Saltar para o conteúdo

Netinho de Paula: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 35883861 de 187.19.57.165
Linha 22: Linha 22:


Em 2008, Netinho foi eleito vereador em [[São Paulo (cidade)|São Paulo]] pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com 84.406 votos - correspondendo a 1,41% dos votos válidos, o que lhe deu a posição de terceiro mais votado nas eleições<ref name="Cantor Netinho">{{citar web|url=http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/musica_cinema_tv/224-Cantor-Netinho-Paula-mais-votado-para-Cmara.html|titulo=Cantor Netinho de Paula é 3º mais votado para Câmara de SP|autor=Brazilian Voice|data=8/10/2008|publicado=|acessodata=22/08/2010}}</ref>.
Em 2008, Netinho foi eleito vereador em [[São Paulo (cidade)|São Paulo]] pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com 84.406 votos - correspondendo a 1,41% dos votos válidos, o que lhe deu a posição de terceiro mais votado nas eleições<ref name="Cantor Netinho">{{citar web|url=http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/musica_cinema_tv/224-Cantor-Netinho-Paula-mais-votado-para-Cmara.html|titulo=Cantor Netinho de Paula é 3º mais votado para Câmara de SP|autor=Brazilian Voice|data=8/10/2008|publicado=|acessodata=22/08/2010}}</ref>.

Atualmente trabalha na Positivo Informática.


==Carreira artística==
==Carreira artística==

Revisão das 21h38min de 25 de junho de 2013


 Nota: Se procura o cantor da Bahia, veja Netinho (cantor).
Netinho de Paula
Netinho de Paula
Netinho de Paula
Vereador de São Paulo
Período 1º de janeiro de 2009
em exercicio
Dados pessoais
Nascimento 11 de julho de 1970 (54 anos)
São Paulo
Partido PC do B
Profissão Cantor

Netinho de Paula, nome artístico de José de Paula Neto (São Paulo, 11 de julho de 1970) é um cantor, apresentador de televisão, ator e político brasileiro filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).[1]

Biografia

Netinho nasceu no bairro de Santo Amaro e foi criado em Carapicuíba, na Grande São Paulo, onde morou por muito tempo em um apartamento da Cohab 2.

Em 2008, Netinho foi eleito vereador em São Paulo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com 84.406 votos - correspondendo a 1,41% dos votos válidos, o que lhe deu a posição de terceiro mais votado nas eleições[2].

Atualmente trabalha na Positivo Informática.

Carreira artística

Em 1986 começou sua carreira na banda de pagode Negritude Júnior; Como vocalista desse grupo criado no conjunto habitacional onde morava, alcançando à época grande sucesso e projeção nacional, engatou vários sucessos na década de 90, entre eles "Cohab City" e "Tanajura". Afastou-se da banda em 2001 e partiu em carreira-solo. Foi aí então que surgiu a oportunidade de apresentar um programa de televisão.

Programa de televisão

Em 1998, quando ainda era integrante do Negritude Júnior, apresentou o programa Planeta Xuxa, durante a licença-maternidade de Xuxa.

Em seu programa de televisão mostra-se uma pessoa preocupada com a população da periferia e que sendo pobres e negros, seriam objeto de discriminação e vítima da falta de oportunidade para conquistar uma vida melhor. Sua suposta luta para melhorar a vida dessas pessoas é mostrada no programa Domingo da Gente, no quadro "Dia de Princesa", onde ele aumenta a auto-estima de moças que vivem na periferia através de atitudes afirmativas, como tratamento de beleza, doação de dinheiro, cursos de capacitação profissional, etc.

No dia 23 de março de 2009, assinou contrato com o SBT, onde apresentou a partir de maio, um programa de 3 horas de duração, aos sábados à tarde, sob a direção de Marlene Mattos, o programa Show da Gente, exibido até março de 2010.

No dia 25 de fevereiro de 2012, estreou o Programa da Gente na RedeTV!, uma produção independente, gravada nos estúdios de sua própria produtora. O programa se resume ao principal quadro que marcou a carreira de Netinho, agora chamado de Banco dos Sonhos, é uma releitura do quadro Um Dia de Princesa que apresenta muitas histórias de vida emocionantes.[3]

Agressões

Em fevereiro de 2005 Netinho foi acusado de agredir com socos a própria mulher, Sandra Mendes de Figueiredo, após uma briga conjugal.[4] Na ocasião, ele foi impedido pela Justiça de retornar à casa do casal.

Em 20 de novembro de 2005 Netinho cometeu nova agressão: deu um soco na orelha do humorista Rodrigo Scarpa de Castro, do programa Pânico na TV, da RedeTV!, durante o evento Troféu Raça Negra 2005, na capital paulista.[5] O motivo da agressão teria sido um trocadilho feito pelo chamado "Repórter Vesgo" com o canal de televisão que Netinho havia aberto recentemente. Tal fato acabou custando uma indenização ao músico, tendo que pagar uma indenização por dano moral de R$ 44.670,00 a Rodrigo Scarpa [6].

Política

Em 2008 Netinho foi eleito vereador na cidade de São Paulo, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).[2] Em 2012 se reelegeu.[7]

No final de 2009 o PCdoB anunciou Netinho de Paula como candidato ao Senado pela legenda.[8] No ano posterior, por muito pouco Netinho não foi eleito no lugar de Marta Suplicy, a favorita.[8] Com a morte de Romeu Tuma, do PTB, no final da campanha, e a exploração de um antigo caso de agressão à ex-mulher, Netinho acabou indo para o terceiro lugar da disputa.[8]

Em 2011, o PCdoB de São Paulo diz que não abrirá mão de lançar Netinho para a prefeitura.[8]

Em dezembro de 2011 estava em segundo lugar na pesquisa Ibope para prefeito de São Paulo, com 14%, liderada por José Serra.[9] Netinho manteve sua pré-candidatura até 25 de junho de 2012 no qual desistiu da candidatura e o PCdoB apoiou o candidato Fernando Haddad do PT.[10] Posteriormente, o mesmo Fernando Haddad foi eleito prefeito de São Paulo e, Netinho, foi escolhido para seu secretariado.[7]

Filmografia

Referências

  1. «Câmara de SP aprova lei que dá incentivo a estádio do Corinthians» 
  2. a b Brazilian Voice (8 de outubro de 2008). «Cantor Netinho de Paula é 3º mais votado para Câmara de SP». Consultado em 22 de agosto de 2010 
  3. http://ofuxico.terra.com.br/noticias-sobre-famosos/netinho-de-paula-estreia-programa-da-gente-neste-sabado/2012/02/25-132957.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. «Mulher acusa cantor Netinho de agressão» 
  5. «Justiça nega recurso e Netinho terá que indenizar Vesgo do "Pânico"» 
  6. «Repórter Vesgo ganha indenização de R$ 44 mil do apresentador Netinho» 
  7. a b Haddad escolhe Netinho e Tripoli para o secretariado
  8. a b c d «"Na América Latina, sou o negro mais votado"». Brasil Econômico. 19 de dezembro de 2011. Consultado em 19 de dezembro de 2011. o PCdoB anunciou, no final de 2009, que o pagodeiro Netinho de Paula seria candidato ao Senado pela legenda[...]. No ano seguinte, o músico surpreendeu a todos, se manteve no páreo e por muito pouco não foi eleito no lugar da favorita Marta Suplicy. Na reta final da campanha, a morte de Romeu Tuma, candidato do PTB, e a exploração de um caso antigo de agressão à ex-mulher minaram as chances do comunista, que acabou em terceiro na disputa. Em 2011 o roteiro se repete. O PCdoB, que foi o primeiro partido de São Paulo a anunciar seu pré-candidato, afirma que não abrirá mão de lançar Netinho, dessa vez para a prefeitura. 
  9. http://www1.folha.uol.com.br/poder/1026774-prb-contesta-ausencia-do-nome-de-russomanno-em-pesquisa.shtml  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  10. http://www.dci.com.br/netinho-de-paula-anuncia-retirada-de-candidatura-a-prefeitura-de-sao-paulo-id299825.html.shtml  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Netinho de Paula