Stagecoach (1939)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Fevereiro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Stagecoach
A Cavalgada Heroica[1] (PT)
No Tempo das Diligências[2] (BR)
 Estados Unidos
1939 •  pb •  96 min 
Direção John Ford
Roteiro Dudley Nichols
Ben Hecht
Baseado em "The Stage to Lordsburg", conto de Ernest Haycox
Elenco Claire Trevor
John Wayne
Thomas Mitchell
John Carradine
Andy Devine
George Bancroft
Género western
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Stagecoach (br: No Tempo das Diligências/pt: A Cavalgada Heroica) é um filme de 1939, clássico do gênero western, dirigido por John Ford. O roteiro é de Dudley Nichols e Ben Hecht, uma adaptação de "The Stage to Lordsburg", conto de Ernest Haycox. Foi o primeiro dos muitos clássicos do cinema que John Ford realizaria no Monument Valley, Arizona, na fronteira com Utah. John Wayne se tornou um astro internacional de Hollywood, após esse filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um grupo de estranhos viaja em uma diligência para Lordsburg, Novo México: a prostituta Dallas e o bêbado Doc Boone, expulsos da cidade por uma "liga da moral"; o banqueiro Henry Gatewood; um cavaleiro do Sudeste chamado Hatfield; a esposa grávida de um oficial da cavalaria chamada Lucy Mallory (Louise Platt); o vendedor de uísque Samuel Peacock; o delegado Curly Wilcox; e o condutor, Buck (Andy Devine).

No meio do caminho eles encontram o cowboy Ringo Kid (John Wayne), que fugiu da cadeia depois de ser acusado de assassinato. O delegado Curly, que era seu amigo, não tem escolha senão prender Kid e mantê-lo sob custódia. À medida que a viagem prossegue, Kid e Dallas iniciarão um romance.

Mais à frente eles encontram um destacamento militar, que lhes avisa que Geronimo e seus guerreiros apaches estão no caminho. Lucy começa a passar mal, mas os passageiros resolvem seguir em frente. Quando os índios surgem, Curly solta Ringo para ajudar na luta. Haverá mortes entre os passageiros, até se chegar ao desfecho final.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Premiação[editar | editar código-fonte]

Óscar[editar | editar código-fonte]

Venceu
Indicado

Outros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. A Cavalgada Heroica (em português) no CineCartaz (Portugal)
  2. No Tempo das Diligências no CinePlayers (Brasil)
  3. walther McGrail no IMDB
  4. Clooney, p. 203.
  5. American Film Institute (17 de junho de 20087). «AFI Crowns Top 10 Films in 10 Classic Genres». ComingSoon.net. Consultado em 18 de junho de 2008.  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. «Top 10 Western». American Film Institute. Consultado em 10 de maio de 2014. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de faroeste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.