Rio Grande (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Grande (filme)
Rio Grande (PT)
Rio Bravo (BR)
 Estados Unidos
1950 •  pb •  105 min 
Direção John Ford
Roteiro James Warner Bellah (história)
James Kevin McGuinness (roteiro).
Elenco John Wayne
Maureen O'Hara
Ben Johnson
Género faroeste
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Rio Grande (br.: Rio Bravo / pt.: Rio Grande) é um filme estadunidense de 1950 do gênero western dirigido por John Ford e produzido pela Republic Pictures. É o terceiro da chamada "Trilogia da Cavalaria" de Ford. Os outros dois foram produzidos pela RKO Pictures: Fort Apache (1948) e She Wore a Yellow Ribbon (1949).

Os três filmes foram protagonizados por John Wayne, que foi o Capitão Kirby York em Fort Apache, o Capitão Nathan Cutting Brittles em She Wore a Yellow Ribbon e finalmente o promovido Tenente-Coronel Kirby Yorke em Rio Grande.

O filme se baseia no conto "Mission With No Record" (na tradução, "Missão não-oficial") de James Warner Bellah, que foi publicado no jornal The Saturday Evening Post em 27 de setembro de 1947. O roteiro foi escrito por James Kevin McGuinness.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
John Wayne Tenente-Coronel Kirby Yorke
Maureen O'Hara Kathleen Yorke
Ben Johnson Recruta Tyree
Claude Jarman Jr. Recruta Jeff Yorke
Harry Carey Jr. Recruta Daniel "Sandy" Boone
Victor McLaglen Sgt. Maj. Quincannon
Chill Wills Dr. Wilkins
J. Carrol Naish Gen. Philip Sheridan
Grant Withers Delegado Marshal
Peter Julien Ortiz Capt. St. Jacques
Gaylord Pendleton Capt. Prescott
Karolyn Grimes Margaret Mary

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O coronel Yorke foi designado para um posto da fronteira com o México, próximo ao Rio Grande (Rio Bravo para os mexicanos) no qual defende os colonos contra os Apaches renegados. O coronel pediu 180 novos recrutas, mas recebeu apenas 18, sendo que um deles é seu filho Jeff, que ele não via desde quando o mesmo era recém-nascido, e que se alistou após ser expulso da academia de oficiais (foi reprovado em Matemática). Outro recruta é Tyree, um fugitivo da lei por ter matado um texano em duelo. Os recrutas são treinados pelo sargento Quincannoon. Jeff logo faz amizade com Tyree e Boone, que se mostram dois exímios cavaleiros.

O coronel fica tenso e preocupado com o filho quando os índios atacam, mas procura não demonstrar. Depois sua preocupação aumenta quando chega ao forte a mãe de Jeff, a bela sulista Kathleen, que deixou o coronel quando este destruiu a plantação de sua família no vale de Shenandoah durante a Guerra Civil. A mulher quer que o filho deixe o exército e volte aos estudos, embora seja compreensiva com ele e continue a gostar do coronel.

O coronel recebe ordens não-oficiais para perseguir os apaches até o México, mas, logo a seguir, crianças que mandou escoltar para um local seguro são raptadas pelos índios. Tyree descobre onde elas estão escondidas e escolhe seus dois amigos, Boone e Jeff, para ir com eles resgatar as crianças. O coronel não gosta, mas não intercede pelo seu filho que assim parte para a perigosa missão.