Télé Monte Carlo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
TMC
País  França
Mónaco
Fundação 19 de dezembro de 1954 (63 anos)
Pertence a TF1 Group
Slogan Le meilleur pour vous !
Formato de vídeo 576i (16:9 SDTV)
1080i (HDTV)
Audiência 3.5% (Junho de 2017 Médiamétrie)
Canais irmãos TF1
TFX
Eurosport
TV Breizh
TF6
Cobertura  França
 Andorra
 Luxemburgo
Suíça
Mónaco
 Bélgica
Nome(s) anteriore(s) Télé Monte-Carlo (1954–1993)
Monte Carlo TMC (1993–2001)
TMC (2001–2004)
TMC Monte-Carlo (2004–2009)
Página oficial www.tmc.tv

A Télé Monte Carlo ou simplesmente TMC é a televisão oficial do Mónaco. A televisão é membra da União Europeia de Rádiodifusão.

História[editar | editar código-fonte]

O canal privado mais antigo da Europa, o TMC remonta a 1954, inaugurado por Rainier III, Príncipe do Mónaco. Como vários outros canais de televisão europeus, a sua primeira grande transmissão foi relacionada à dinastia reinante do país, neste caso o casamento do príncipe Rainier III e Grace Kelly. Como resultado de um acordo entre o príncipe Rainier III e o presidente francês, François Mitterrand, a TMC pôde ser transmitida para o oeste até Montpellier, na França, triplicando sua cobertura (três milhões de telespectadores em potencial).

Em 1987, o canal foi carregado por algumas horas no M6, um serviço de televisão francês - que o tornou disponível para muito mais da França - e o canal foi eventualmente carregado pela CanalSat e tornou-se disponível em toda a França e na região do Oceano Índico. O canal também ganhou um lugar no programa de televisão digital terrestre em língua francesa, demonstrando seu grande apelo.

O canal foi detido em conjunto pelo Grupo TF1 (40%), o Grupo AB (40%) e o Governo do Mónaco (20%).[1] Em 2010, o TF1 Group comprou as ações do Grupo AB, em 2016, a TF1 comprou as ações do Governo do Mónaco,[2] e agora possui 100% do canal.

Até 1995, a TMC era membro da European Broadcasting Union, como parte da Radio Monte-Carlo (RMC). Actualmente, a afiliação do Monégasque é detida pelo Groupement de Radiodiffuseurs Monégasques (GRMC), uma organização conjunta da Monte-Carlo Radiodiffusion (RMC) e da Radio Monte Carlo (RMC).

Programação[editar | editar código-fonte]

Télé Monte Carlo mostra uma variedade de programas, incluindo muitas importações. Também produz muitos programas originais que incluem revistas de notícias, programas de culinária e talk shows, que incluem:

  • SUD: Um programa cultural com foco em Mônaco e no sul da França, foi ao ar todos os domingos.
  • Monacoscópio: Um programa que apresenta as últimas notícias da política, esportes e a monarquia de Mônaco.
  • Notre région: Uma revista de notícias centrada em notícias políticas, culturais e econômicas da região francesa de Provence-Alpes-Côte d'Azur

Referências

  1. «Doc Presse: Groupe TF1» (em French). L’École supérieure de journalisme de Lille. Arquivado do original em 15 de novembro de 2008 
  2. http://www.europe1.fr/medias-tele/tf1-devient-lunique-proprietaire-de-tmc-en-rachetant-les-20-de-la-principaute-de-monaco-2767462
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.