Serpentina (silicato)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Serpentina

Serpentina é o nome dado a um grupo de minerais de filossilicato hidratado de magnésio e ferro ((Mg, Fe)3Si2O5(OH)4) comuns minerais constituintes de rochas. Pode conter quantidades menores de outros elementos como o crómio, manganês, cobalto e níquel. Em mineralogia e gemologia, o termo pode referir-se a qualquer uma das cerca de 20 variedades pertencentes ao grupo da serpentina. Existem três importantes minerais polimorfos da serpentina: antigorite, crisótilo e lizardite.

Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

É um mineral de cor verde, seu traço ébranco, seu Brilho pode ser ceroso ou sedoso, não possui nem clivagem e nem fratura, seu hábito é maciço, agregado ou fibroso, possui dureza de aproximadamente de 3.