Reinhart Koselleck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Reinhart Koselleck
Nascimento 23 de abril de 1923
Görlitz, Alemanha
Morte 3 de fevereiro de 2006 (82 anos)
Bad Oeynhausen, Alemanha
Nacionalidade Alemão Flag of Germany.svg
Ocupação Historiador Professor
Instituições

Reinhart Koselleck (Görlitz, 23 de abril de 1923Bad Oeynhausen, 3 de fevereiro de 2006) foi um dos mais importantes historiadores alemães do pós-guerra, destacando-se como um dos fundadores e o principal teórico da história dos conceitos (em alemão: Begriffsgeschichte).[1]

As suas investigações, ensaios e monografias cobrem um vasto campo temático. No geral, pode-se dizer que a obra de Koselleck gira em torno da história intelectual da Europa ocidental do século XVIII aos dias atuais. Também é notável o seu interesse pela teoria da história.

Koselleck estudou história, filosofia, direito público e sociologia em Heidelberg e Bristol. Dentre os professores que mais influenciaram a sua formação acadêmica encontram-se nomes como os de Martin Heidegger, Carl Schmitt, Karl Löwith, Hans-Georg Gadamer, Werner Conze, Alfred Weber, Ernst Forsthoff e Viktor Freiherr von Weizsäcker.

Koselleck é um dos mais importantes nomes associados à chamada história dos conceitos (Begriffsgeschichte), e boa parte da sua obra concerne à história intelectual, social e administrativa da Prússia e da Alemanha nos séculos XVIII e XIX. Tornou-se conhecido pela sua tese doutoral Crítica e crise. Um estudo acerca da patogênese do mundo burguês (1954). Além disso, foi um dos co-organizadores do léxico Geschichtliche Grundbegriffe (1971-1992).

Principais escritos[editar | editar código-fonte]

Traduções para o português[editar | editar código-fonte]

Prêmios e honrarias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nelson Schapochnik: Uma nova história intelectual, acessado em 1 de outubro de 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.