LATAM Cargo Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TAM Cargo)
Ir para: navegação, pesquisa
LATAM Cargo Brasil
IATA M3
ICAO LTG
Indicativo de chamada TAM CARGO
Fundada em 1997
Principais centros
de operações
Frota 6 aeronaves
Destinos 130 destinos
Companhia
administradora
LATAM Airlines Group
Sede São Paulo São Paulo,  Brasil
Pessoas importantes Rolim Amaro (fundador)
Cláudia Sender (CEO)
Sítio oficial www.latamcargo.com

A LATAM Cargo Brasil, anteriormente denominada TAM Cargo, é uma companhia aérea brasileira sediada em São Paulo, atualmente considerada a maior empresa do segmento do Brasil.[1] Faz parte da LATAM Airlines Group, uma holding chileno-brasileiro com atuação também na Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Desde o dia 5 de maio de 2016 a companhia adotou a marca LATAM Airlines como última fase da fusão da TAM com a chilena LAN.[2] Atualmente, juntamente com a LATAM Cargo Chile, é a maior empresa aérea de cargas da América Latina. A frota da LATAM Cargo Brasil é composta por seis aeronaves Boeing 767.[3]

TAM Express (Voo 3054)[editar | editar código-fonte]

Antiga sede da empresa em São Paulo antes do acidente do voo TAM 3054.

A sede da empresa foi destruída em 17 de julho de 2007 pela aeronave Airbus A320 da própria TAM, voo JJ 3054, que saiu da cidade de Porto Alegre, RS às 17h16 com destino a cidade de São Paulo, Aeroporto de Congonhas. Às 18h30 derrapou e saiu da pista, cruzando a Avenida Washington Luís e chocando-se contra o prédio da TAM Express (nome anterior) situado quase em frente ao aeroporto.

Implosão[editar | editar código-fonte]

Segundo a Defesa Civil o prédio seria implodido às 15:30 da tarde de domingo, a empresa aérea TAM desmentiu só que as 23:30 confirmou a implosão e disse que doaria o terreno para a prefeitura para a construção de uma praça e um memorial em homenagem as vítimas. A Defesa Civil a partir das 14:00 de domingo iria começar a entregar panfletos de medidas de segurança como: desligar a energia elétrica, prendendo os animais, etc. E que os moradores ao redor fossem retirados das suas casas 30 minutos antes da implosão.

Por volta das 15h30min do dia 5 de agosto de 2007, o edifício da empresa foi implodido. A implosão foi transmitida ao vivo em rede internacional pela Rede Globo de Televisão. Em seu lugar foi inaugurada uma praça e também um memorial dedicado às vítimas do Voo TAM 3054. Muitas pessoas morreram e muitas ficaram feridas.

Frota[editar | editar código-fonte]

Frota de aeronaves da LATAM Cargo Brasil [4]
Aeronave Quantidade Notas
Boeing 767-346ERF 6 -

Referências

  1. «Latam amplia terminal de cargas no Galeão». O Globo. Consultado em 10 de setembro de 2016 
  2. «Concluído: Tam e Lan se transformam oficialmente em Latam». InforMoney. Consultado em 6 de maio de 2016 
  3. «Frota». LATAM Cargo. Consultado em 10 de setembro de 2016 
  4. TAM Cargo recebe seu primeiro avião - AeroEntusiasta

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]