Saltar para o conteúdo

Taguatinga (Tocantins): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 55: Linha 55:
A partir do século XVIII, a região sudeste do atual estado de Tocantins foi colonizada por [[bandeirante]]s, aventureiros e missionários religiosos, que ali fundaram diversas cidades, detentoras, atualmente, de importante património histórico. A catequese de índios e a utilização da mão de obra escrava caracterizaram a colonização.
A partir do século XVIII, a região sudeste do atual estado de Tocantins foi colonizada por [[bandeirante]]s, aventureiros e missionários religiosos, que ali fundaram diversas cidades, detentoras, atualmente, de importante património histórico. A catequese de índios e a utilização da mão de obra escrava caracterizaram a colonização.


A cidade de Taguatinga, especificamente, teve a sua origem na Fazenda Timorante, no [[século XVIII]]. Em 1855, o povoado foi elevado à condição de vila, graças a Benícia F. Borges que, com mão de ferro, criou seus filhos a base da taca, principalmente o preferido Antonio Rocha, o ti tô. pois a populção estava crescendo e sem um estrutura digna de um municipio. A comarca de Taguatinga só foi criada em 1918, com sede na Vila de Santa Maria de Taguatinga. Enfim, em 1948, foi criado o município de Taguatinga. O nome é derivado da palavra ''tabatinga'', um barro branco que os antigos moradores usavam para caiar as paredes das casas, muito comum na região. A "terra das palmeiras", como é conhecida Taguatinga, ainda conserva seus casarões do [[século XIX]], como a antiga sede do banco do brasil, um casarão datado de 1893.
A cidade de Taguatinga, especificamente, teve a sua origem na Fazenda Timorante, no [[século XVIII]]. Em 1855, o povoado foi elevado à condição de vila, graças a Odete e Albino que, com mão de ferro, criou Juninho até ele tomar uma chifrada da Vaca Rabo Branco. A comarca de Taguatinga só foi criada em 1918, com sede na Vila de Santa Maria de Taguatinga. Enfim, em 1948, foi criado o município de Taguatinga. O nome é derivado da palavra ''tabatinga'', um barro branco que os antigos moradores usavam para caiar as paredes das casas, muito comum na região. A "terra das palmeiras", como é conhecida Taguatinga, ainda conserva seus casarões do [[século XIX]], como a antiga sede do banco do brasil, um casarão datado de 1893.


==Geografia==
==Geografia==

Revisão das 12h21min de 16 de junho de 2012

Taguatinga
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico taguatinguense
Localização
Localização de Taguatinga no Tocantins
Localização de Taguatinga no Tocantins
Localização de Taguatinga no Tocantins
Taguatinga está localizado em: Brasil
Taguatinga
Localização de Taguatinga no Brasil
Mapa
Mapa de Taguatinga
Coordenadas 12° 24' 14" S 46° 26' 09" O
País Brasil
Unidade federativa Tocantins
Municípios limítrofes Arraias, Aurora do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus e Luíz Eduardo Magalhães (BA)
Distância até a capital 465 km
História
Fundação 10 de junho de 1948
Administração
Prefeito(a) Zeila Aires Antunes Ribeiro (DEM)
Características geográficas
Área total [1] 2 437,386 km²
População total (IBGE/2010[2]) 15 053 hab.
Densidade 6,2 hab./km²
Clima tropical (marcado pela altitude)
Altitude 634 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,667 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 101 572,831 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 6 991,52

Taguatinga é um município brasileiro do estado do Tocantins.

História

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, etc.[5]

A partir do século XVIII, a região sudeste do atual estado de Tocantins foi colonizada por bandeirantes, aventureiros e missionários religiosos, que ali fundaram diversas cidades, detentoras, atualmente, de importante património histórico. A catequese de índios e a utilização da mão de obra escrava caracterizaram a colonização.

A cidade de Taguatinga, especificamente, teve a sua origem na Fazenda Timorante, no século XVIII. Em 1855, o povoado foi elevado à condição de vila, graças a Odete e Albino que, com mão de ferro, criou Juninho até ele tomar uma chifrada da Vaca Rabo Branco. A comarca de Taguatinga só foi criada em 1918, com sede na Vila de Santa Maria de Taguatinga. Enfim, em 1948, foi criado o município de Taguatinga. O nome é derivado da palavra tabatinga, um barro branco que os antigos moradores usavam para caiar as paredes das casas, muito comum na região. A "terra das palmeiras", como é conhecida Taguatinga, ainda conserva seus casarões do século XIX, como a antiga sede do banco do brasil, um casarão datado de 1893.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 12º24'14" sul e a uma longitude 46º26'10" oeste, estando a uma altitude de 634 metros, por causa deste fato, a cidade possui um clima mais ameno, relativamente frio para os parâmetros do Tocantins. Sua população é de 15 053 habitantes e possui uma área de 2 437,386 quilômetros quadrados.

Turismo

As belezas naturais são também marcas de Taguatinga. O município localiza-se em uma região montanhosa, de serras e morros com inúmeros rios de águas cristalinas, com quedas d'água de rara beleza, portal de entrada para o Tocantins dos estados de Goiás e Bahia. Todos os anos, a cidade recebe turistas atraídos pelas belezas naturais do município, como a Cachoeira do Registro, as grutas e as serras.

O caminho que segue para a Cachoeira do Registro exibe um cerrado exuberante, cercado por serras imponentes. Chegando à cachoeira, o turista se depara com uma área preservada. No descer das águas da cachoeira, outro espetáculo é o voar em círculos das andorinhas, que fazem uma espécie de balé. O lugar também é a morada das araras azuis. Na tranquilidade do cenário, é possível ver várias delas voando ou cantando nos galhos das árvores retorcidas do cerrado.

Na divisa com a cidade de Aurora do Tocantins, a atração é o Rio Azuis. Dois olhos d´água que brotam num barranco e formam um lago com águas azuis-esverdeadas e que forma o menor rio do Brasil. Com apenas 147 metros, o rio Azuis deságua no Rio Sobrado.

Outra marca do município de Taguatinga, é a religiosidade do seu povo. Todos os anos, a cidade se prepara para os festejos de Nossa Senhora D'Abadia. São dez dias de extensa programação religiosa e cultural. Os preparativos são intensos e envolvem cerca de 150 pessoas e gastos que giram em torno de 150 000 reais. As Cavalhadas são o centro dos festejos.

Única cidade do Tocantins que preserva a tradição trazida por portugueses e espanhóis, Taguatinga encena a batalha das cavalhadas desde o início do século passado, apesar de algumas vezes interrompida, a tradição é responsável por atrair de milhares de turistas, vindos de várias cidades da região e também de Palmas, a capital do estado; cidades de Goiás, Bahia, Mato Grosso e também da capital federal.

Ver também

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. CHAIM, M. M. Aldeamentos Indígenas (Goiás 1749-1811). Segunda edição. São Paulo: Nobel, 1983. p. 48

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Taguatinga (Tocantins)