Oclusiva labiodental surda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oclusiva labiodental surda
IPA 101 408
Codificação
X-SAMPA p_d
Kirshenbaum p[
Som

A oclusiva labiodental surda é um som produzido consoante como um [p], mas com o lábio inferior contactando os dentes superiores, como em [f]. Isto pode ser representado no IPA como ⟨ p̪ ⟩. Um símbolo separado não reconhecido pelo IPA, que é muitas vezes visto, especialmente em Bantu linguística, é a qp ligadura ⟨ȹ⟩.

A oclusiva labiodental surda, possivelmente, não é fonêmica em qualquer idioma, ver que a entrada em Shubi . No entanto, isso ocorre alofonicamente. O dialeto XiNkuna de Tsonga tem africates, [p̪͡f] e [b̪͡v] (ou seja, [ȹ͡f] e [ȸ͡v] ), que ao contrário do bilabial-labiodental affricate [p͡f] do alemão, são puramente labiodental.

Uma razão para que este som pode ser tão raras é que uma pessoa com dentes superiores desiguais, ou lacunas entre os dentes, não será capaz de bloquear completamente o fluxo de ar para fora da boca e, portanto, tendem a produzir uma fricativa [f ] , em vez de uma oclusiva [P] . [ carece de fontes? ]

Características[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.