Senninha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Senninha
Colecção
Senninha 2.jpg
País de origem  Brasil
Língua de origem português
Editor Abril Jovem
Encadernação panfleto
Primeira edição 1994
Género(s) Ação, Esportes
Personagens principais Senninha, Meu Herói, Neco, Gabi, Becão, Johnny, Tala Larga e outros
Site oficial Site oficial
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Senninha é um personagem de história em quadrinhos inspirado no piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que foi fruto de admiração de seus criadores, Rogério Martins, que era publicitário e Ridaut Dias Júnior que era desenhista da Mauricio de Sousa Produções e o personagem surgiu em 1994. Depois do lançamento do personagem, montaram uma equipe com desenhistas, ilustradores, coloristas etc. Entre eles, estava o ilustrador Marco Antonio Cortez.

Para desenvolver o perfil psicológico dos personagens, Senna contou com a ajuda do psicoterapeuta Jacob Goldberg.

Universo do Personagem[editar | editar código-fonte]

Senninha é um garoto de oito anos que adora corridas. Quando não está na escola, disputa provas numa mini-pista no bairro onde mora. Tem uma turma de amigos, 'pilotos' como ele. É determinado, não gosta de perder e que ser um piloto de Fórmula 1 quando crescer. Seu antagonista é Braço Duro, que faz de tudo para ser vitorioso usando muita trapaça.

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

A revista em quadrinhos do Senninha foi publicada a partir de 1994 pela Abril Jovem (quinzenalmente durante as 9 primeiras edições; depois, com o aumento do número de páginas de 36 para 68, a revista passou a ser mensal) e durou 97 números, logo depois foi para a Brainstore, que continuando de onde a Abril parou, publicou as edições de 98 a 103. Do primeiro semestre de 2008 a 2009, a revista em quadrinhos voltou a ser publicada pela HQM Editora.[1] [2]

Em 2015, o serviço de assinaturas de quadrinhos digitais Social Comics, pertencente ao Grupo Omelete, assinou um contrato com o Instituto Ayrton Senna para disponibilizar todas as histórias em quadrinhos do personagem.[3]

Licenciamentos pela Tectoy[editar | editar código-fonte]

Ainda em 1994, foram lançados alguns produtos pela Tectoy: Um mini-game, um toca-fitas portátil e um livro para o brinquedo Pense Bem[4] .

Desenho animado[editar | editar código-fonte]

Senninha já teve inúmeras animações para a televisão e internet. Algumas vinhetas do Canal Futura, curtas comerciais como "Dia de Mudança", "O Desafio da Economia", "O Natal do Senninha", a série "Clubinho Honda" e as tiras animadas atualmente podem ser vistas no Youtube. Nas primeiras animações ele teve sua voz feita por Fátima Noya.

Em 2015 ganhou uma série de curtas animados no canal infantil Discovery Kids intitulada "Zupt com o Senninha", produzida pela SuperToons.[5] A mesma série será exibida em 2016 pela primeira vez em Televisão aberta, o canal escolhido foi a TV Cultura, a partir de 21 de março.[6]

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Senninha: é o principal personagem da série, com características bem semelhantes ao do piloto Ayrton Senna, como cabelos revoltos, nariz de batata e macacão vermelho (como o da McLaren, equipe pela qual Senna se consagrou), além de ser amigável, determinado e, às vezes até, apressado. Bem no início ele vestia um macacão azul (como o da Williams, equipe que Senna defendia na época da criação do personagem) e um capacete simples (até a edição nº10 onde virou um capacete mágico chamado Meu Herói). Tem 8 anos.
  • Meu Herói: é o capacete falante do Senninha, suas cores são: verde, amarelo e azul, seguindo o esquema do capacete de Senna (predominantemente amarelo, com uma listra horizontal verde e outra azul). Aos olhos de outras pessoas, contudo, é um capacete comum, tanto que somente entidades mágicas e pessoas tão especiais quanto Senninha (como Juan Manuel Fangio, que fez uma aparição póstuma nos quadrinhos, em 1995) podem vê-lo e ouvi-lo.
  • Neco: no início (até o nº9) ele se chamava Nico. É o mecânico inventor da turma. É descendente de japoneses e irmão gêmeo da Coni. Tem 8 anos.
  • Gabi: é a artista da turma e sua sensibilidade vive a flor da pele. Tem 8 anos.
  • Becão e Bicão: são os cachorros de estimação do Senninha e são gêmeos. O capacete do Becão é azul com faixa branca e vive pensando e agindo como gente. Já o do Bicão é branco com faixa azul e age como qualquer outro cachorro comum, arrumando confusão por onde passa.
  • Johnny: é o galã da turma e o projetor dos carros nas corridas. Tem 10 anos.
  • Tala Larga: o repórter da turma, inspirado no locutor Galvão Bueno, que sempre registra as corridas da turma com sua máquina fotográfica, e sempre que pode tenta fazer uma matéria com o Senninha, por quem é fanático. Tem 8 anos.
  • Déia: é a detetive da turma. Tem 8 anos
  • Coni: é irmã gêmea do Neco e "economista" da turma. Tem 8 anos.
  • Marcha Lenta: é o vagaroso da turma. Ele aparece dormindo sempre que pode. Mesmo assim, normalmente interage com o Tala, como seu câmera-man. Tem 8 anos.
  • J.J.: ele é louco pelo basquete (bem como outros esportes, mas mais especificamente aqueles praticados com bola) e por informática, bastante aplicado nos estudos e o único personagem negro da turma. Tem 10 anos.
  • Téo: o irmão caçula do Senninha e o pestinha da turma. De vez em quando provoca Johnny, que não gosta muito dele. Inspirado em Leonardo, irmão mais novo de Ayrton. Tem 6 anos.
  • Gigi: a irmã mais velha do Senninha. Ela adora ficar falando no telefone de montão. Inspirada em Viviane, irmã mais velha de Ayrton. Tem 13 anos.
  • Braço Duro: o líder de sua Gang e inimigo do Senninha. Vive querendo ganhar as corridas, sempre com trapaças e por causa disso nunca consegue (embora se saiba, na edição zero, que outros personagens da turma tentaram competir com ele e nunca conseguiam vencer pelo mesmo motivo). Sua inspiração seriam Alain Prost e Michael Schumacher. Tem 9 anos.
  • Rebimboca: o mecânico da Gang. Ele sempre copia as ideias originais dos carros projetados do Johnny. Tem 9 anos.
  • Bate-Pino: ele tem gagueira e sempre demora para completar uma frase. Tem 10 anos.
  • Pé-de-Breque: o grandalhão e gorducho da Gang, é o típico personagem "boboca" de quadrinhos. Tem 11 anos.
  • Tamborim: o gato-mascote da Gang. Pertence ao Braço-Duro e sua cor é roxa.

Causa social[editar | editar código-fonte]

A marca Senninha está estampada em produtos que vão de roupas, calçados e brinquedos a alimentos, produtos de higiene pessoal e pet. O licenciamento do personagem é um dos recursos que mantêm o trabalho do Instituto Ayrton Senna em todo o Brasil para garantir educação pública de qualidade a 2 milhões de alunos a cada ano. 100% dos royalties do licenciamento do personagem são revertidos a esse trabalho.

Novos Rumos[editar | editar código-fonte]

Em 31 de maio de 2016, o Instituto Ayrton Senna divulgou novidades sobre o personagem. Entre elas estão a modernização da identidade visual, uma parceria para o desenvolvimento de uma série de animação para a TV protagonizada pelo personagem, novas exposições educativas, shows, games, aplicativos, curso de pilotagem e contação de histórias.[7]

O Instituto firmou uma parceria com a produtora "Endemol Shine Brasil" para a distribuição mundial de uma nova série com 26 episódios de 11 minutos cada, para crianças de 3 a 6 anos.[7]

Concomitantemente, Senninha ganhará a corrida infantil "Senninha Racing Day", uma analogia à tradicional Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day. A corrida será realizada ainda em 2016 em São Paulo. Além disso, o personagem terá novo portal, com jogos e animações, aplicativo para Tablet e nova página no Facebook. Atualmente, o Instituto já conta com parceria com o Click Jogos, um dos maiores sites de jogos infantis do país, que tem uma página exclusiva com games do personagem.[7]

Outra iniciativa são as exposições em Shoppings Centers em todo o país, com diferentes temas: "Leis de Trânsito", "Pizzaria do Senninha", "Mundo dos Esportes" e "Páscoa".[7]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]