Sicario (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sicario
Sicario - Infiltrado (PT)
Sicario: Terra de Ninguém (BR)
Pôster Promocional
 Estados Unidos
2015 •  cor •  121 min 
Direção Denis Villeneuve
Produção Basil Iwanyk
Edward McDonnell
Molly Smith
Thad Luckinbill
Trent Luckinbill
Produção executiva John H. Starke
Erica Lee
Ellen H. Schwartz
Roteiro Taylor Sheridan
Elenco Emily Blunt
Benicio del Toro
Josh Brolin
Victor Garber
Gênero Drama
Suspense
Música Jóhann Jóhannsson
Cinematografia Roger Deakins
Edição Joe Walker
Companhia(s) produtora(s) Black Label Media
Thunder Road Pictures
Distribuição Lionsgate
Lançamento Estados Unidos 19 de maio de 2015
Idioma Inglês
Orçamento US$ 30 millhões[1]
Receita US$ 80.5 milhões[2]
Página no IMDb (em inglês)


Sicario (Sicario: Terra de Ninguém (título no Brasil) ou Sicario - Infiltrado (título em Portugal)) é um filme americano de drama policial de 2015, dirigido por Denis Villeneuve, escrito por Taylor Sheridan, e estrelado por Emily Blunt, Benicio del Toro e Josh Brolin.[3] A história do filme é sobre uma agente de FBI que é alistada por uma força-tarefa do governo para derrubar o líder de um poderoso e brutal cartel de drogas mexicano.

Foi apresentado originalmente em 19 de maio de 2015 no Festival de Cannes e foi estrelado por Emily Blunt, Benicio del Toro e Josh Brolin.[4][5][6][7]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Chandler, no Arizona, os agentes do FBI, Kate Macer e Reggie Wayne, lideram uma invasão da SWAT de um suspeito de um cartel do cartel mexicano. Dentro, a equipe descobre dezenas de cadáveres decadentes e uma armadilha, que explode e mata dois policiais. Após o ataque, o chefe de Kate, Dave Jennings, a recomenda para uma força-tarefa conjunta do DOD-CIA, supervisionada pelo oficial da CIA, Matt Graver, para prender o tenente do Cartel de Sonora, Manuel Díaz, o responsável pelo atentado.

Em um avião para El Paso, Kate conhece o parceiro de Matt, Alejandro Gillick. Juntado por marechais dos EUA e agentes da DEA, bem como operadores Force Delta, a equipe viaja para Juárez, no México para extraditar Guillermo, um dos principais homens de Díaz. À medida que a equipe volta para El Paso sobre a Ponte das Américas, eles são emboscados por pistoleiros do cartel. A equipe mata rapidamente os atiradores e retorna com segurança a El Paso, onde Matt e Alejandro torturam Guillermo, aprendendo de um túnel do cartel usado por Díaz para contrabandear drogas nos EUA.

A equipe viaja para uma estação de patrulha da fronteira do Arizona para questionar imigrantes ilegais detidos para obter informações. Reggie e Kate enfrentam Matt sobre seu plano. O objetivo de Matt é interromper as operações de drogas de Díaz de tal forma que Díaz será convocado de volta ao México por seu chefe, elusivo dono da droga de Sonora Cartel, Fausto Alarcón. A equipe encontra o túnel e explora um banco usado pelos lavadores de dinheiro de Díaz. Kate reúne provas prováveis ​​suficientes para obter mandados de prisão, mas Jennings a invalida.

Em um bar, Reggie apresenta Kate a Ted, um amigo e oficial de polícia local do Arizona. Enquanto Kate e Ted se tornam íntimos em seu apartamento, Kate descobre uma pulseira de borracha na posse de Ted idêntica àquela usada para empacotar o dinheiro lavado de Díaz. Percebendo que ele foi feito, Ted começa a estrangular Kate, mas é parado por Alejandro, que sabia que o cartel iria enviar alguém depois de Kate. Alejandro e Matt torturam Ted a revelar os nomes de outros agentes da lei que trabalham para Díaz.

Na manhã seguinte, Díaz é chamado de volta ao México para se encontrar com Alarcón. Como a equipe segue, Kate argumenta que o FBI não tem jurisdição no México. Matt despede-a e Reggie, admitindo que ele usou apenas para conceder a CIA permissão legal para operar dentro dos EUA Kate insiste em permanecer na equipe. Ela e Reggie se juntam à incursão no túnel de contrabando. No caos organizado, Alejandro foge sem ser detectado no México, onde seqüestra uma das mulas de Diaz, um policial corrupto chamado Silvio. Kate tenta prender Alejandro, que a incapacita disparando em seu colete à prova de balas antes de dirigir fora com Silvio em seu cruzador da polícia.

Kate confronta Matt sobre toda a operação. Matt refere-se a Medellín como um momento em que um único cartel correu o comércio de drogas e poderia assim ser mais facilmente controlado. Ele continua explicando que alcançar esse tipo de controle era o melhor que tinham de esperar. Ele também explica que Alejandro, que está trabalhando com o Cartel de Medellín, foi contratado para assassinar Alarcón, que Alejandro vê como uma oportunidade para vingar o assassinato de sua esposa e filha pelo Cartel de Sonora.

No México, Alejandro e Silvio param a Mercedes de Díaz. Alejandro mata Silvio, então, prendendo Díaz sob a mira de uma arma, obriga-o a dirigir até a propriedade de Alarcón. Uma vez lá, Alejandro mata Díaz e todos os guardas de Alarcón. Ele então canta Alarcón e sua família em sua mesa de jantar. Depois de anunciar seu motivo, Alejandro assassina a esposa de Alarcón e dois filhos na frente dele antes de executar Alarcón também. Na manhã seguinte, Alejandro aparece no apartamento de Kate e ordena que ela assine uma renúncia legitimando toda a operação. Quando ela se recusa, Alejandro a ameaça sob a mira de uma arma. Kate assina a renúncia, e Alejandro sai. Enquanto se afasta, ela aponta a pistola para ele da varanda. Alejandro pára e enfrenta Kate, mas ela é incapaz de puxar o gatilho, e ele sai.

De volta ao México, a viúva de Silvio leva seu filho para o seu jogo de futebol. O jogo é brevemente interrompido pelo som de tiros antes de continuar como se nada tivesse acontecido.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Denis Villeneuve returns to morality's shifting line with 'Sicario». LA Times.com. Consultado em 11 de setembro de 2015 
  2. «Sicario (2015)». Box Office Mojo. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  3. Fleming Jr, Mike (6 de dezembro de 2013). «'Prisoners' Helmer Eyeing Tense Mexican Border Crime Drama 'Sicario' For Black Label». Deadline. Consultado em 6 de julho de 2014 
  4. «Oscar Nominations: The Complete List». The Hollywood Reporter. 14 de janeiro de 2016 
  5. Ford, Rebecca (29 de maio de 2014). «'Walking Dead' Star Jon Bernthal Joins Denis Villeneuve's 'Sicario'». The Hollywood Reporter. Consultado em 6 de julho de 2014 
  6. Fleming Jr, Mike (30 de maio de 2014). «Josh Brolin Joins 'Sicario'». Deadline. Consultado em 6 de julho de 2014 
  7. Raup, Jordan (23 de maio de 2014). «Roger Deakins to Reteam With the Coens and Denis Villeneuve This Year». The Film Stage. Consultado em 6 de julho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]