LATAM Airlines Paraguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pela companhia brasileira homônima, veja LATAM Airlines Brasil.
LATAM Airlines
LATAM Airlines Paraguai
IATA PZ
ICAO LAP
Indicativo de chamada PARAGUAYA
Fundada em 1 de setembro de 1996
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Assunção - Silvio Pettirossi
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional de Ciudad del Este - Guaraní
Programa de milhagem LATAM Pass
Aliança comercial Star Alliance (2010–2014)
Oneworld (2014–2020)
Frota 3
Destinos 6
Sede São Paulo, Brasil
Sítio oficial www.latam.com
Antiga logomarca da companhia.
Airbus A320 da LATAM Paraguai com a antiga pintura da TAM Airlines

A LATAM Airlines Paraguai, anteriormente Líneas Aéreas Paraguayas - LAP, LAPSA, TAM Mercosur e TAM Airlines, é uma companhia aérea paraguaia pertencente a LATAM Airlines Group. A companhia sediada em Assunção.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A companhia aérea foi fundada em 1962 e iniciou suas operações em 1963 como Líneas Aéreas Paraguayas (LAP). Após um breve período como uma subsidiária da companhia aérea equatoriana SAETA, seu nome foi modificado para LAPSA e em 1996, a maioria das participações da LAP foram vendidos para a brasileira TAM Linhas Aéreas.

Em 1994, a TAM Linhas Aéreas estabeleceu uma pequena companhia aérea subsidiária no Paraguai, denominada Aerolíneas Paraguayas (ARPA), com uma frota que consistia principalmente de aeronaves Cessna 208, anteriormente operado pela TAM. Em 1 de setembro de 1996, a ARPA compra 80% das ações da ex-estatal LAP e ambas as companhias se fundiram sob o nome Transportes Aéreos del Mercosur (TAM). Hoje a LATAM possui 94,98% e o governo paraguaio 5,02% das ações.

Em 2008, na sequência de uma estratégia de marca, o nome TAM Mercosur foi abandonada e a companhia adotou um nome idêntico ao seu proprietário brasileiro, tornando-se TAM Airlines. E em 2016 após a fusão entre a chilena LAN Airlines e a brasileira TAM Linhas Aéreas, passou a se chamar LATAM Airlines Paraguai.

Frota[editar | editar código-fonte]

Frota da LATAM Paraguai
Aeronave Total Passageiros Notas
B E Total
Airbus A320 3 12 144 156

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Directory: World airlines." Flight International. 30 March – 5 April 2004. 79. "Oliva 761 casi Ayolas / Meal. Lopez esq. Mayor Infante Rivarola, Asuncion, Paraguay"