Paciência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Paciência (desambiguação).
Representação artística de paciência.

Paciência é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou factos indesejados. É a capacidade de suportar incómodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir numa actividade difícil, mantendo uma acção tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

O desenvolvimento da paciência[editar | editar código-fonte]

Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios.

Normalmente a verdadeira paciência começa onde muitos pensam que é o seu limite. Quando pensamos que já não somos capazes de aguardar por alguma coisa, aí sim a nossa paciência é posta a prova.

Gerir emoções não é fácil e no meio de tanta pressa, tanta ansiedade, tanta fartura ou apetência de querer as coisas no minuto e na hora ( aqui e agora), aquele manifesto pessoal ou colectivo de dizer "eu espero mais um pouco" ou "não temos pressa. nós podemos aguardar", é que define o quão pacientes podemos ser. Normalmente os mais pacientes têm controle das situações e conseguem tirar partido e mais proveito delas.

A Paciência dá-nos calma e prudência suficiente para analisar e observar as coisas tal como elas são. Quem não é paciente cede facilmente a pressão, qualquer que seja e acaba cometendo erros que bem poderia evitar, ou não consegue alcançar o que deseja por agir muito antes da hora recomendada.


Meditar é uma forma de treinar a paciência tal como se submeter a pressões de forma propositada e analisar quanto tempo se consegue resistir...

É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: no trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no namoro, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que é preciso praticá-la muito até alcançar um objetivo final desejado.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Paciência
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.