Ratchet & Clank: Going Commando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ratchet & Clank: Going Commando
Desenvolvedora(s) Insomniac Games
Publicadora(s) Sony Computer Entertainment
Projetista(s) Brian Allgeier
Programador(es) Alexander Hastings
Brian Hastings
Artista(s) John Fiorito
Dave Guertin
Greg Baldwin
Compositor(es) David Bergeaud
Niels Bye Nielsen
Plataforma(s) PlayStation 2
Série Ratchet & Clank
Conversões/
relançamentos
PlayStation 3
PlayStation Vita
Data(s) de lançamento
  • AN 11 de novembro de 2003
  • EU 21 de novembro de 2003
  • JP 11 de dezembro de 2003
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Ratchet & Clank
Ratchet & Clank:
Up Your Arsenal

Ratchet & Clank: Going Commando, chamado na Europa de Ratchet & Clank 2: Locked and Loaded, é um jogo de plataforma 3D para PlayStation 2. Foi desenvolvido pela Insomniac Games e publicado pela Sony Computer Entertainment em 2003. É o segundo jogo da série Ratchet & Clank.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Como em Ratchet & Clank, o jogo é em terceira pessoa, vários tipos de armas para derrotar inimigos e explorar áreas. Agora em Going Commando, há mini-games que pode jogar em troca de parafusos, onde os mini-games são corridas de motos, combate em naves espaciais, e arenas de luta onde o jogador deve destruir inimigos e mini-chefoes para sobreviver, que podem adquirir uma variedade de armas e armaduras.

O sistema de armas em Going Commando é muito diferente de seu antecessor, as armas agora são atualizáveis, ou seja, podem evoluir, a medida que são usadas. Cada arma tem agora um nível de experiência, e quando ela é usada, o nível de experiência aumenta gradualmente. Quando o nível de experiência está completo, a arma desenvolvida torna-se mais poderosa que a primeira.

Além do desenvolvimento de armas, o próprio Ratchet ganha de saúde com cada inimigo destruído. Cada vez que Ratchet ganha experiência, ganha também um novo nível de "nanotech", atribuir-lhe mais energia. Além disso, quando completa um nanotch, causa uma explosão de energia altamente destrutiva, que destroi qualquer inimigo em volta.

Neste jogo Ratchet também pode usar armadura com diferentes níveis de proteção, permitindo maior durabilidade a golpes, perdendo menos energia. Além disso, a nave espacial de Ratchet pode ser atualizada, comprando novos visuais pagando com "raritanium". Essas atualizações melhoraram as capacidades de batalhas, e pode também adquirir novos esquemas de pintura.

Depois de completar o jogo, você pode também continuar em modo desafio no qual o jogo é muito mais difícil. Também no modo desafio você pode voltar a comprar todas as suas armas antigas no modo forma "Mega", aumentando seu poder e permitindo serem atualizadas pela segunda vez. Outra característica do modo desafio é o parafuso multiplicador, que multiplica os parafusos que você ganha, o multiplicador pode no máximo até 20 vezes por matar inimigos, mas será reiniciado se for atingido por um inimigo.

História[editar | editar código-fonte]

Após derrotar Drek no primeiro jogo da série, Ratchet e Clank se tornaram celebridades. No entanto, as coisas começou ficando dificeis depois de algum tempo. Após uma entrevista passada do Herói, Ratchet e Clank são subitamente teletransportado a Bogon Galaxy por Abercrombie Fizzwidget, o fundador e CEO da Megacorp, uma empresa que faz tudo, desde aparelhos de armas pesadas. Fizzwidget pede ao dois a sua assistência para a recuperação biológica de um experimento roubado, chamado de Protopet. Ratchet recebeu semanas de formação para se preparar para as missões que lhe forão atribuídas. (Esta formação incluiu Artes Marciais, Armas de alto poder, Survival Skills, Stealth, macramé, Ballroom Dance, Sniping, Combate espacial, e Origami.)

Ratchet esteve equipado com duas das armas mais úteis no jogo, o Lancer (uma metralhadora), e a Gravity Bomb (uma bomba de lançadores), e foi enviado para um laboratório que arvoram em Aranos e para procurar o Protopet. Eventualmente, ele encontrou o Protopet em apenas uma grande gaiola o suficiente para caber no experimento biológico, sobre um pedestal. O ladrão revela-se, e Ratchet fez tentativas de mentira. Ratchet voltou ao seu navio e se comunicou com Fizzwidget, dizendo que o ladrão fugiu e ele não tinha idéia sobre o seu paradeiro.

Foi dado a Ratchet várias coordenadas por Fizzwidget, e Ratchet persegue o ladrão em vários planetas. Finalmente chega o mometo de confronto com o ladrão no Planeta Siberius, um planeta congelado.No final do confronto, ele derrotou o ladrão, recuperou a experiência, e à devolveu para Fizzwidget. Mais tarde, após Fizzwidget "acidentalmente" ejecta Ratchet e Clank de sua nave, o ladrão se aproximou, exigindo a sua experiência de volta, não percebendo que Ratchet já tinha dado a Fizzwidget. A máscara do ladrão sai acidentalmente, e é revelado que ele é realmente uma menina, chujo nome é Angela Cruz. Depois de saber que o experimento foi devolvido pela Megacorp, ela avisa que acabará ameaçando toda a galáxia.

No planeta Dobbo, Ratchet,Clank e Angela descobriram que as alegações eram verdadeiras (o experimento acabou por sendo um perigoso predador), e tentaram persuadir Fizzwidget para destruir a experiência, mas os seus esforços foram em vão. Então tropeçaram em um anúncio para o "Protopet" (o experimento), que estava sendo preparado para alibertação. No planeta Boldan, Ratchet e Clank foram capturados para "tentar matar" Fizzwidget (mas, quando foram o capturados, Ratchet estava lutando com o robô Fizzwidget ele estava esfraquecendo). Eles foram enviados para uma prisão, mas fugiram e tentaram salvar Angela, que também foi capturada pelos bandidos. No Planeta Snivelak, a Thug Leader o leva a Thug City, onde ele revelou o seu gigantesco robô com Angela, aprisionada em seu peito. Após a derrota, Ratchet e Clank resgataram Angela, e foram para a Megacorp HQ para destruir o Protopet. Estranhamente durante a hitória, Ratchet pareceu ter um interesse romântico por Angela Cruz, e seu amigo Clank o segueu.

Depois de chegar lá, a fêmea Infobot (que então se zapped por Fizzwidget) revela que o Captain Qwark (o herói da galáxia que perdeu a sua reputação em Ratchet & Clank) esteva disfarçado de Fizzwidget e que tinha planejado o protopet ameaçador, desde o início. Qwark estave prestes a usar o Protopet para restabelecer a sua reputação. Ele leva Angela a Helix-o-morph (um gadget que veio reparar o erro fatal no Protopet) e zaps o Protopet original. Mas algo deu errado, e o Protopet original sofreu uma mutação e transformou-se em um gigantesco monstro. Quando Ratchet finalmente derrotou o Protopet, Clank descobre que as pilhas no Helix-o-morph estão em recuo. Angela corrigiu esta situação, e depois ela zaps, o prototipo original, amplifica o dispositivo com Megacorp da TV repetidores para curar todos os Protopets na galáxia, que terminou a ameaça de uma vez por todas. Então, o verdadeiro Fizzwidget apareceu e, tendo sido amarrado em um armário o todo o tempo. Ratchet pegaou o e esmagou Infobot e reparações ela. No final, Ratchet, Clank, Angela e os Infobot voltaram para a casa de Clank.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Ratchet & Clank: Going Commando foi aclamado pelas opiniões. A IGN deu a ele uma pontuação de 9.4/10, enquanto Gamestats deu-lhe um 9.1/10. A Revista Game Informer publicou sobre ele como Jogo do Mês quando ele foi lançado. O jogo também recebeu a pontuação de 4 / 5 da Gamespy e 5 / 5 do X-Play. Em geral, os críticos deram o jogo uma média revisão de 90%, de acordo com Meta crítica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]