Saltar para o conteúdo

Margarida Marinho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PauloEduardo (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 77.54.130.248 para a última versão por 2.82.134.96 (usando Huggle)
Linha 24: Linha 24:
}}
}}


'''Margarida Marinho''' ([[27 de Janeiro]] de [[1963]]) é uma actriz [[Portugal|portuguesa]].
'''Margarida Marinho''' ([[Lisboa]], [[27 de Janeiro]] de [[1963]]) é uma atriz [[Portugal|portuguesa]].


Iniciou a sua formação e actividade no teatro universitário, sob a direcção de [[Paulo Filipe Monteiro]], no grupo Íbis. Cursou Formação de Actores no Instituto de Ficção, Investigação e Criação Teatral, onde foi dirigida por [[Adolfo Gutkin]], estreando-se na peça ''Eclipse do Sol'' (1982). Posteriormente foi dirigida por [[Giorgio Barberio Corsetti]], [[Maria Germana Tânger]], [[Mário Feliciano]], [[Norberto Barroca]], [[João Grosso]] e Alberto Lopes, [[Diogo Infante]], [[José Wallenstein]], Jorge Lavelli, [[João Perry]], [[Luís Miguel Cintra]], Luís Assis, [[João Canijo]], [[António Feio]], [[Solveig Nordlund]], [[Jorge Silva Melo]], entre outros. Destaca as recentes participações em ''E no Intervalo Faz-se Qualquer Coisa'' (encenação de José Wallenstein) ''Luz de Inverno'', de [[David Hare]] (encenação de [[João Lourenço]]) e ''Frei Luís de Sousa'', de [[Almeida Garrett]], encenação de [[José Wallenstein]].
Iniciou a sua formação e atividade no teatro universitário, sob a direcção de [[Paulo Filipe Monteiro]], no grupo Íbis. Cursou Formação de Actores no Instituto de Ficção, Investigação e Criação Teatral, onde foi dirigida por [[Adolfo Gutkin]], estreando-se na peça ''Eclipse do Sol'' (1982). Posteriormente foi dirigida por [[Giorgio Barberio Corsetti]], [[Maria Germana Tânger]], [[Mário Feliciano]], [[Norberto Barroca]], [[João Grosso]] e Alberto Lopes, [[Diogo Infante]], [[José Wallenstein]], Jorge Lavelli, [[João Perry]], [[Luís Miguel Cintra]], Luís Assis, [[João Canijo]], [[António Feio]], [[Solveig Nordlund]], [[Jorge Silva Melo]], entre outros. Destaca as recentes participações em ''E no Intervalo Faz-se Qualquer Coisa'' (encenação de José Wallenstein) ''Luz de Inverno'', de [[David Hare]] (encenação de [[João Lourenço]]) e ''Frei Luís de Sousa'', de [[Almeida Garrett]], encenação de [[José Wallenstein]].


Tem dito poesia em vários recitais, como ''Abril.25'', poemas de vários autores e ''Os Poetas'' (que dirigiu com música de Rodrigo Leão e Gabriel Gomes).
Tem dito poesia em vários recitais, como ''Abril.25'', poemas de vários autores e ''Os Poetas'' (que dirigiu com música de Rodrigo Leão e Gabriel Gomes).
Linha 47: Linha 47:
==Televisão==
==Televisão==
*Protagonista, ''Violante Coelho Borges '' em [[Remédio Santo]], [[TVI]] 2011/2012
*Protagonista, ''Violante Coelho Borges '' em [[Remédio Santo]], [[TVI]] 2011/2012
*Protagonista, ''Helena Vargas '' em [[Meu Amor]], [[TVI]] 2009/2010
*Protagonista, ''Helena Vargas'' em [[Meu Amor]], [[TVI]] 2009/2010
*Protagonista, ''Beatriz Lobato Pimentel/Teresa Lobo Pimenta/Rita'' em [[A Outra]], [[TVI]] 2008
*Protagonista, ''Beatriz Lobato Pimentel/Teresa Lobo Pimenta/Rita'' em [[A Outra]], [[TVI]] 2008
*Participação especial, ''Dra. Marta Cerveira'' em [[Vingança (telenovela)]], [[SIC]] 2007
*Participação especial, ''Dra. Marta Cerveira'' em [[Vingança (telenovela)]], [[SIC]] 2007

Revisão das 20h20min de 27 de janeiro de 2013

Margarida Marinho
Nascimento 27 de janeiro de 1963 (61 anos)
Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Estatura 1,66 m
Filho(a)(s) Manuel (1993)e Carlota (2008)
Ocupação Actriz
Principais trabalhos A Outra

Meu Amor

Prêmios 2010 Emmy International na categoria Telenovela (Meu Amor)

Margarida Marinho (Lisboa, 27 de Janeiro de 1963) é uma atriz portuguesa.

Iniciou a sua formação e atividade no teatro universitário, sob a direcção de Paulo Filipe Monteiro, no grupo Íbis. Cursou Formação de Actores no Instituto de Ficção, Investigação e Criação Teatral, onde foi dirigida por Adolfo Gutkin, estreando-se na peça Eclipse do Sol (1982). Posteriormente foi dirigida por Giorgio Barberio Corsetti, Maria Germana Tânger, Mário Feliciano, Norberto Barroca, João Grosso e Alberto Lopes, Diogo Infante, José Wallenstein, Jorge Lavelli, João Perry, Luís Miguel Cintra, Luís Assis, João Canijo, António Feio, Solveig Nordlund, Jorge Silva Melo, entre outros. Destaca as recentes participações em E no Intervalo Faz-se Qualquer Coisa (encenação de José Wallenstein) Luz de Inverno, de David Hare (encenação de João Lourenço) e Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, encenação de José Wallenstein.

Tem dito poesia em vários recitais, como Abril.25, poemas de vários autores e Os Poetas (que dirigiu com música de Rodrigo Leão e Gabriel Gomes).

No cinema trabalhou com os realizadores Teresa Villaverde (A Idade Maior), Luís Álvarães, João Botelho (No Dia Dos Meus Anos), Pedro M. Ruivo, Fernando Lopes (O Fio do Horizonte), Joaquim Leitão, Christopher Frank, Marian Handwerker, Edgar Pêra (Manual de Evasão – LX94), Raoul Ruiz, Margarida Cardoso, Marco Martins, Solveig Nordlund, Leonel Vieira, entre outros.

Aparece com regularidade nos ecrãs televisivos, participando em várias séries e telefilmes, nacionais (destacando Fuga, de Luís Filipe Costa; As Contas do Morto, de Rita Nunes; Os Cavaleiros de Água Doce, de Tiago Guedes) e estrangeiros (onde destaca Quand J’ Etais P’tit, de Danniel Janneu).

Foi nomeada ao Globo de Ouro de Melhor Actriz em 2003 pelo filme (Aparelho Voador a Baixa Altitude)

Em 2008, durante as gravações da novela A Outra, a actriz descobriu que estava grávida do seu ex-companheiro, o arquitecto Ricardo Zuquete. Margarida deu à luz uma menina, Carlota, no dia 15 de Dezembro de 2008, na maternidade Alfredo da Costa. A actriz já tem um filho, Manuel (1993), fruto da sua relação com o realizador João Canijo.

Em 2010, a novela "Meu Amor", onde a Margarida era uma das protagonistas, foi nomeada e vencedora dos Emmy's Internacionais da categoria de melhor telenovela.

Em 2011, participação em Remédio Santo, como personagem principal. Em 2012 é uma das protagonistas da peça Cenas da Vida Conjugal juntamente com Adriano Luz e Paula Mora, no Teatro D. Maria II. A 8 de Outubro de 2012 a novela Remédio Santo, na qual foi protagonista, é nomeada para o emmy internacional de melhor telenovela.

Televisão

Cinema

Ligações externas