Linha de Aveiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Linha de Aveiro é uma linha da CP Urbanos do Porto que liga a estação de São Bento, no centro da cidade do Porto, com a estação em Aveiro, ligando assim o litoral sul da Área Metropolitana do Porto com a Região de Aveiro, passando pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Ovar, Estarreja e Aveiro, aproximando assim as grandes áreas urbanas e industriais no sul do Porto.

Com uma extensão total de 65,9 km e 25 paragens em estações e apeadeiros ao longo do seu percurso, a linha tem um tempo de percurso entre 1h19min e 1h35min , dependendo se o serviço parar em todos os apeadeiros ou só nas principais estações, tendo uma frequência de 30 em 30 minutos.

A linha urbana passa pela Linha do Norte, a linha ferroviária mais movimentada do país, partilhando assim a linha com outros serviços, com o Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e com os comboios de mercadorias.

Paragens[editar | editar código-fonte]

A linha tem a cor amarela na CP Urbanos do Porto, com 25 paragens em estações e apeadeiros ao longo do seu percurso e uma extensão total de 65,9 km, percorrendo 6 municípios (Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Ovar, Estarreja e Aveiro) e servindo assim perto de 730 mil habitantes.

Linha de Aveiro
Estações  25
Extensão  65,9  km
Unknown route-map component "KINTa" Urban railway
Porto-São Bento
Unknown route-map component "XINT-R" Urban railway
TIC Porto-Campanhã
Interchange on track Urban railway
General Torres
Station on track
Vila Nova de Gaia
Stop on track
Coimbrões
Stop on track
Madalena
Station on track
Valadares
Stop on track
Francelos
Stop on track
Miramar
Stop on track
Aguda
Station on track
Granja
Unknown route-map component "XINT-R" Unknown route-map component "BAHN"
Espinho
Stop on track
Silvalde
Stop on track
Paramos
Station on track
Esmoriz
Stop on track
Cortegaça
Stop on track
Carvalheira-Maceda
Station on track
Ovar
Station on track
Válega
Stop on track
Avanca
Station on track
Estarreja
Stop on track
Salreu
Stop on track
Canelas
Station on track
Cacia
Unknown route-map component "KINTe" Unknown route-map component "BAHN"
Aveiro

Trajeto[editar | editar código-fonte]

Saíndo da estação de São Bento, aonde existe um transbordo com as restantes linhas urbanas dos Urbanos do Porto e com a Linha D do Metro do Porto, a linha segue em direção à estação de Campanhã, a maior e a principal estação da cidade do Porto, aonde se cruza com vários serviços ferroviários, como os comboios Alfa Pendular, Intercidades, Interregional, Regional e Urbanos, com o Terminal Intermodal de Campanhã e com as linhas A, B, C, E e F do Metro do Porto.

Atravessando a Ponte de São João e deixando, assim, o Porto para trás, a linha entra no município de Vila Nova de Gaia, e assim, numa grande área urbana, com várias estações e apeadeiros. Na estação de General Torres, a linha cruza-se com a Linha D do Metro do Porto. Antes de chegar ao apeadeiro de Aguda, a linha anda a paralelo com o Oceano Atlântico e segue até Espinho, aonde entra num túnel que entrou em serviço em 2008, para chegar à estação da mesma cidade.

Deixando Espinho para trás, a linha segue em direção a sul, passando pelas cidades de Ovar e Estarreja e por grandes zonas industriais em ambas as cidades. Antes de chegar a Aveiro, a linha passa ao lado da Ria de Aveiro e atravessa o Rio Vouga, até chegar à estação de Aveiro, que recebeu um edifício novo em 2010.