Naypyidaw

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edifício de apartamentos em Naypyidaw
O Water Fountain Garden na capital birmanesa
Pagode Uppatasanti, em Naypyidaw

Naypyidaw ou Nay Pyi Taw - ou ainda, em português, Nepiedó[1] (birmanês: နေပြည်တော်, pronunciado AFI[nèpjìdɔ̀], "nê-pií-dó") é, desde 2005, a capital do Myanmar (ou Mianmá). Razões estratégicas da junta militar que governava o Mianmá à época motivaram a escolha de uma nova capital que substituísse a antiga capital, Yangon (em português, Rangum).

O seu nome significa "Cidade real" ou "Sede de reis" e o seu nome foi anunciado durante o decorrer do Dia das Forças Armadas celebrado em março de 2006, data considerada como a inaugural da cidade. A capital administrativa do Mianmá (a antiga Birmânia) foi oficialmente trasladada de Rangum para Nepiedó em 6 de novembro de 2005, por decisão da junta militar que governava o país. A população da cidade é incerta, mas julga-se que rondará os 100 000 habitantes, com maioria de birmaneses, e com minorias de chineses e indianos. A religião da maioria dos habitantes é o budismo, e há uma minoria de cristãos.

Embora seja oficialmente a capital do país, muitos países ainda mantém suas embaixadas na antiga capital, Rangum (em birmanês, Yangon).[2]

A sua localização, num campo a uns 10 km a oeste da cidade de Pyinmana e a uns 320 km a norte da antiga capital, Rangum, foi devido a ali se situar um importante campo de treino para os soldados e oficiais do Exército Independente Birmanês que enfrentou primeiro os britânicos, e onde logo se instalou o general Aung San o seu quartel-geral, que logrou a vitória frente às tropas japonesas durante a sua ocupação do país na Segunda Guerra Mundial. Pyinmana converteu-se num símbolo para o exército birmanês, já que foi o lugar onde os birmaneses conseguiram derrotar exércitos invasores superiores.

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redação Interinstitucional. Consultado em 22 de fevereiro de 2012. 
  2. «Embaixada do Brasil no Myanmar». 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Mianmar é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.