobago, Porto Rico, Bahamas e Guyiana. Essa foi a primeira vez na história que os “Sugar Boyz” chegaram a segunda fase das eliminatórias, sendo a única não cabeça de chave a passar de fase. Sob o comando do técnico, São Cristóvão e Névis foi da 27ª colocação no ranking da Concacaf, para a 14ª posição.

Leo Neiva começou sua carreira como auxiliar técnico do América-RJ em 2007. Em seguida aceitou o convite para assumir a base do Platinum Stars (Royal Bafokeng) da África do Sul que seria o primeiro dos oito trabalhos realizados fora do Brasil.

Após essa experiência, o treinador retornou para o Brasil em 2010 para comandar a equipe do Bonsucesso do Rio de Janeiro. Depois, Leo teve a oportunidade de assumir a base do Yadanarbon FC, time de futebol de Mianmar, onde teve bastante destaque no trabalho com jogadores jovens. Uma grande quantidade deles alcançou a seleção nacional sub-20 que, pela primeira vez na história, participou da Copa do Mundo FIFA Sub-20, na Nova Zelândia, em 2015.

Tal feito o colocou em destaque no país. Seu trabalho foi reconhecido e o mesmo teve a oportunidade de comandar a equipe principal do Rakhine United. Na época, ele foi o treinador mais jovem a assumir um clube profissional em Mianmar, com apenas 34 anos.

Após o fim de contrato com o clube asiático, Leo teve novamente a chance de retornar ao Brasil, onde comandou a equipe do Francana na Série A3 do Campeonato Paulista. O treinador só voltou a comandar um clube brasileiro em 2019, quando aceitou o desafio de comandar o Atlético Itapemirim, equipe do Espírito Santo. Entre essas idas e vindas no país natal, o treinador também aproveitou o tempo para concluir os cursos das Licenças A e Pro da CBF/CONMEBOL.

Leo acumulou uma importante experiência internacional em sua carreira. O treinador já trabalhou em quatro continentes (Ásia, África, América do Norte (Caribe) e América do Sul). Recentemente teve uma passagem pela Ásia, onde dirigiu o Thai Honda na Premier League da Tailândia. O convite veio após um excelente trabalho realizado em sua segunda passagem pelo Yadanarbon FC.

Na América do Norte, Leo Neiva treinou o Montego Bay United, da Jamaica Premier League, tendo contribuído para o título nacional da temporada (2015/2016). Na África foram duas passagens, a primeira na África do Sul pelo Platinum Stars, onde conquistou a Copa Nelson Mandela em 2009. Mais tarde, na Tanzânia, ele obteve a notável conquista da Liga Nacional da Tanzânia e da Supertaça da Tanzânia em 2014/2015 com o Young Africans como treinador adjunto.

Carreira como jogador[editar | editar código-fonte]

Leo começou sua carreira como atleta de futsal do Fluminense FC. Logo migrou para o futebol de campo onde atuou pela base do Bonsucesso. Outras experiências ainda nas categorias de base se deram por passagens no Jacarepaguá e no Juventude (RS).

Pelo profissional, o meia-atacante defendeu o EC Nova Cidade, clube da cidade de Nilópolis, no Rio de Janeiro. E também acumulou passagens por outros clubes como a Portuguesa Santista e o Vilanovense FC, de Portugal.

Conquistas[editar | editar código-fonte]

● São Cristóvão e Névis: Classificação para a segunda fase das eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo de 2022 pela primeira vez na história do país


Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeonato Nacional - Jamaica 2016 Red Stripe Premier League 2015/2016 - Montego Bay FC

● Campeonato Nacional - Tanzânia 2015 Vodacom Premier League 2014/2015 - Young Africans SC

● Super Copa - Tanzânia 2014 - Young Africans SC

● Copa Nelson Mandela - África do Sul 2009 - Royal Bafokeng Platinum Stars FC

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]