Margarida de Bourbon-Parma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margarida de Bourbon-Parma
Princesa de Parma e Placência
Infanta de Espanha
Duquesa de Madrid
 
Cônjuge Carlos Maria de Bourbon e Áustria-Este
Descendência Branca
Jaime
Elvira
Beatriz
Alice
Casa Bourbon-Parma
Nome completo
Margarida Maria Teresa Henriqueta de Bourbon-Parma
Nascimento 1 de janeiro de 1847
Luca, Ducado de Parma
Morte 29 de janeiro de 1893 (46 anos)
Viareggio, Reino de Itália
Sepultamento Villa Borbone, Viareggio
Pai Carlos III de Parma
Mãe Luísa de Bourbon


Margarida Maria Teresa Henriqueta de Bourbon-Parma (em italiano Margherita Maria Teresa Enrichetta di Borbone-Parma) (Luca, 1 de janeiro de 1847 - Viareggio, 29 de janeiro de 1893), foi princesa de Parma e Placência; Infanta de España e Duquesa de Madrid pelo casamento.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Margarida era a filha mais velha do duque Carlos III de Parma e de Luísa de França. Seus avós paternos foram o duque Carlos II de Parma e ‎Maria Teresa de Saboia; enquanto seus avós maternos foram Carlos Fernando de Artois, Duque de Berry (filho do rei Carlos X de França) e Maria Carolina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi sobrinha de Henrique de Artois, conde de Chambord, que "reinou" por sete dias (2 a 9 de agosto de 1830) como Henrique V de França.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Margarida de Bourbon-Parma e Carlos de Bourbon, Duque de Madrid.

Casou-se em 4 de fevereiro de 1867, no Castelo de Frohsdorf, em Lanzenkirchen, com Carlos Maria de Bourbon e Áustria-Este, infante de Espanha, auto intitulado Duque de Madri e Conde de Alcarria, pretendente carlista ao trono espanhol (como Carlos VII) e pretendente legitimista ao trono francês (como Carlos XI). Carlos era filho de João Carlos de Bourbon, conde de Montizón - pretendente carlista ao trono espanhol (como João III) e pretendente legitimista ao trono francês (como Jean III) - e da arquiduquesa Beatriz de Áustria-Este. O casal teve cinco filhos:

  • Jaime (1870-1931), Duque de Madrid, pretendente carlista ao trono espanhol (como Jaime III) e pretendente legitimista ao trono francês (como Jacques I). Não se casou.
  • Alice (1876-1975), infanta de Espanha, casada em primeiras núpcias com o príncipe Frederico de Schönburg-Waldenburg, com descendência. Casou-se em segundas núpcias, morganaticamente, com Lino del Prete, com descendência.

Morte[editar | editar código-fonte]

Margarida morreu em Viareggio, em 29 de janeiro de 1893, aos 46 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na Villa Borbone, em Viareggio.

Nota[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Margarida de Bourbon-Parma


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.