Que Monstro te Mordeu?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Que Monstro te Mordeu?
Informação geral
Formato didático
Gênero
Duração Entre 24 e 30 minutos
Estado Em reprise
Criador(es) Cao Hamburger
Teodoro Poppovic
Baseado em Ideia original de Cao Hamburger
Desenvolvedor(es) Cao Hamburger
Philippe Barcinski
Teodoro Poppovic
País de origem  Brasil
Idioma original português brasileiro
Produção
Diretor(es) Arthur Warren
Gustavo Suzuki
Maria Farkas
Diretor(es) de criação Cao Hamburger
Valdy Lopes
Pierre Kerchove

Jum Nakao

Produtor(es) Matias Mariani
Produtor(es) executivo(s) Cao Hamburger
Matias Mariani
Distribuição SESI São Paulo
Roteirista(s) Teodoro Poppovic
Elenco Daphne Bozaski
Paulo Henrique Santos
Aguinaldo Rodrigues Feitosa
Hugo Picchi
Melina Menghini
Sidnei Caria
Tema de abertura "Que Monstro te Mordeu?", Lucas Marcier e Fabiano Krieger
Empresa(s) produtora(s) Caos Produções
Primo Filmes
Exibição
Emissora original TV Cultura
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 10 de novembro de 201415 de janeiro de 2015[1]
Episódios 50
Cronologia
Programas relacionados Cocoricó
Igarapé Mágico

Que Monstro te Mordeu? é um seriado de televisão brasileiro criado por Cao Hamburger (mesmo diretor geral de Castelo Rá-Tim-Bum e Família Imperial) junto com Teodoro Poppovic. Estreou no dia 10 de novembro de 2014 na TV Cultura que conta com a parceria do Serviço Social da Indústria de São Paulo, o SESI.No mesmo ano começou a ser exibido pela TV Rá-Tim-Bum, sendo exibida até hoje, as 1:30 da tarde e da manhã e às 20:30 na própria Tv Rá Tim Bum.

Em agosto, a série é licenciada para ser exibida pelo canal pago infantil Discovery Kids com estreia em 10 de agosto de 2015.

Em janeiro de 2017, a série passa a ser exibida pela Netflix.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Toda vez que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida em um lugar muito especial: o Monstruoso Mundo dos Monstros, espalhando caos por onde passa. Resta a Lali e seus amigos monstruosos - Luísa, Dedé e Gorgo - resolverem a confusão aprendendo algo com ela.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Lali Monstra (Daphne Bozaski) - Apesar de ter garras, orelhas pontiagudas e um rabinho, Lali Monstra é uma menina como qualquer outra. Ela é metade humana e metade monstra porque é assim que foi desenhada e desde que chegou ao Monstruoso Mundo, tornou-se amiga inseparável de Gorgo, Dedé e Luísa e passou a ser tratada como filha por Dr. Z e seu assistente Morgume. Lali geralmente, vive sendo mordida por monstros diferentes e vivendo as aventuras mais absurdas.
  • Dr. Z (Paulo Henrique Santos) - Pai adotivo de Lali. Dr. Z é um cientista monstrólogo - que estuda e cataloga todos os tipos de monstro. No entanto, tem como atividade paralela humanologia, a ciência que estuda os seres humanos. Apesar de muitíssimo inteligente, Dr. Z é igualmente atrapalhado e desorganizado e por isso, depende de seu assistente Morgume para tudo. A origem de seu sotaque maluco até hoje não foi desvendada.
  • Morgume (Aguinaldo Rodrigues Feitosa) - É o único monstro em todo o Monstruoso Mundo que não foi "desenhado" por uma criança. Ele é na verdade um ginseng mutante criado por Dr. Z para ser seu assistente no laboratório mas que acabou ficando responsável também por cuidar de casa e até mesmo da pequena Lali. Mas Morgume faz tudo isso sem reclamar pois, apesar de ser pequenino tem um coração gigantesco.
  • Luísa Maria (Melina Meghini) - É uma poltrona rosa, romântica e sonhadora. É sensível, dedicada... mas Luísa também tem a força de um mastodonte e consegue levantar monstro-pedras e monstro-árvores.
  • Dedé Haroldo (Hugo Picchi Neto) - É um monstrinho hiperativo que nunca para quieto. Ele é grudento - vai ver é por isso que é feito de chiclete. Pula sem parar - vai ver por isso é uma bola. Tem quatro braços e oito olhos - e vai ver é por isso que está sempre ocupado com alguma coisa. Dedé porém, só tem uma boca - mas que fala por mais de doze!
  • Gorgo (Sidnei Caria) - É um latão de lixo todo embolorado e meio mal humorado. Tem um apetite de monstro-leão e come todo tipo de coisa com um gostinho especial por pneus borrachentos. Ele adora fazer piadas afiadas. Mas apesar das aparências, Gorgo é um monstro muito legal e um grande amigo para Lali, Dedé e Luísa (mas ele só não vai muito com a cara do Super Tom).

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Super Tom (Caio Horowicz) - Toda vez que uma criança desenha um super-herói, ele nasce no Super Heróico Mundo dos Super Heróis. Mas Super Tom, por acidente, veio parar no Monstruoso Mundo dos Monstros. Que azar! Vai ver é por isso que ele vive querendo saber qual o seu real propósito neste monstro-mundo. Quem ele tem que defender? Quais são seus super-poderes? Por sorte, Lali tornou-se sua melhor amiga e o ajudou a se tornar parte da galera.
  • Síndico (Eduardo Alves) - Não existe rei, presidente ou mesmo um dono do Monstruoso Mundo dos Monstros, mas existe um Síndico que acha que é o dono do pedaço. Ele adora inventar regras e leis e inferniza aqueles que não as seguem, de dentro de sua privada motorizada. Mas quando dizem que ele é nojento e fedorento, se ofende profundamente.
  • Romeu Umbigo - Vendedor e Showman, Romeu Umbigo está sempre empurrando algum produto para algum monstrinho que não o quer. Ele é o monstro do Quero Quero, que te faz sempre querer um pouco mais (que nem na música). Apesar do nome, Romeu não tem umbigo e tem uma bocona que vive sorrindo
  • Talvez Sim Talvez Não (Alexandre Guaraci) - Talvez Sim e Talvez Não dividem o mesmo corpo, mas nunca a mesma opinião. Com eles, toda a discussão tem muitos pontos de vista. São um monstro simpático, inofensivo, mas que pode te deixar maluco!
  • Ninguém - Quando estão tristes, os monstrinhos vão conversar com Nínguém. Ninguém nunca viu ou ouviu o Ninguém, mas sabem que ele está por lá. E por isso falam com ele.
  • Monstro-Montanhas - As montanhas Petrina e Petrona são os habitantes mais antigos deste Monstruoso Mundo. Já Petra é um pouquinho mais nova - tem só um milhão de anos. Juntas e inseparáveis, as três se lembram de coisas que ninguém mais lembra e contam causos de longa data. Outras vezes, porém, Petrina e Petrona inventam maluquices e sobra para Petra tirar a prova.
  • Monstro-Notícias (Magda Crudelli e Nilton Marques) Valquíria e Walmorcego são um casal de morcegos que apresentam todas as notícias do Monstruoso Mundo. Diretamente de uma caverna escura, fazem um plantão que invade a história com informações muitas vezes inúteis.
  • UMUS - União dos Monstros Unidos é uma bancada com quatro monstrinhos, que imita um pouco a bancada da ONU com os representantes de cada país. Apesar de parecidos, eles se consideram totalmente diferentes e vivem brigando por causa disso. E apesar de se desentenderem e brigarem de maneira cômica, eles chegam a acordos e conclusões.
  • Órgãos - Os orgãos aparecem quando um personagem come algo ou vive alguma situação que gera uma reação em seu corpo. Estômago, Intestino, Coração e entre outros falam sobre a comida que entrou, ou o fato do coração bater mais rápido quando se tomou um susto.
  • Esteira - (Andre Milano e Nilton Marques) Shorume e Sherman trabalham em uma esteira de separação de lixo para reciclagem no Monstruoso Mundo dos Monstros. Separam papel, plástico e gosma, sem deixar comer algum lixinho aqui e acolá que lhes parece irressistivelmente apetitoso.
  • Lesmas - Duas lesmas que observam o Monstruoso Mundo dos Monstros, comentam e cantam a respeito das aventuras dos personagens.

Exibição[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Internet[editar | editar código-fonte]

  • YouTube: Vídeos novos toda terça e quinta.

Músicas[editar | editar código-fonte]

Canção Artista
Autocrítica "Que Monstro te Mordeu?"
Quero-Quero Tim Bernardes
Se Joga no Tererê "Que Monstro te Mordeu?"
Shikabum "Que Monstro te Mordeu?"
Super Tom "Que Monstro te Mordeu?"
Blorga na Galorga "Que Monstro te Mordeu?"
Banho John Ulhoa
Mais Normal Clarice Falcão
Medo do Escuro Jorge Mautner
Lesmas Professora "Que Monstro te Mordeu?"
Péssimo "Que Monstro te Mordeu?"

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"Que Monstro te Mordeu?" na TV Cultura chega ao fim esta semana». Resenhando. Consultado em 11 de setembro de 2017 
  2. «Série criada por Cao Hamburger, "Que Monstro te Mordeu?" chega à Netflix». NaTelinha. Consultado em 21 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço relacionado ao projeto entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.