Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

editar

Lady Gaga em sua tour The Monster Ball Tour, cantando "Speechless".
Lady Gaga em sua tour The Monster Ball Tour, cantando "Speechless".
A discografia de Lady Gaga, uma cantora de música pop dos Estados Unidos, consiste de um álbum de estúdio, dois álbuns de compilação, três extended plays (EP), dez singles, quatro singles promocionais e onze videoclipes. Aos dezessete anos de idade, ela estudou música na Universidade de Nova Iorque, antes de sair aos dezenove. Ela começou a sua carreira ao apresentar-se em boates burlescas e compor canções para artistas como Britney Spears e New Kids on the Block antes do lançamento do seu álbum de estreia, The Fame, em 19 de agosto de 2008.

O álbum ficou no topo de várias paradas musicais no mundo inteiro e atingiu o número dois nos Estados Unidos. As suas primeiras canções lançadas como singles, "Just Dance" e "Poker Face", tornaram-se sucessos internacionais de número um. Eles foram seguidos pelos bem-sucedido singles "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" (lançado somente na Austrália, Nova Zelândia e em partes da Europa), "LoveGame" e "Paparazzi". Em dezembro de 2010, The Fame já havia vendido mais de treze milhões de cópias mundialmente. O seu sucesso incentivou o planejamento de uma edição de luxo, The Fame Monster, que definitivamente foi lançado como um extended play (EP) autônomo em 18 de novembro de 2009.

Ler mais

editar

Lady GaGa nos VMA's
Lady GaGa nos VMA's
A lista de prémios e nomeações de Lady Gaga consiste consiste em 251 prêmios vencidos de mais de 583 indicações totais. Ela ganhou destaque com o lançamento de seu primeiro álbum The Fame em 2008. O álbum ganhou vários prêmios e foi indicado para seis Grammy Awards, incluindo Álbum do Ano. O álbum e seu single "Poker Face" ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Dance/Eletrônica e Melhor Gravação Dance, respectivamente, na 52ª edição do Grammy Awards. O álbum também ganhou na categoria Álbum Internacional no Brit Awards de 2010. Um extended play (EP) de relançamento, intitulado The Fame Monster, foi lançado em 2009 e incluiu os singles "Bad Romance" e "Telephone". Os videoclipes das músicas ganharam oito prêmios de treze indicações no MTV Video Music Awards de 2010, fazendo Gaga a artista mais indicada na história do VMA por um único ano e a primeira artista feminina a receber duas indicações para o Vídeo do Ano em uma única noite. Em 2011, Gaga foi indicada para seis Grammy Awards, e ganhou três–Melhor Álbum Vocal de Pop para The Fame Monster, Melhor Performance Vocal Pop Feminina e Melhor Vídeo Musical de Curta Metragem para "Bad Romance".
Ler mais

editar

A cantora americana Lady Gaga lançou três álbuns de vídeo e participou de trinta videoclipes. De seu álbum de estreia The Fame (2008), ela lançou videoclipes para os singles "Just Dance", "Poker Face", "Eh, Eh", "LoveGame" e "Paparazzi". Neste último, ela retrata uma estrela condenada se vingando de seu amante. Ela relançou seu primeiro álbum como The Fame Monster (2009), precedido por um videoclipe para o single "Bad Romance", que ganhou um Grammy de Melhor Vídeo Musical e sete MTV Video Music Awards, incluindo Vídeo do Ano em 2010. No ano seguinte, Jonas Åkerlund dirigiu o videoclipe de "Telephone" - uma continuação de "Paparazzi" - que foi rodado como curta-metragem. O vídeo recebeu uma indicação ao MTV Video Music Award de Vídeo do Ano e foi nomeado o Melhor Vídeo Musical da Década pela Billboard em janeiro de 2015. Para seu vídeo "Alejandro" de 2010, Gaga recebeu críticas positivas da crítica, embora tenha sido criticada pela Liga Católica que alegou blasfêmia.

Ler mais

editar

The Monster Ball Tour foi a segunda turnê mundial da cantora e compositora americana Lady Gaga, para divulgar seu terceiro EP, The Fame Monster (2009), e seu álbum de estúdio de estreia, The Fame (2008), dividida em duas grandes partes e posteriormente organizada em legs. A turnê foi oficialmente confirmada no dia 15 de outubro de 2009, logo após a turnê da cantora em conjunto com o rapper Kanye West, intitulada Fame Kills: Starring Lady Gaga and Kanye West, ser cancelada.

Descrita pela Gaga como "a primeira já vista ópera eletro-pop", a The Monster Ball Tour se iniciou quatro dias após o lançamento mundial do The Fame Monster, com um show esgotado em Montreal, Canadá, no Bell Centre, em 27 de novembro de 2009, e se encerrou na Cidade do México, no México, em 6 de maio de 2011, num total de 271 apresentações para um público estimado em 2,5 milhões de fãs, arrecadando um total de US$185 milhões.

Ler mais

editar

Lady Gaga Live at Roseland Ballroom foi o primeiro concerto de residência da artista musical estadunidense Lady Gaga. Apresentado no Roseland Ballroom, situado em Manhattan, Nova Iorque, o concerto teve início em 28 de março de 2014 e terminou em 1º de abril seguinte, constituindo-se de sete datas. Foi o último evento organizado pelo local após ser anunciado que o Roseland Ballroom seria fechado e substituído por um arranha-céu de 42 andares. Gaga revelou que o Roseland foi o único local em Nova Iorque que ela nunca se apresentou, embora ela tenha o visitado anteriormente para assistir alguns shows. Foi lançado um pôster que anuncia o evento, mostrando uma imagem antiga de Gaga tirada antes da época em que ela tornou-se uma cantora profissional.

Ler mais

editar

Joanne World Tour foi a quinta turnê da artista musical estadunidense Lady Gaga, em suporte de seu quinto álbum de estúdio, Joanne (2016). Seu início ocorreu em 1º de agosto de 2017 em Vancouver, Canadá, e concluiu-se em 1º de fevereiro de 2018 em Birmingham, Inglaterra.

Após a liberação da venda dos ingressos, vários concertos na Europa e na América do Norte esgotaram rapidamente, ocasionando a adição de novas datas em ambos os continentes. A série de concertos foi considerada minimalista em comparação com as turnês anteriores, mas recebeu elogio da crítica devido aos visuais, pela habilidade vocal e Gaga e pela conexão com o público.

Assim como nas turnês anteriores, a digressão foi separada em segmentos, sendo cada um precedido pro uma troca de figurino. Apesar de Gaga não ter compartilhado esboços ou detalhes sobre as roupas antes do início da turnê, foram relatados que quase 50.000 cristais Swarovski foram utilizados para desenhar as roupas de Gaga e dos dançarinos. Sarah Tanno, maquiadora oficial da turnê, revelou que os cristais foram utilizados até mesmo nos olhos de Gaga a fim de "criar um efeito multidimensional de brilho no palco." No Instagram, Gaga compartilhou uma foto antes do primeiro show, dando uma prévia de sua peruca em tons laranja e verde.

Ler mais

editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/7


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/8


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/9


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/10


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/11


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/12


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/13


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/14


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/15


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/16


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/17


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/18


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/19


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/20


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/21


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/22


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/23


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/24


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/25


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/26


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/27


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/28


editar Portal:Lady Gaga/Artigo selecionado/29