Cabana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mocambos)
 Nota: Para outros significados, veja Cabana (desambiguação).
Diferentes formas de cabanas e choças dos indígenas brasileiros por Jean-Baptiste Debret.

Cabana, mucambo, mocambo, palhoça, palhota , tejupar, cubata ou choupana são denominações dadas a moradias construídas artesanalmente, muitas vezes de frágil constituição. É um tipo de casa geralmente localizada fora dos centros urbanos, construída essencialmente a partir de técnicas e matérias-primas locais. É usada tanto como moradia quanto para acomodação turística. Cabana também é um termo utilizado para se referir a construções militares para estabelecimento temporário.[1]

Apresenta diferenças no Brasil mais de natureza regional, conforme o material empregado na sua construção — folha de buriti, palha de coqueiro, palha de cana, capim, sapé, lata velha, pedaços de flandres ou de madeira, cipó ou prego — do que de tipo, numas regiões mais africano, noutras mais indígena.

Deve-se notar que o mucambo dos índios — o tejupar — feito de palha, que os primeiros cronistas acharam-no parecido com a cabana portuguesa dos camponeses do Norte.

Dessas cabanas algumas eram de colmo; outras construídas de madeira ou barro amassado (taipa). A coberta de colmo usou-se até o século XVIII, de modo que Portugal já nos trazia a tradição do mucambo.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra cabana vem do latim capanna, que significa casa rústica. Capanna também originou as palavras cabine e gabinete.[2]

Referências

  1. «Hut- Definition of Hut by the Free Dictionary». Consultado em 15 de Agosto de 2016 
  2. «Cabana:Palavras-Origem das Palavras». Consultado em 15 de Agosto de 2016 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
Wikcionário
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cabana
Ícone de esboço Este artigo sobre construção civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.