Mangabeira (João Pessoa): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 47: Linha 47:


Mangabeira abriga templos religiosos dedicados aos Católicos, Evangélicos, Mórmons, Testesmunhas de Jeová, Adventistas, Espíritas, Cultos afro-brasileiros e outros.
Mangabeira abriga templos religiosos dedicados aos Católicos, Evangélicos, Mórmons, Testesmunhas de Jeová, Adventistas, Espíritas, Cultos afro-brasileiros e outros.

Em [[2011]] surgiram ''[[placa|outdoors]]'' no bairro indicando que o deputado Luciano Cartaxo era contra o ''Mangabeira Shopping''.<ref>{{citar web|url=http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20110831102914&cat=politica&keys=bancada-pt-decide-confeccionar-panfletos-desfazer-imagem-negativa-mangabeira PT faz panfletos para desfazer imagem negativa da bancada|acessodata=[[31 de agosto]] de [[2011]]}}</ref> O fato acabou rendendo uma ação por [[calúnia]] e [[difamação]].<ref>{{citar web|url=http://www.paraiba.com.br/2011/08/30/09566-cartaxo-classifica-como-calunia-e-difamacao-outdoors-contra-parlamentares-da-oposicao-na-al Cartaxo classifica como 'calúnia e difamação' outdoors contra parlamentares da oposição|acessodata=[[31 de agosto]] de [[2011]]}}</ref>


==Movimento Separatista==
==Movimento Separatista==

Revisão das 14h26min de 6 de maio de 2012

Localização
Zona Zona Sul
Administração
Bairros limítrofes
Características geográficas
População total (IBGE, 2010) 75,988 hab.
 • População urbana 75,988
 • População rural 0
Densidade 7.462,78 hab./km²
 • Homens 35,844
 • Mulheres 40,144

Mangabeira é um bairro da cidade de João Pessoa localizado na Zona Sul da cidade[1], foi fundado em 23 de abril de 1983 com o nome Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity. O mangabeirense muitas vezes tem origem no ascendente sertânico transplantado para zona da Mata e por isso carrega ainda o vigor dos seus ancestrais; um povo lutador que ergueu o maior bairro da zona Sul e de toda a cidade, com uma das principais avenidas de comércio popular para as classes medias B e C.

Características

Mangabeira localiza-se na Zona Sul da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. O bairro é subdividido em oito partes, numeradas do I (um) ao VIII (oito),[2] abrigando diferentes classes sociais, sendo Mangabeira 8 o maior em território entre a divisão feita. Ocupa uma área de 1.079 hectares e os números conferem ao bairro grande importância política e econômica. É um bairro vocacionalmente comercial, ficando atrás apenas do centro da cidade em quantidade de comércio e serviços. É também o bairro mais populoso de João Pessoa, abrigando aproximadamente 100.000 habitantes[3] habitantes em 17.259 domicílios. Se fosse considerado uma cidade, o bairro seria a 4ª maior da Paraíba.

O Bairro inicia-se no colégio CAIC Damásio Franca e Percorre até metade da Ladeira Conhecida como "Ladeira Valentina/Mangabeira" e na outra dimensão segue a leste do sítio da Laranjeiras até próximo do novo Centro de Convenções de João Pessoa, ainda em construção.

A denominação Mangabeira originou-se de uma fazenda que cultivava mangaba.

Possui 33 escolas, cinco praças, uma feira livre e o 2° maior mercado público da cidade (atrás apenas do Mercado Central) e a 2ª maior avenida comercial da cidade, a Josefa Taveira (principal, dentre as três do Bairro).

Possui mais de 12 Escolas Particulares, dentre elas: Integração Corujinha, QI e Sistema de Ensino Decisão.

Na área de saúde há o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), a sede do Distrito Sanitário III, o Complexo Hospitalar Humberto Nóbrega, que abrange o Centro de Ortopedia e Traumatologia (Ortotrauma ou Trauminha) e o Hospital Materniade Santa Maria,duas Farmácias Populares e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O bairro possui 26 Unidades de Saúde da Família.

Estão Presentes no bairro sedes de importantes como: Academia de Polícia Militar e Civil, Detran, Inmetro, Unidade Prisional de Segurança Média e Máxima, UEPB, Casa da Cidadania, ESPEP além de estarem sendo construídos 2 restaurantes populares no bairro.

Postos de Serviços do Bairro.

  • Possui Agências Bancárias: Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco, Itaú (Duas agências) e Banco Popular do Brasil (Breve agência do HSBC no principal corredor do bairro).
  • Possui Caixas Eletrônicos: Banco do Brasil, Santander, Itaú e 5 caixas eletrônicos Banco24Horas espalhados pelo bairro.
  • Possui três Loterias Caixa, nas zonas Norte (proximidade ao bairro dos Bancários, Centro (arredores do Mercado Público) e Sul (áreas correspondentes às proximidades a 9ª DD) do bairro.
  • Há em Mangabeira: lojas de Informática, locadoras, lojas comerciais, lojas de móveis, perfumarias, imobiliárias, sorveterias, pizzarias, lanchonetes, restaurantes, lan houses, postos de gasolina, escolinhas de futebol e futsal, Ginásios Poli-esportivos, estádio de futebol (Mangabeirão), agências bancárias, concessionárias de veículos, oficinas mecânicas, clínicas médicas, clínicas oftalmológicas, óticas, casa de festas, feira livre, etc.
  • E ainda abriga uma grande quantidade de lojas de nível nacional no comércio bairro, sendo alguma delas: Lojas Maia/Magazine Luiza, Insinuante, Cacau Show, O Boticário, Emmanuelle, Cattan, Farmácias Pague Menos, Óticas Diniz, entre outros de nível regional.

Mangabeira abriga templos religiosos dedicados aos Católicos, Evangélicos, Mórmons, Testesmunhas de Jeová, Adventistas, Espíritas, Cultos afro-brasileiros e outros.

Movimento Separatista

Alguns vereadores eleitos pelo bairro de tempos em tempos insistem na necessidade da emancipação do bairro a condição de município, pois isso supostamente alavancaria o desenvolvimento de toda a região, já que acusam a zona norte e zona leste onde se concentram as principais figuras da cidade de descaso para com a zona sul meridional e zona oeste, já que a maior parte dos representantes da cidade vivem de frente pro mar na zona leste alheios ao que ocorre no restante da urbe e no máximo vão até seus trabalhos nas principais vias da zona norte sem sequer passar pela zona sul, oeste ou mesmo zonas menos abastadas da região norte setentrional e idem partes da zona leste renegadas a exemplo do Bairro São José e comunidade do Timbó Oriental, etc.

Notas e referências